Autotestes e testes da Covid têm explosão em maio

testes da Covid

O mês de maio registrou uma explosão na procura por autotestes e testes da Covid nas farmácias brasileiras. Segundo a Abrafarma, a procura pelos exames realizados no ambiente farmacêutico aumentou 109% em relação a abril, totalizando 549.225 atendimentos. O número de casos mais do que quadruplicou, saltando de 31,9 mil para 136,1 mil. O percentual de positivados dobrou – de 12% para 24%.

O volume de diagnósticos da Covid-19 teve incremento de 326%. . A proximidade com a temporada de inverno, em conjunto com o relaxamento das medidas protetivas, pode agravar ainda mais esse quadro”, afirma o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Demanda por testes da Covid impacta também clínicas

O dr.consulta, rede de centros médicos, detectou um crescimento de 110% na realização de exames para confirmação de Covid em maio na comparação com o mês anterior. Os casos positivos pularam de 12% para mais de 31%. A demanda na Raia Drogasil avançou 200% no mês, enquanto o Grupo DPSP revelou um incremento de 3.000% na comercialização dos autotestes tanto na Drogaria São Paulo como na lojas da Drogarias Pacheco.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

CNC aponta que endividamento atingiu 77,4% das famílias em maio

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A proporção de famílias brasileiras endividadas caiu na passagem de abril para maio, mas a inadimplência aumentou, conforme os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, 7/06, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em maio, 77,4% das famílias relataram ter dívidas a vencer, queda de 0,3 ponto porcentual em relação a abril. Na comparação com maio de 2021, houve um salto de 9,8 pontos porcentuais. A inadimplência, medida pela proporção de famílias que relataram ter dívidas em atraso, ficou em 28,7% do total de entrevistados, alta de 0,1 ponto ante abril.

Já a proporção de entrevistados que informou que não terão condições de pagar as dívidas em atraso, um sinal de permanência na inadimplência, ficou em 10,8%, 0,1 ponto abaixo do registrado em abril.

“As famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês, pois já estão com o orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais. O comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4% em maio, a maior proporção desde agosto de 2021. Do total de endividados, 22,2% precisaram de mais de 50% da renda para pagar dívidas com bancos e financeiras, proporção mais elevada desde dezembro de 2017”, diz a nota divulgada pela CNC.

A análise desagregada por faixa de renda indica a abertura de postos de trabalho, ainda que com salário mais baixos, e políticas de transferência de renda, como a criação dom Auxílio Brasil de R$ 400 ao mês e a antecipação do 13º salários de aposentados e pensionistas, aliviaram o orçamento dos mais pobres. Tanto que a queda de 0,3 ponto porcentual na proporção de famílias endividadas foi puxada por aqueles com rendimento familiar abaixo de dez salários mínimos.

“A queda foi maior entre as famílias de menor renda, com até dez salários (-0,3 p.p). Para esse grupo, além disso, o volume dos que afirmaram não ter condições de pagar as contas já atrasadas manteve-se estável (13,1% do total).

Essa dinâmica é explicada pela melhora do mercado de trabalho e pelas transferências de renda, como o incremento no valor do Auxílio Brasil, saques extras do FGTS e antecipações do 13º salário”, diz a nota da CNC.

Fonte: Diário do Comércio

Vendas do varejo da cidade de SP crescem 26,8% em maio, diz ACSP

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Puxado pelas compras para o Dia das Mães e pelo maior número de dias úteis, as vendas do varejo paulistano avançaram 26,8% em maio, comparadas com as realizadas em abril.

Os dados são do Balanço de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com amostra da Boa Vista.

Na comparação com maio de 2019, período anterior ao da pandemia, as vendas caíram 9%. “Observamos avanços, mas ainda não conseguimos atingir o mesmo nível de movimento registrado anteriormente à pandemia”, destaca Marcel Solimeo, economista da ACSP.

O Balanço de Vendas revela também que a comparação entre os últimos doze meses está positiva em 28,9%. No acumulado do ano, as vendas mostram avanço de 43,4%. É importante lembrar, porém, que no primeiro semestre do ano passado as restrições ao comércio ainda vigoravam.

Fonte: Diário do Comércio

Namorados devem gastar até R$ 200 com presentes

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Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), encomendada à Pinion, aponta que as roupas, calçados e acessórios lideram a intenção de presentes no Dia dos Namorados 2022. Pouco mais de 35% dos entrevistados vão presentear na data, enquanto 49,3% disseram que não pretendem comprar. Outros 15% não souberam informar. Foram entrevistadas 1.712 pessoas em todas as regiões do país.

