O SupraVit Nutri Diabetics é o mais novo lançamento da Hertz, em uma versão diet que vem para complementar o portfólio da companhia. O suplemento surge como opção para aqueles consumidores que têm uma dieta com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose.
A novidade também ganhou uma atualização em sua fórmula, que visa complementar as necessidades nutricionais diárias de forma prática e fácil. “Nosso principal objetivo é reafirmar o compromisso da marca em oferecer nutrição completa”, afirma a coordenadora de marketing e comunicação, Roberta Diehl.
O produto é rico em minerais e vitaminas do complexo B, oferecendo 90% dos nutrientes diários recomendados em apenas uma dose. Além disso, ele não contém glúten, lactose ou açúcar adicionado.
Versão diet do SupraVit Nutri chega com 400g
O SupraVit Nutri Diabetics está disponível em embalagens de 400g, o que possibilita um rendimento de oito porções. O sabor é baunilha e o suplemento pode ser preparado em água fria ou quente.
O presidente da Abradilan, Juliano Vinhal, enfatizou importância da construção de parcerias sólidas e da inovação na abertura do evento Fotos: Divulgação e Panorama Farmacêutico
O primeiro dia de trabalhos da Abradilan Conexão Farma refletiu com exatidão o atual foco de preocupações das distribuidoras regionais. A busca por expansão territorial e de portfólio vem dando lugar a uma estratégia direcionada à gestão tecnológica e à modernização dos processos, para atender às farmácias associativistas e independentes com cada vez menos fricções e ruptura.
A estimativa de atrair 27 mil visitantes entre 18 e 20 de março tende a se concretizar a julgar pelo público presente nesta terça-feira. O auditório do Expo Center Norte (São Paulo-SP) lotou por conta do Encontro de Líderes, sessão restrita a convidados que representou uma espécie de pré-abertura do evento. E os olhares da audiência estavam bem atentos às explanações de Álvaro Frasson, estrategista-macro do banco BTG Pactual, a respeito dos rumos da economia brasileira.
A segunda palestra consistiu em um bate-bola sobre as implicações da reforma tributária, com a participação de Vinicius Andrade, vice-presidente da Abradilan e CEO do Grupo Orgafarma, e do advogado Lucas Ribeiro. As duas apresentações atestaram a crescente necessidade de o setor adotar uma administração cada vez mais centrada no aumento da rentabilidade por meio de metodologias ágeis e racionalização de custos.
Os números relativos à atuação das 158 empresas associadas, controladas por 75 grupos econômicos, atestam como está consolidada a capilaridade das distribuidoras regionais. Com uso de uma frota superior a 4,5 mil veículos, o setor assegura 50 mil entregas diárias a 85% das lojas do varejo farmacêutico, cobrindo 95% do território nacional. “Nosso protagonismo está claro. Mas agora, a chave para o futuro passa essencialmente pela construção de parcerias sólidas e pelo fortalecimento da relação colaborativa entre os elos da cadeia”, argumenta Juliano Vinhal, presidente da entidade.
Conexão Farma valoriza prestação de serviços em área de exposição
As palavras de Vinhal na abertura do Conexão Farma ressoaram sobre a área de exposição, uma autêntica vitrine de inovações. Em meio ao volume recorde de 190 estandes, ficou clara a divisão de atenções entre a indústria farmacêutica e os provedores de serviços.
Muito além de novos produtos e descontos na negociação com fornecedores, o que se via era a disposição dos participantes em conhecer de perto novas soluções para aprimorar a gestão do dia a dia. Um dos exemplos é o da Farmacon, com ferramentas de inteligência tributária que propiciam reduzir em até 52% o pagamento de impostos. Já a Procfit expôs seu sistema de automação que viabiliza a gestão de vendas nos PDVs por meio de múltiplos dispositivos, além de realizar minipalestras de orientação para os convidados.
Em paralelo, as palestras mais concorridas não deram vazão a pesquisas e indicadores. O que se viu foi uma série de aconselhamentos. CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto enfatizou a liderança como o mais valioso patrimônio do momento, enquanto o vice-presidente da Rock Encantech, Marcelo Vienna, destacou o crescente poder da geolocalização para entender de fato o perfil dos consumidores.