Entre os entrevistados que manifestaram intenção de compra, 38,5% responderam que vão gastar mais do que em 2021, enquanto 38,9% disseram o contrário. Quanto ao gasto médio, 77,2% deve gastar entre R$ 50 e R$ 200.

A pesquisa ACSP/Pinion revelou também que grande parte das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,3%) e em lojas físicas (63,1%), presencialmente. A forma de pagamento mais citada foi à vista (60,8%).

REVISADO intencao de copras do dos namorados

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, avalia que a intenção de compra de roupas e calçados aumentou levemente em relação à 2021, apesar de se manter abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (de 60% para 70%).

“Nessa pesquisa, aparecem itens que não eram mencionados no período anterior à covid-19, tais como cesta de café da manhã e delivery de refeições, refletindo os hábitos do consumidor adquiridos durante o isolamento social”, afirma.

Para estimular as vendas dos pequenos e médios lojistas paulistanos e deixar o comércio no clima da data, o Conselho do Varejo da ACSP lançou uma ação de marketing com materiais de divulgação e comunicação gratuitos para download. Para acessá-los, clique neste link.

PELO INTERIOR

As associações comerciais ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) também já têm avaliado o cenário para o Dia dos Namorados e preparado campanhas e ações especiais para impulsionar o comércio local com a data.

Como este ano o dia 12 de junho cairá num domingo, em Bastos, por exemplo, as lojas devem funcionar com horário estendido na sexta-feira (até 22h) e no sábado (até 17h).

A expectativa otimista de aumento nas vendas, estimada em 7%, será puxada pelo maior relaxamento  em relação à pandemia. “Será uma excelente oportunidade para o consumidor visitar as lojas”, destaca José Cláudio Caldeira, presidente da ACIB.

Em Campinas, a projeção é de alta de 7,89% nas vendas em geral, e de 10% apenas no e-commerce, que deve gerar um volume maior, segundo o Departamento de Economia da ACIC. A projeção é atingir um faturamento de R$ 112,8 milhões a serem injetados na economia da cidade.

O fim das restrições para abertura de bares, restaurantes, joalheiras e floriculturas também deve impulsionar o crescimento, segundo o economista e diretor da ACIC Laerte Martins.

“Isso deve atrair um bom número de namorados para comemorar o dia, já que também não é mais obrigatório o uso das máscaras de proteção em ambientes fechados”, explica. Só o valor médio do presente é que evoluiu 11,78% em relação a 2019, diz, demonstrando o efeito inflacionário sobre o preço dos produtos e afetando o poder de compra dos casais.

A Aicita, de Itatiba investiu na campanha “Eu compro com segurança aqui”, mas com foco no Dia dos Namorados, com peças digitais à disposição dos lojistas para estimular as vendas.

Com base em dados da Boa Vista, a expectativa da associação é que 42% dos consumidores presenteiem seu par, sendo que outros 41% pretendem gastar mais na hora da compra.

Uma pesquisa da ACIM, em Marília, aponta que 59% dos consumidores locais têm intenção de comprar presente dos Namorados, e 72% devem se preparar para comemorar a data.

“Nossa campanha específica para o Dia dos Namorados está pronta e pelo visto o fluxo de consumidores será intenso”, disse o presidente Adriano Luiz Martins, animado após verificar o bom movimento entre as lojas no mês de maio, com a celebração do Dia das Mães.

Uma curiosidade: como para muitos casais este será o primeiro 12 de junho fora de casa depois de dois anos de pandemia, apenas 31% pretendem fazer uma refeição especial em casa, inferior aos 39% de 2021, evidenciando a troca do lar pelo restaurante em 2022. Assim como o plano de pedir delivery, movimento que caiu de 20% para 16%, aponta Martins.

Jundiaí espera que as vendas do Dia dos Namorados aumentem até 8% ante 2021, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da ACE Jundiaí e a consultoria Noonly. Dos 441 consumidores entrevistados de 27/05 a 01/06, 34% pretendem comprar presentes.

A redução do isolamento e o retorno à vida social também mostram que o número de pessoas que não devem presentear por estarem fora de um relacionamento diminuiu de 59,4% para 43,8% – o que mostra que o Dia dos Namorados 2022 tende a ser bem melhor para o comércio do que foi no ano passado, diz o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.

Além de o crescimento de junho também estar atrelado às Festas Juninas, o lojista da cidade que criar promoções e ofertas especiais deve sair na frente, já que 65,33% dos consumidores vão comprar de quem oferecer promoções e descontos. “O comerciante que souber investir em uma estratégia interessante terá mais oportunidade de vendas”, afirma Monteiro.