Distribuidoras regionais lapidam processos e miram qualificação
O Panorama Farmacêutico ouviu algumas distribuidoras regionais, que foram unânimes ao indicar o olhar para dentro como rota obrigatória para a eficiência. Duas dessas companhias, inclusive, apostaram em parceria com a Fundação Dom Cabral para lapidar seus métodos de trabalho. “Nosso plano de ações para 2025 inclui pelo menos 30 projetos para melhoria da gestão, que se somarão a iniciativas colocadas em prática no ano passado, como a implementação de ferramentas de precificação automatizada e acompanhamento da força de vendas com uso de inteligência artificial”, comenta Lucas Freire e Freire, CEO do Grupo GMILL, que atende 7 mil farmácias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O crescimento real de 2,5% no faturamento em 2024 refletiu o compromisso com mais investimentos em processos. Com os alicerces da casa mais fortalecidos, a empresa já prevê ampliar de 8 mil para 10 mil o número de SKUs, priorizando o avanço na oferta de não medicamentos.
A Distrimed, por sua vez, constituiu neste mês um portal de vendas que permite ao varejo a efetivação de compras instantâneas. O acesso é compartilhado com a indústria, que pode lançar suas promoções e descontos em tempo real. A distribuidora, voltada exclusivamente para o mercado mineiro e com 9 mil farmácias na carteira, também injetou mais recursos na contratação de vendedores
“Com quase 290 profissionais no time comercial, conseguimos viabilizar a visitação de 2 mil CNPJs por dia. Além disso, mais de 1 mil varejistas já vêm utilizando nosso portal, o que nos garante uma excelente positivação”, observa o diretor Augusto Macedo.
A distribuidora também montou um modelo diferenciado de operação descentralizada. Em vez de concentrar operações em um único complexo, a Distrimed mantém quatro centros de distribuição – sendo dois na cidade de Pimenta e outros dois em Betim, na Região Metropolitana. A área total das quatro unidades soma 20 mil m². “O mais novo CD de Betim, inclusive, é destinado exclusivamente a não medicamentos. Dessa maneira, conseguimos que as entregas sejam mais ágeis e customizadas”, acredita.
Já o Grupo Nordeste, presente em 6,1 mil PDVs nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, refez seu planejamento estratégico no ano passado e decidiu que era preciso encorpar a força de vendas. Esse departamento integra 170 profissionais. “Ao mesmo tempo, estamos trabalhando em uma estratégia para reduzir o número de fornecedores de forma a personalizar o atendimento. Assim fazemos com que nossos vendedores assumam uma postura consultiva, o que é fundamental nesse cenário de mais competição e menos margens”, argumenta Antenor Jr., sócio-diretor da distribuidora.
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Alessandra Lima fala sobre a importância de um layout conectado
Aramis Domont (The Galileo Health), Armando Ahmed (Drogaria Venancio) e Luiz Violland (Violland Partners) prestigiam o evento
Capacitação para o varejo nas Arenas
Conexão Farma projeta receber mais de 27 mil participantes
Corredores lotados marcam o primeiro dia do evento
CRF-SP muito bem representado, com Priscila Dejuste e Marcelo Polacow
Dentalclean aposta em podutos kids
Diego Leite, da Rosa Selvagem, apresenta a linha corporal anti-manchas
Dobro- Ana Santana, Matheus Loverbeck e Julia Urban, foco em distribuição de nitrato
Edenir Zandoná, Rafael Espinhel e André Bedran, representando a ABCFARMA
Eduardo Rocha, CIO e Renata Correa, MKT, lançamento de novo produto, vildagliptina
Encontro de Líderes abriu a programação com projeções sobre macroeconomia e reforma tributária
Equipe Cepalab - Fernanda Rezende, Jorge Rezende, Paulo Sampaio e Glauco Araujo
Fábio Alguim, da IQVIA, apresenta dados sobre a nova personalização da loja
Farmacon - Marcos Cordeiro, planejamento e reforma tributária
Geolab foi a campeã do Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano
Gustavo Menezes apresenta a sala de treinamento para farmacêuticos da Vitamedic
Heloísa Abreu e Jauri Siqueira, da Interplayers, apresentam a Clinicarx para aprimorar gestão de serviços de saúde
Infox - Luis Augusto Barbieri e Luciano Pais, apresentando nova marca de serviços financeiros
Leandro Borges, Lorena Fagundes, Mara Pereira e Ana Spindola - serviço de call center
Leonardo dos Santos e Fernando Foster, da Rock Encantech, fechando bons negócios na feira
Marcela Lacerda, da Proffer, apresenta o módulo de promoções para o mercado
Mini palestras fazem sucesso no estande da Procfit
Muito networking e negócios pelos corredores
Nestlé leva novidades para o portfólio de Mucilon
Nicolas Kezh, da Sanofi, fechando bons negócios na feira
Nupill - Raul Quadros e Nivaldo Dias apresentam seu portfólio na feira
Rachel Chamusca, gerente de marketing da Pharlab, comemora collab entre Agil-C e o personagem Chico Bento
Redes associadas à Fecofar em peso no Conexão Farma
Rodrigo Bicalho (Rede Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva, representando a Abrafad
Sergio Mena Barreto, da Abrafarma, fala sobre liderança e exponencialidade no mercado farma
Sucesso no estande da Abradilan
Tais Pereira e Camilla Castro, da Abrafarma, prestigiam a feira
Zenvia leva IA para apresentar experiência com consumidor - Fernanda de Holanda, Mariana Pagliarin, Wellington Santos, Lucas Ribeiro
Juliano Vinhal discursa na cerimônia de abertura da feira (foto Ale Fotógrafo)
Gustavo Alves, diretor de marketing da Vitamedic, abre palestra do Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma (foto Ale Fotógrafo)
Álvaro Frasson, do BTG Pactual, faz análise sobre os rumos da economia do país no Encontro de Líderes
Antenor Jr., da Nordeste Distribuidora, aposta em ampliação de força de vendas
Bate-bola sobre reforma tributária com Vinicius Andrade (Abradilan) e o advogado especializado Lucas Ribeiro
Lucas Freire e Freire, do Grupo GMILL. distribuidora atenta às lições sobre tendências de gestão no canal farma
Messias Macedo ao lado dos filhos e diretores Augusto e João Paulo. família que lidera a Distrimed unida em busca de novas oportunidades
Taís Pereira e Camilla Castro, da Abrafarma. dupla atenta a conexões com a indústria
Ariane Aoki, Edilson Bianqui e Juliana Mendes, da Prati-Donaduzzi novas fórmulas chegando no mercado
Arthur Hertz e Roberta Diehl, da Hertz sempre presente e inovando
Arthur Rodrigues, Eduardo Martins e Rachel Chamusca, da Pharlab com Anderson Galvão, da MSP novo MIP nas gôndolas
De Fortaleza para o Conexão Farma, o staff da Med Mais Saude Israel e Andrezza Cintra com Patrícia Austregesilo e Reges Klinton
ECO Diagnóstica presente com os diretores Sora Choi e Vinicius Pereira
Hamilton Itaborahy, Daniel Vaie e Antonio Souza, da Zydus, uma farmaceutica indiana com espírito verde amarelo
Em busca de novos negócios, Fábio e Bruno Coutinho, da Visão Grupo
Os diretores Marcelo Guidugli e Thayane Abreu, da Procfit recepcioando usuários do Cosmos
O presidente da Abradilan, Juliano Vinhal (centro) prestigia representantes da CCM, Geolab e Hypera, que dividiram as cinco premiações // Fotos: Divulgação
O Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano chegou à sua terceira edição consolidado como a mais importante fonte de reconhecimento da cooperação entre distribuidoras regionais e as indústrias farmacêuticas e de bens de consumo. O anúncio dos vencedores ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 18, e integrou o Encontro de Líderes que abriu a programação do Abradilan Conexão Farma 2025.