As lojas de Pompeia estão mobilizadas para concentrar o atendimento no sábado que antecede a data. Rinaldo José Traskini, presidente da ACE Pompeia, acredita no bom movimento devido à expectativa positiva de retomada da economia, e projeta alta média de 5% nas vendas.

“O Natal não foi tão ruim e o Dia das Mães foi animador”, diz. “Creio que o Dia dos Namorados sinalizará algo positivo, nos fortalecendo para o Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday que, segundo as tendências, serão melhores de movimento”, afirma, citando o impacto positivo sobre o varejo do saque do FGTS e da antecipação do 13º salário de aposentados.

Depois de o Dia das Mães superar as expectativas do comércio em Santo André, a Acisa acredita que o Dia dos Namorados também deverá ter um bom desempenho e prevê um crescimento de 20% comparado a 2021. Para o presidente Pedro Cia Junior, a data deve aumentar o fluxo de clientes nos restaurantes da região, com maior procura de presentes de vestuário, calçados, perfumaria, bijuterias, joias de pequeno valor, flores e chocolates.

O comércio de São Bernardo do Campo também já se prepara para a data que fecha a agenda de eventos comemorativos do varejo no primeiro semestre. Mesmo sem fazer projeções, a ACISBEC afirma que a data vem reforçada pela venda de artigos típicos dessa época em função das tradicionais Festas Juninas, que voltaram a acontecer presencialmente.

A previsão de queda na temperatura também é um indicador de elevação nas vendas, já que vestuário e calçados ficam mais caros em comparação às outras estações do ano.

“As datas comemorativas estão sendo importantes neste momento de retomada. Agora, os clientes estão mais seguros em fazer compras presenciais, que são mais estimuladoras”, diz o presidente Valter Moura. “Mas, apesar de tudo, o consumidor ainda está reticente. Ele vai comprar, mas prefere ser comedido por causa da alta da inflação e aumento dos juros.”

Já em Sorocaba a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente as vendas em até 15%, segundo pesquisa da ACSO em parceria com a Athon – Ensino Superior. De acordo com o levantamento, 48% já se decidiram pela compra, e 22% ainda estão indecisos.

“Os números refletem o otimismo causado pela reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais, apesar do momento de incertezas na conjuntura político-econômica, mostrando recuperação dos prejuízos causados pela pandemia”, avalia o economista Roque Camargo.

Em Sorocaba, neste ano a data não será de ‘lembrancinhas’. A maioria deve presentear com mais de um item, sendo os principais: roupas, calçados e acessórios (51%), chocolates (21%), perfumes e cosméticos (18%). Já 36% dos casais devem almoçar/jantar em bares e restaurantes.

Em relação ao ticket médio, em Sorocaba a expectativa é de gastos de aproximadamente R$ 172, valor 38% maior que o de 2021, segundo pesquisa. “Este aumento no valor médio dos presentes indica uma tendência de otimismo, principalmente entre os mais jovens”, reforça o economista.

Fonte: Diário do Comércio

Sistema tributário: reformular tudo ou apenas simplificar?

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A quantidade de propostas relacionadas ao sistema tributário nacional traduz a necessidade de mudanças no modelo atual, considerado complexo, custoso e injusto. São vários os projetos em discussão no Congresso e nas rodas de conversas entre tributaristas, que propõem desde uma reformulação total do modelo atual e, no outro extremo, apenas uma simplificação.

A PEC 110 é uma das mais ousadas e profundas por prever a fusão de tributos federais, estaduais e municipais e a criação de um imposto sobre bens e serviços (IBS), com alíquota padrão. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, entretanto, não avança e já foi adiada por mais de uma vez.

“A premissa da PEC 110 não é simplificar, mas transferir a carga tributária para o setor de serviços”, criticou o mestre e doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário, Alberto Macedo, durante reunião do Caef (Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Na visão do especialista, a fusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o ISS (Imposto sobre Serviços), um dos pontos mais polêmicos da proposta, vai levar ao aumento da carga tributária e impactar as finanças dos municípios menores, que dependem das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por não conseguirem gerar receita própria.

SIMPLIFICAÇÃO

“O Brasil foi o segundo país a criar um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é o nosso ICMS. Esse imposto só precisa ser aperfeiçoado”, defendeu Macedo, um dos autores da proposta de reforma tributária conhecida como Simplifica Já (Emenda 223 à PEC 110).