A exemplo dos anos anteriores, a premiação abrangeu cinco categorias, sendo quatro dedicadas aos melhores fabricantes de produtos de consumo, medicamentos de marca, similares e genéricos. O quinto troféu foi entregue ao melhor fornecedor de 2024.
Sob a chancela da FIA-USP, a premiação leva em consideração seis critérios – crescimento de vendas, tempo de entrega, nível de serviço, atendimento da força de vendas, investimentos e rentabilidade.
A votação é aberta às 158 distribuidoras associadas da Abradilan, que indicam as três melhores indústrias em cada quesito e atribuem notas de 1 a 5 para cada uma delas. As mais bem ranqueadas por categoria conquistam o prêmio e a que somou a maior pontuação geral leva o prêmio principal.
Prêmio Abradilan destina troféus a 3 farmacêuticas
Três indústrias farmacêuticas dividiram os troféus do Prêmio Abradilan de 2025. A maior ganhadora foi a Geolab, eleita nas categorias de medicamentos e similares. Além disso, conquistou a condição de maior fornecedora do ano. Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing, representou o laboratório na cerimônia.
Time da Geolab celebrou em peso a tríplice conquista e o título de melhor do ano
“Só temos que enaltecer as distribuidoras regionais por essa conquista. São elas que diariamente contribuem para dinamizar nossos negócios e disseminar nosso portfólio em farmácias e consumidores de todo território nacional”, enfatizou.
A CCM foi a escolhida entre as fabricantes de produtos de consumo, enquanto a Hypera venceu na categoria de medicamentos de marca.
Confira os finalistas por categoria, com os vencedores em negrito
Evento será realizado de 18 a 20 de março, com conteúdo inédito/ Foto: Divulgação
Começa nesta terça-feira, dia 18 de março, a 19ª edição do Abradilan Conexão Farma. O evento, que já tem espaço estratégico no calendário setorial por ser realizado às vésperas do reajuste de medicamentos, prevê três dias de intensa programação e números recordes. Cerca de 27 mil visitantes são esperados nos corredores do Expo Center Norte (São Paulo-SP) entre esta terça e quinta-feira, dia 20, de olho na agenda de 45 horas de conteúdo e nas atrações de mais de 190 expositores.
Participam da feira as maiores indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços, software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, mobiliário, aparelhos e Higiene e Beleza (H&B). “O Conexão Farma 2025 não apenas quer identificar tendências, mas também oferece soluções práticas para elevar os padrões do setor”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.
Confira os destaques do Conexão Farma
Arenas de conteúdo – A feira também se consolida como um espaço essencial para capacitação e atualização profissional. A grade prevê 45 horas de palestras, com uma programação robusta:
Varejo em Foco, trazendo estratégias para aprimorar a gestão e operação das farmácias
Farma Trends, explorando inovações e tendências do setor
Conecta Farma, dedicada às oportunidades de networking e parcerias estratégicas
Gestão 360º, com insights sobre eficiência e crescimento sustentável dos negócios
Plenária Conexão Aberta – Palestrantes renomados compartilharão conhecimentos valiosos para o mercado. Entre os destaques estão o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, que abordará os desafios da liderança; o fundador do 4 Educação, Alfredo Soares, sinalizando estratégias para impulsionar as vendas; e o renomado neurocientista, Rafael Nunes, com ensinamentos sobre neuroliderança e tomada de decisões estratégicas
Farmácia do Futuro – Um espaço interativo que apresentará novas tecnologias, inovações no atendimento ao cliente e soluções que transformarão a experiência do varejo farmacêuticoRua do Associativismo – Ambiente exclusivo para promover o fortalecimento do varejo por meio das principais redes associativistas do Brasil. Essa iniciativa reforça o papel do evento em estimular o crescimento do setor, incentivando a troca de conhecimentos, parcerias e desenvolvimento de soluções estratégicas para os negócios
Expositores e lançamentos – Grandes marcas do setor apresentando novidades e lançamentos em medicamentos, suplementos, dermocosméticos e soluções tecnológicas para o varejo farmacêutico. As empresas prepararam ativações exclusivas e experiências interativas para os visitantes, destacando produtos inovadores e serviços diferenciados para o mercado
Encontro de Líderes –Evento fechado para associados, o Encontro de Líderes será realizado nos dias 18 e 19 de março, no qual serão debatidos temas como a reforma tributária. Outro ponto alto será o painel sobre a missão das farmácias em uma nova era do cuidado à saúde. Também haverá a entrega do Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano, que reconhece as indústrias com melhor desempenho e percepção de valor junto às distribuidoras regionais de medicamentos
Show de encerramento – Para fechar o evento com chave de ouro, no dia 20 de março, às 20h30, a dupla Guilherme & Santiago subirá ao palco para um show gratuito. Neste dia, o credenciamento será encerrado às 16h.
SERVIÇO
Abradilan Conexão Farma 2025 Data: 18 a 20 de março de 2025 Inscrições: aqui Horário: 14 às 21h Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Principal meta é cobertura de cidades ainda não contempladas por outras redes – Foto: Divulgação
O plano de expansão da Pague Menos para o ano de 2025 espera garantir a abertura de ao menos 50 novas unidades da varejista, em diferentes regiões do país. As informações são da Exame.
A ideia é focar em cidades que ainda não são atendidas por outras grandes redes, mas apresentam uma crescente demanda por serviços de saúde, e investir em soluções tecnológicas de inteligência artificial, machine learning e gestão de estoque.
“O futuro da farmácia está na combinação do atendimento presencial com o digital. Não vemos isso como uma dicotomia, mas como uma unicanalidade. Nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes uma experiência integrada e fluida, seja na loja ou no e-commerce”, explica Jonas Marques, CEO da companhia desde janeiro de 2024.
Bom momento possibilita plano de expansão da Pague Menos
A rede acumula bons resultados desde que o executivo, que também é psicólogo, assumiu o cargo e apostou na criação de um ambiente que prioriza uma cultura de engajamento entre os funcionários.
“A mudança começa com as pessoas. No varejo, não se trata apenas de vender um produto, mas de motivar os colaboradores a atuarem como donos do negócio”, afirma.
A rede registrou um crescimento de 17,5% em sua receita bruta no quarto trimestre do ano passado, além de um acréscimo de 972,3% em seu lucro líquido durante todo 2023, como noticiado pelo Panorama Farmacêutico.
Autarquia busca uso mais responsável desses fármacos – Foto: Canva
A diretoria da Anvisa se reunirá na tarde desta segunda-feira, dia 17, para avaliar uma proposta que pode alterar as regras que regulam a venda de Ozempic, Wegovy, Saxenda e outros medicamentos de tarja vermelha. As informações são do O Globo.
A atual legislação prevê apenas que os farmacêuticos solicitem a apresentação de uma receita, protocolo frequentemente ignorado por profissionais em todo o país. Para se adequarem à nova norma será necessário que as farmácias retenham todas as receitas utilizadas em vendas no estabelecimento.
Objetivo é controlar melhor a venda de Ozempic, Wegov e Saxenda
A principal meta da medida proposta, que já recebeu um voto favorável e aguarda a decisão de outros três diretores, é reforçar o controle sobre a venda dessa categoria de medicamentos, utilizada principalmente no tratamento do diabetes e da obesidade.
Os usuários desses medicamentos devem ficar atentos às deliberações da Anvisa, pois a implementação da nova regra pode impactar diretamente a forma como realizam suas compras nas farmácias.
Farmacêuticas vão comercializar o medicamento juntas na Europa e nos EUA – Foto: Divulgação
As farmacêuticas Roche e Zealand Pharma se uniram em uma tentativa de aumentar a disputa pelo mercado de medicamentos de emagrecimento. As duas companhias investiram R$ 32,74 bilhões no desenvolvimento do pretrelintide, fármaco mais promissor da farmacêutica dinamarquesa.