Elaborada pela (Anafisco) Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal, a proposta prevê uma legislação nacional para o ICMS e ISS, sistema único de nota fiscal, tributação no destino e possibilidade de alíquota reduzida do imposto estadual para os produtos in natura.

O Simplifica já, segundo Alberto Macedo, contribui para a maior autonomia financeira dos municípios, que teriam um salto nas receitas provenientes do ISS, passando de R$ 73 bilhões em 2021, para R$ 206 bilhões em 15 anos.

O NOVO IVA

Defensora da PEC 110, Melina Rocha, diretora de cursos na York University, no Canadá, que também participou da reunião do Caeft, ressaltou que o ICMS usado no Brasil não pode ser considerado um IVA, pois não reúne as características essenciais de um imposto sobre valor agregado, como base ampla e sem restrição aos créditos.

Atualmente, 176 nações no mundo utilizam o IVA. Dos 31 países federativos, 20 optaram pelo IVA único, como Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Suíça e Venezuela, entre outros.

Canadá e Índia usam o IVA Dual, nos mesmos moldes do que propõe a PEC 110. O texto prevê um IVA federal (fusão do PIS e Cofins) e outro de competência estadual e municipal (fusão do ICMS e ISS).

“Apesar de ser um imposto cumulativo, o ICMS atualmente não permite de forma integral a obtenção de créditos, onerando a produção e levando à perda de competitividade”, criticou Melina.

As mesmas críticas foram feitas por ela em relação ao ISS, “um imposto cumulativo e concentrador de riquezas.”

Dados apresentados durante a reunião mostram que São Paulo e Rio de Janeiro concentram 31,8% da arrecadação do imposto municipal. De acordo com a especialista, com o IBS, 4,8 mil municípios terão ganhos na arrecadação e apenas 690 apresentarão perdas.

“Vale lembrar que a PEC 110 prevê um período de transição. Nos primeiros 20 anos, as receitas serão mantidas para Estados e municípios. Depois desse período, caso haja recuo na arrecadação, a proposta prevê mecanismos de compensação”, explicou.

REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

De acordo com Melina Rocha, a reforma vai aumentar a participação relativa dos Estados e Municípios mais pobres no bolo tributário, com a redistribuição de cerca de R$ 25 bilhões dos Estados mais ricos para os menos favorecidos. Na esfera municipal, a redistribuição deve ultrapassar R$ 37 bilhões.

A especialista também rebateu a tese de que a proposta vai aumentar a carga tributária do setor de serviços, que hoje responde por 73,3% do PIB. Desse valor, explicou, apenas 13,7% correspondem às transações no fim da cadeia, ou seja, as vendas ao consumidor final.

Pela proposta, haverá tratamento diferenciado para serviços de saúde, educação e transporte público.

Fonte: Diário do Comércio

Vacinas na Panvel terão descontos durante o Dia da Imunização

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vacinas

A partir da próxima quinta-feira (9/6), Dia da Imunização, a Panvel irá realizar uma ação especial para engajar o público sobre a importância do tema. Serão oferecidos descontos de até 30% na aplicação de algumas vacinas selecionadas de seu portfólio, serviço que pode ser conferido em 84 lojas que contam com as salas especiais do Panvel Clinic, distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A iniciativa vai até o dia 12/6, reforçando o empenho da rede em facilitar o acesso das pessoas à uma cultura de prevenção visando promoção de sua saúde e bem-estar.

Os descontos ocorrerão em vacinas como gripe tetravalente, meningite B, pneumonia, rotavírus e hexavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus B, hepatite B e poliomielite). As aplicações são realizadas por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos e que seguem todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Antes, cada cliente passa por uma avaliação prévia feita pelo próprio profissional, que também confere a receita médica para aquelas vacinas que requerem apresentação do documento.

Durante os quatro dias da ação, as vacinas com valores promocionais poderão ser compradas tanto nas lojas, quanto pelo App Panvel, site Panvel.com ou televendas Alô Panvel, bastando optar por uma das unidades que contam com o serviço. Para conferir a lista destas filiais, esclarecer dúvidas e agendar o serviço, basta acessar o link www.panvel.com/vacinas ou acionar o WhatsApp do Pavel Clinic (51 3218-9000).

Nos últimos anos, a Panvel vem reforçando sua referência na diversificação de serviços em saúde, especialmente na realização de vacinas por meio de estruturas e profissionais especializados, além de horários flexíveis e outras facilidades. Sua proposta é atuar como um agente facilitador, contribuindo para a conscientização, prevenção e o combate de doenças na sociedade. Graças a este empenho e experiência, durante a pandemia, a rede estabeleceu parcerias com prefeituras da Região Sul para campanhas municipais de imunização pública contra a gripe e, posteriormente, a covid.