O movimento foi bem visto pelo mercado e, no dia seguinte ao anúncio, as ações de ambas as partes decolaram. Os papéis da Zealand subiram 48% na bolsa de Copenhague, movimentação que representa a maior alta da história da empresa, enquanto as ações da Roche tiveram o maior incremento intermediário desde julho do ano passado.
“Os termos são o melhor cenário possível para a Zealand, depois que muitos investidores estavam céticos quanto à possibilidade da companhia de biotecnologia conseguir garantir uma divisão de lucros”, explica Lucy Codrington, analista do banco de investimentos Jefferies.
“Trata-se de desenvolver uma marca líder para a década de 2030”, afirma Adam Steensberg, CEO da Zealand. “O negócio atende todas as metas que estabelecemos quando começamos a discutir o que queríamos ter em um parceiro”, adiciona.
Medicamento produzido por Roche e Zealand promete superar concorrentes
O fármaco se destaca por agir de uma forma diferente dos líderes de mercado atualmente. Sua ação imita um hormônio intestinal chamado amilina e, de acordo com o CEO, superando a performance dos concorrentes por até 20%.
Ainda no aguardo das etapas finais de testagem, a futura comercialização do medicamento será feita em parceria pelas empresas na Europa e nos Estados Unidos, e de maneira exclusiva pela Roche no restante do mundo.
Estudo foi apresentado durante o Abradimex Specialty Day / Foto: Ana Claudia Nagao
O mercado de especialidades movimentou R$ 44 bilhões nos últimos 12 meses até agosto de 2024, tendo as distribuidoras como elos estratégicos da cadeia de medicamentos de alta complexidade. A análise integra um estudo inédito encomendado à Deloitte pela ABRADIMEX e que foi apresentado durante o Specialty Day 2025. O evento reuniu cerca de 70 players do setor e foi realizado na semana passada na Amcham, em São Paulo (SP), com a cobertura do Panorama Farmacêutico.
O chamado canal institucional vem conquistando relevância na cadeia farmacêutica, com avanço de 17,9% no volume de negócios em 2024 na comparação com o ano anterior. O segmento, que engloba desde biológicos, biossimilares, imunoterápicos, de referência, similares e também genéricos, tem as operadoras de planos de saúde e governos como principais fontes pagadoras.
Fonte: IQVIA – Avaliação do Mercado Institucional & Oportunidades para a ABRADIMEX – 2024.
Mercado de especialidades ganha relevância nas principais classes terapêuticas
Atualmente, a ABRADIMEX reúne 15 distribuidoras, focadas no mercado de especialidades e com capilaridade logística para atender 15 mil instituições de saúde. São 243 SKUs que equivalem a aproximadamente 10 milhões de entregas mensais. Essas empresas abastecem 80% dos hospitais privados e 61% das clínicas no Brasil, com market share de 75%. “Esses números ratificam o papel fundamental desses agentes para viabilizar o acesso da população a tratamentos de doenças raras e de alta complexidade”, enfatiza Paulo Maia, presidente executivo da entidade.
A venda via distribuidor é predominante ou ganha participação de mercado nas principais classes terapêuticas do mercado institucional. “A oncologia lidera o faturamento do mercado (35,67%) e as distribuidoras são fornecedoras da maior parte dos medicamentos (82%)”, destaca Maia. O mesmo acontece com anti-infecciosos/fúngicos e hormônios (74%). As distribuidoras também tiveram ganho de 4,2 pontos percentuais na participação sobre a venda de produtos para terapias de imunologia.
Desafios logísticos
O estudo também avaliou os desafios crescentes de um setor que utiliza tecnologia intensiva e, ao mesmo tempo, é sensível e altamente regulamentado.
O setor atua em um país tropical, diverso, de dimensões continentais e com gargalos de infraestrutura. Essa realidade traz desafios extras como a garantia de integridade das cargas que dependem de um rígido controle de temperatura. “A não observância a esse detalhe pode inutilizar o medicamento e gerar custos milionários às fontes pagadoras”, alerta Maia.
Medicamentos termolábeis direcionados para o tratamento oncológico ocupam 34% dos medicamentos que necessitam de transporte qualificado
Desses medicamentos biológicos, 98% requerem, por exigência, um transporte qualificado termicamente
Em contrapartida, para os medicamentos de referência, similares e genéricos, em média, 71% precisam de refrigeração e 29% de precaução
As principais terapias que exigem embalagens qualificadas são oncologia (34%), endocrinologia (19%) e reumatologia (9%)
Dos medicamentos termolábeis que necessitam de embalagem qualificada, 59% são biológicos; 25% são de referência; 11% similares e 4% genéricos
Transporte de carga e segurança
Os produtos farmacêuticos, apesar de representarem apenas 2% dos itens roubados no Brasil, apresentam um alto valor agregado, dificuldade de rastreamento e facilidade para revenda.
“Desde o momento em que o medicamento é recebido na sede ou nos centros de distribuição, são necessárias medidas rigorosas para mitigação de roubo dessa carga. E no momento em que a mesma se desloca ao destino final, seja um hospital ou clínica especializada, o cuidado segue junto, com adoção de medidas como contratação de unidades de transporte blindadas e/ou contratação de escolta armada”, observa Maia.
Segundo a pesquisa, 52% dos 42 especialistas em gerenciamento de risco no transporte de carga acreditam que ocorrerá um aumento nos furtos para cargas farmacêuticas em 2025
O roubo de medicamentos geralmente é fruto de encomenda, não de oportunidade, e está direcionado a produtos específicos de alto custo
As regiões Sudeste e Sul lideram os casos de roubo de carga no Brasil, sendo que 85% dos roubos totais ocorrem apenas na região Sudeste.
A ocorrência de roubos de carga ocorre majoritariamente durante o transporte em vias urbanas e rodovias, porém as invasões a depósitos e/ou Centros de Distribuição vêm apresentando tendência de aumento
A segurança no transporte vem se tornando um dos maiores custos operacionais para as distribuidoras. Como resultado ocorre:
Um custo do frete aumentado de 5% a 10% em zonas de risco de transporte
Encarecimento do seguro, com casos de duplicação do custo
Alto investimento na adoção de carros blindados, escolta e tecnologia de segurança, como blindagem elétrica do baú e câmera
Aumento nos custos operacionais
Um dos pontos mais sensíveis diz respeito à gestão de acordos comerciais, cada vez mais lastreados por pressões de margens, pelos elevados riscos decorrentes das taxas de inadimplência e pelo aumento de 20%, nos últimos dois anos, na diferença entre os prazos de recebimento e pagamento. Outro impacto para a atividade está relacionado à ampla e necessária reforma fiscal no país, que interfere diretamente no ecossistema de saúde e na cadeia de distribuição.
17% das dívidas e inadimplência pertencem ao setor público, em contrapartida aos 83% associados ao setor privado
Hospitais privados e clínicas representam 72% dos atendimentos da ABRADIMEX. Os prazos médios de recebimento das distribuidoras são de 76 dias para hospitais e 79 dias para clínicas, variando entre 67-93 dias para hospitais privados e 74-89 dias para clínicas.
Importante ressaltar que o custo e a gestão de estoque se somam a esse cenário de desequilíbrio de prazos
O fluxo de caixa dos distribuidores está sob crescente pressão, com o prazo de recebimento se prolongando mais do que o prazo de pagamento
Entre 2020 e 2023, o prazo de recebimento das distribuidoras aumentou 21%, enquanto o prazo de pagamento cresceu apenas 11%
“O segmento de especialidades é um mercado complexo à medida em que os produtos ficam mais especializados. É fundamental que se assegure a sustentabilidade do setor para que as distribuidoras consigam melhorar suas margens, a fim de evitar a adoção de planos de contingência por falta de oxigenação de caixa”, ressalta Fatima Pinho, sócia de Life Science & Health Care da Deloitte.