Sobre o Panvel Clinic

Para quem busca manter a cobertura de imunização completa para diferentes doenças, o Panvel Clinic tornou-se referência ao oferecer diversos tipos de vacinas e para todas as idades. Nesses ambientes, é possível realizar as aplicações previstas pelo calendário do Ministério da Saúde e sociedades médicas (SBIM/SBP), bem como para destinos específicos de viagem.

O Panvel Clinic estende o papel da farmácia no cuidado com a população, contribuindo especialmente para monitoramento do seu tratamento e/ou para prevenção de doenças. Também são disponibilizados no portfólio exames rápidos, testes genéticos, check-ups, entre outros serviços farmacêuticos. Além da diversidade de canais para realizar a compra da vacina, que inclui site Panvel.com, App Panvel e televendas Alô Panvel, o cliente pode acessar o WhatApp do Panvel Clinic (51 3218-9000) para esclarecer dúvidas, conferir previamente a disponibilidade de serviços e horários da loja escolhida.

O portfólio da rede oferece vacinas todas as idades diferentes faixas etárias, incluindo opções como gripe H3N2 tetravalente, febre amarela, tríplice bacteriana, pneumocócicas 13 e 23, rotavírus, hepatites A e B, meningite B e ACWY, tríplice viral, varicela, herpes zoster, HPV, entre outras. A Panvel recomenda ao cliente buscar orientação com seu médico. Mais informações podem ser obtidas em www.panvel.com/vacinas.

Sobre a Panvel

Com quase 50 anos de história e mais de 530 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a Panvel está entre as principais redes de farmácias da Região Sul do Brasil. São 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, e mais de 860 Produtos Panvel, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos. É uma rede multicanal, com lojas físicas conectadas a uma série de facilidades, como telentrega Alô Panvel, Aplicativo Panvel, Serviço Clique & Retire e loja online www.panvel.com, com entrega para todo país.

Fonte: Jornal Ponto Inicial

Inflação impõe queda nas vendas do Dia dos Namorados, diz CNC

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A 32ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP determinou que o Shopping Center Iguatemi substitua o IGPM pelo IPCA como índice de

As vendas para o Dia dos Namorados deste ano deverão alcançar R$ 2,49 bilhões, com queda de 2,6%, descontada a inflação, na comparação com o resultado da mesma data em 2021, que chegou a R$ 2,56 bilhões. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e mostram efeito da inflação, que atinge diversos produtos e serviços relacionados ao período.

O movimento financeiro estimado deverá ser semelhante ao de 2019, ano em que as vendas do varejo atingiram R$ 2,47 bilhões. No ano seguinte (2020), o setor registrou queda histórica de 21,5% na comparação com o ano anterior, com movimentação de R$ 1,94 bilhão. Já em 2021, houve avanço de 32,2% em relação ao ano anterior.

‘De 2011 a 2015, o varejo faturou mais do que fatura hoje, a diferença em relação àquele período está associada ao baixo crescimento da economia depois de 2016’, afirmou o economista da CNC Fabio Bentes. Como exemplo, Bentes citou o rendimento efetivo do mercado de trabalho que teve queda real de 6,3% no trimestre encerrado em abril deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

‘É inflação? É. Mas também é essa pressão que a taxa de desemprego coloca no ganho real do trabalho. E uma taxa de desemprego de dois dígitos, de 10,5%, acaba desfavorecendo os reajustes reais no rendimento do trabalho’. Bentes ressaltou que esta é a maior queda dos últimos dez anos. A taxa de 10,5% foi apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cesta de produtos mais cara

A CNC observou que os preços de bens e serviços associados ao Dia dos Namorados devem estar, em média, 10,7% mais altos do que no mesmo período do ano passado. Se confirmada tal expectativa, seria a maior variação do preço médio desses itens desde o início do levantamento feito pela CNC em 2013. ‘Na série histórica, é a maior variação da cesta desde 2013, cuja alta foi de 8,8%’.

Na cesta de 20 produtos e serviços pesquisada pela CNC, apenas um item (casa noturna) apresentou deflação de 5,9%. Todos os demais preços estão mais altos do que no ano passado. ‘Na maior parte dos casos, a variação é de dois dígitos’. Fabio Bentes destacou entre as maiores altas os pacotes turísticos (21%), as roupas masculinas (20,6%), flores naturais (19,4%) e artigos de maquiagem (18,4%).

Segundo o economista, a inflação está sendo o principal problema do varejo neste ano e acaba afetando os principais condicionantes do setor, como o rendimento do trabalho.

‘Reflete nessa cesta de produtos e serviços um grau de difusão tão elevado como se vê no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que, nos últimos cinco meses, está com uma taxa de contaminação, ou variação de preços, de quase 75%, o que é muita coisa. É a inflação de energia, de combustíveis chegando em todos os itens pesquisados pelo IPCA.’

Queda na maioria dos setores

Destaque das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deve movimentar R$ 1,049 bilhão. ‘É ali que o consumidor vai encontrar a lembrancinha, que já está virando clichê das datas comemorativas’, disse Bentes. Apesar de representar 42% do total, o setor tende a registrar perda de 3,8% em relação ao ano passado.

É esperada retração de 2,6% do segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, que deve responder por 38% das vendas, somando R$ 956 milhões. Em contrapartida, o único segmento que pode ter avanço, estimado em 7,4%, é o relativo a itens de farmácias, perfumarias e cosméticos. Este setor deve ficar com pouco mais de 7% de toda a movimentação financeira esperada.

Em termos regionais, São Paulo (R$ 919,9 milhões), Minas Gerais (R$ 265 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 203,7 milhões) responderão por mais da metade (56%) da movimentação financeira nacional com a data, segundo a CNC.

O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira, lembrou a CNC.

Fonte: Digital Money Informe

Nutriex lança linha inspirada em Lightyear, personagem da Disney e Pixar

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Dia 16 de junho será lançado o novo filme do BuzzLightyear e a Nutriex preparou uma linha de produtos para o banho dos pequenos com shampoo, condicionador, sabonete líquido e shampoo 2 em 1. ‘Uma oportunidade de levar o personagem visto nas telonas, para o banho das crianças, tornando esse momento mais divertido e gostoso’, acredita Leonardo Rezende, CEO da Nutriex.

A nova linha de produtos da Nutriex inspirados em Lightyear foi apresentada durante o Show de Drones, que marcou o lançamento dos produtos licenciados do personagem, no Jockey Club de São Paulo. O espetáculo formou nos céus de São Paulo os personagens principais do filme como SOX, Buzz e Zurg.

Os produtos serão comercializados em dois kits. Um com Shampoo 2 em 1 e sabonete líquido e o outro com shampoo e condicionador. ‘Buzz Lightyear é um personagem emblemático e estamos lançando a linha Lightyear para divertir as crianças e encantar os pais e mães, que conhecem o personagem em sua versão brinquedo de Toy Story’, diz Thiago Zarzar, diretor Comercial e de Marketing da Nutriex.

Testada dermatologicamente, a linha Lightyear não contém parabenos ou corantes e pode ser utilizada diariamente. Com formulação balanceada, o Shampoo 2 em 1 Lightyear promove limpeza suave e hidratação intensa dos fios. O sabonete líquido foi especialmente desenvolvido para a pele sensível das crianças. Com extrato de Aloe Vera, higieniza e mantem a pele macia e cheirosa. Ambos estão disponíveis em embalagens de 250 ml. O shampoo (250ml) promove limpeza profunda e deixa os cabelos leves, renovados e sem frizz. Para fios macios e brilhantes, o Condicionador Lightyear (230ml) promove hidratação e restauração profundas, além de ter um cheirinho delicioso. O kit estará à venda a partir de julho nos principais pontos de venda do país.

Buzz ganhou o coração do público desde sua primeira aparição nas telonas no ano de 1995. Hoje, quase 30 anos depois, o Patrulheiro Espacial Buzz Lightyear ganha um filme só dele, que apresentará ao público a história do herói que inspirou o brinquedo.

Sobre a Nutriex

Com mais de 20 anos e sediada em Goiânia, a Nutriex atua na fabricação, importação e distribuição de cosméticos, cosmecêuticos, nutracêuticos, além de produtos para saúde e hospitalares. Reconhecida pela alta qualidade de suas matérias-primas e pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, a empresa exporta para mais de 16 países e possui um portfólio com cerca de 300 itens, entre marcas próprias como Solar Gold, Expert Total, Bebê Love, Sai! Inseto, Biogex e produtos licenciados de personagens como, Moranguinho, Minnie, Toy Story, Fronzen, Avengers e UFC. A Nutriex é referência em produtos para o segmento hospitalar, para o qual fornece agulhas, escalpes e sistemas de segurança; nutracêutico, com os suplementos à base de vitaminas e minerais Lactulose e Polimais; profissional (EPI), no qual é líder no fornecimento de filtro solar e repelentes.