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Evento contou com a participação de 70 executivos do mercado farmacêutico
Fernando Torelly, Sergio Leite, Vilson Schvartzman, Sergio Chibante e Marcos Marques
Marco Oliveira (Merco), Cesar Bentim (ABRADIMEX) e Alexandre Maeoka (Nissei) Verejo e distribuição presentes no evento
Oscar Yazbek Filho (Abafarma) e Armando Ahmed Venancio) prestigiam o evento
Paulo Maia recepciona os palestrantes do ABRADIMEX Specialty Day
GIC entrará como sócio minoritário na farmacêutica / Foto: Divulgação
Em entrevista ao Pipeline do Valor Econômico, João Adibe Marques, CEO da Cimed, anunciou que a farmacêutica vendeu parte do negócio ao fundo soberano de Singapura, o GIC. Apesar de não revelar os valores da transação, o executivo garante que foi a maior em private equity no setor de saúde brasileiro nos últimos dez anos.
A família Marques continuará no controle da farmacêutica, enquanto o fundo assumirá com sócio minoritário, sendo apenas observador no conselho. A transação foi primária, o que significa que o dinheiro será utilizado para o crescimento do laboratório.
O J.P. Morgan atuou como assessor financeiro da transação e a assessoria jurídica ficou com o escritório Spinelli Advogados.
Venda da Cimed tem como objetivo antecipar metas de crescimento
Diferente de outras ações de M&A realizadas recentemente, a venda de parte da Cimed nada tem que ver com um eventual endividamento. A farmacêutica – que conta com uma alavancagem estável em 1x Ebitda – buscava investidores para acelerar seu crescimento.
“O GIC procurava uma empresa de crescimento no setor de saúde e a gente cresce o dobro do mercado há cinco anos”, comenta Marques. Uma dessas metas de crescimento do laboratório diz respeito a seu faturamento.
Com receita de R$ 3,6 bilhões em 2024, a companhia planeja chegar aos R$ 10 bilhões em quatro anos. Para tal, além de expandir sua capacidade fabril a empresa também está diversificando seu portfólio, com a entrada em novos segmentos, como o de higiene para bebês e de saúde bucal.
Fármacos são famosos, como Aspirina Prevent e Xarelto, mas perderam patentes / Foto: Divulgação
As farmacêuticas alemãs Bayer e Megalabs fecharam um acordo que fará com que nove medicamentos das áreas de contracepção e cardiologia mudem de mãos. As informações são do Estadão.
Segundo estimativas da IQVIA, os produtos envolvidos no negócio devem somar mais de R$ 500 milhões de vendas em 2025. A transação é reflexo de uma revisão estratégica realizada pela Bayer, que não conta mais com atividade de fabricação no país.
Sem produzir remédios no Brasil, a farmacêutica tem procurado parceiros para gerir e distribuir suas linhas de produtos. Além disso, a parceria também engloba medicamentos que já perderam patentes e demandam um relacionamento comercial reforçado com o varejo. São eles o Allurene, Angeliq, Aspirina Prevent, Diane 35, Mesigyna, Xarelto, Yasmin, Yaz e Yaz Flex.
“O acordo ilustra o momento da empresa no Brasil e mundo. Ao fazer isso poderemos concentrar esforços e foco em medicamentos de alto custo, que faz parte da nossa especialidade”, argumenta o presidente no Brasil e líder regional na América Latina, Adib Jacob.
Megalabs dobrará receita com novos medicamentos
A chegada das nove marcas vindas da Bayer significará um grande impulso para o negócio da Megalabs no Brasil. A expectativa é que a receita da farmacêutica dobre com as novidades.
O laboratório, que tinha uma receita na casa dos R$ 400 milhões, pode fechar o ano superando os R$ 900 milhões. Para tal, segundo o gerente geral no Brasil, Marcelo Forti San Andrea, a companhia reforçara seu time de marketing com a contratação de 100 novos profissionais.
As incorporações focaram no portfólio de Sistema Nervoso Central e trato gastrointestinal. Com a aquisição, a farmacêutica assumiu as marcas Alenthus XR, Dieloft, Eficentus, Moratus, Prazol, Pyloripac, Pyloripac e Retrat.