Fonte: Cozinha da Jan

Skincare e sexual-care: o match perfeito para o dia dos namorados da Sallve e Lubs

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Para celebrar o Dia dos Namorados, a Sallve, startup de cosméticos e a Lubs, pioneira no segmento sexual-care no Brasil, dão match, unindo o skincare e sexual-care em kits especiais para presentear alguém ou a si mesmo. O resultado do encontro das duas empresas são três kits, que estarão disponíveis a partir de R?105 em ambos os e-commerces e na loja física recém-inaugurada da Sallve. Através da campanha em conjunto ‘SINTA TUDO’, que será divulgada nas redes sociais no dia 30 de maio, Lubs e Sallve entram em um relacionamento sério, resgatando a essência do amor romântico e a importância do amar e se permitir ser amado.

‘Ainda existe muito tabu quando o assunto é sexualidade. Esse receio também vem se estendendo no aspecto sentimental. Hoje, transparecer uma pessoa ‘emocionada’ é um dos maiores medos ao se relacionar com alguém. Consequentemente, estamos muitas vezes nos privando de viver e sentir experiências que poderiam ser inesquecíveis’, conta Chiara Luzzati, CEO da Lubs. Lia Chitman, Diretora de Marketing da Sallve, completa: “Ambas as marcas acreditam muito no viver saudável dentro da própria pele, assim como na cocriação de produtos. Nessa parceria, queremos evidenciar esse fit e falar sobre a celebração do amor e das emoções.”

A Lubs, DNVB de sexual-care, acredita no poder do autoconhecimento e autocuidado através de produtos inovadores e conversas libertadoras. Já a Sallve conecta pessoas, ideias e conteúdos sobre beleza através de trocas sinceras, escolhas seguras e fórmulas incríveis. Ambas as marcas acreditam no poder dos diálogos, investindo em diferentes conexões com a comunidade.

Crescimento do mercado no Dia dos Namorados

No Google Trends, plataforma que mede os termos mais pesquisados do Google e no Google Shopping, os usuários mostraram, em 2021, que não sabiam o que fazer ou presentear no Dia dos Namorados, procurando frases e inspirações de presentes para surpreender alguém na data especial. Não é à toa que o Dia dos Namorados é uma das principais datas no mercado nacional, movimentando o comércio, gerando conversas e oportunidades. Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar no Brasil cerca de R ?1,65 bilhão, já descontada a inflação, representando uma alta de 2,5% no volume de vendas em relação a igual período do ano passado.

Fonte: Cozinha da Jan

Manual: Como abrir uma empresa em Fortaleza?

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Como abrir uma empresa em Fortaleza? Veja, neste artigo, tudo o que precisa para ter seu próprio negócio na capital do Ceará!

Abrir uma empresa é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. É necessário ter conhecimento sobre as burocracias da cidade e saber sobre a área na qual você vai empreender. Ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial.

Com disposição para aprender os itens essenciais, você vai conseguir transformar os seus projetos em realidade. Por isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para empreender em Fortaleza e ter sucesso no seu negócio. Confira!

Sobre Fortaleza

Capital do estado do Ceará, Fortaleza tem uma população estimada em mais de 2,6 milhões de habitantes, segundo o IBGE. É a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil. Além disso, é a cidade nordestina com maior área de influência regional e a terceira maior rede urbana do Brasil em população, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2019, foi a 9ª cidade mais rica do país em PIB e a mais rica do Nordeste, com 67,4 bilhões de reais. A principal fonte econômica do município está centrada no setor terciário de comércio e serviços. A indústria é o segundo setor que mais se destaca, com mais de cem empresas têxteis, de metalurgia e mecânica, material elétrico, químico e construção civil. No turismo, a cidade alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas, de acordo com o Ministério do Turismo.

Como empreender em Fortaleza?

Empreender em Fortaleza envolve muitas etapas, sendo que a maioria delas pode ser feita de forma online, sem dor de cabeça. Para que uma empresa funcione 100% regularizada, você precisará cumprir uma série de exigências e reunir uma série de documentos que garantirão sua segurança enquanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.

Além disso, também é necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, será possível tirar todos os seus projetos do papel, fazendo com que eles deixem de ser um sonho e se tornem uma realidade bem gratificante.

Para facilitar essa jornada, listamos a seguir algumas qualidades que todo empreendedor deve ter!

Tenha uma ideia de negócio inovadora

Os quatro cantos da cidade oferecem oportunidades de crescimento e contam com uma demanda gigantesca. É óbvio que, neste cenário, a concorrência será enorme. Por isso, se você quer que sua empresa em Fortaleza tenha muito sucesso, será necessário investir na inovação como uma forma de se diferenciar da concorrência.

Caso você já exerça alguma atividade que goste e desempenhe bem, ou tem alguma habilidade específica, e acredito que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com algo que gosta ou já domina é um ótimo caminho para o sucesso.

Agora, se você ainda não tem uma ideia de negócio, nem imagina algo que gostaria de fazer, a abordagem precisa ser diferente. Neste caso, é preciso enxergar sua empresa como uma solução, criando uma lista de problemas que ela poderia solucionar com base em todas as suas expertises e experiências.

Por que seu cliente deve escolher você, ao invés do seu concorrente? Essa é a pergunta que você deve responder, sendo ideal que consiga ser o mais específico possível em sua resposta, a fim de atingir uma proposta inovadora. Desta forma, você conseguirá começar a agregar valor ao negócio.

Tenha um plano de negócios

Uma empresa de sucesso precisa ter um plano de negócios para conseguir basear todas as suas ações e decisões. Este é um documento muito importante, pois descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou deseja apenas expandir suas atividades.

O plano de negócios faz a empresa ganhar vida. Por isso, nele devem estar descritos todos os detalhes que envolvem sua empresa. O documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Fortaleza.

O plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

Sumário executivo;

Análise de mercado;

Planejamento operacional;

Análise da concorrência;

Planejamento financeiro;

Análise de fornecedores.

Aprenda a precificar seus produtos e serviços

Você já sabe como funciona o processo de precificação dos produtos ou serviços que sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa super importante e determinante durante o processo de abertura da empresa.

A precificação deverá levar em consideração que os preços cobrados devem cobrir todos os custos de produção, distribuição, encargos e, ainda, te proporcionar algum lucro.

Para que isso seja possível, é preciso ter um método de precificação. Isso tornará o processo de cálculo de venda muito mais fácil e prático. Além disso, também te dará uma margem de possíveis valores de desconto, caso seja necessário durante a negociação da venda.

Esteja sempre atualizado

Empreender em Fortaleza vai exigir que você esteja sempre atualizado acerca do que está acontecendo no mercado ao qual seu negócio está inserido. Também é preciso que você esteja por dentro de todas as tendências e novidades.

Para isso, recomendamos que você faça cursos especializados, participe de feiras de empreendedorismo e eventos voltados para o seu mercado. Fazer networking com possíveis parceiros de negócios também é indispensável, pois isso te manterá ativo no mercado.

Dessa forma, sua empresa tem mais um recurso para se manter um passo à frente no mercado competitivo.

Quais são as principais ideias de negócios para abrir empresa em Fortaleza?

Vejamos abaixo algumas ideias de empreendimentos para abrir na capital do Ceará!

Mercado Fitness

O mercado fitness representa uma fatia significativa na economia global. De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), a receita desse mercado cresce a uma média anual de 8,7% no mundo.

Em faturamento, o mercado fitness brasileiro alcançou a marca de 2,1 bilhões de dólares em 2019, sendo o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos EUA e do Canadá, e o maior da América Latina.

Outro número significativo é a quantidade de academias presentes no país. O Brasil conta com 35 mil unidades oficiais, fazendo com que o país seja a segunda nação com mais academias do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com 40 mil unidades.

Já em número de clientes, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados.

E embora antigamente o mercado fitness se resumisse às academias e equipamentos, atualmente impressionam pelo mix, que vai desde alimentação até vestuário. A cada dia surgem produtos e serviços, aumentando mais e mais o faturamento de empresários brasileiros, que, de acordo com previsões da IHRSA, chegará a 106 bilhões de dólares em 2020.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do setor, as vendas do segmento de alimentos saudáveis, que engloba produtos sem açúcar, glúten ou conservantes, atingiram a marca de 100 bilhões de reais em 2020, segundo a consultoria Euromonitor International.

Mercado Estético

O tamanho do mercado global de estética deve chegar a 124,7 bilhões dólares até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8% de 2021 a 2028, segundo o Grand View Research.

De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), associação que reúne empresas do setor, mostram que, no ano passado, a indústria da beleza cresceu quase 6%.

Ainda de acordo com a ABIHPEC, o setor movimentou mais de 47,5 bilhões de reais com perspectivas otimistas para os próximos anos.

Além disso, só nos últimos cinco anos, o mercado masculino de estética dobrou de tamanho, e o número de linhas de produtos e tratamentos direcionados a esse público disparou com o aumento da demanda.

Setor Têxtil

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021, foram criados 117.128 novos postos de trabalho no setor têxtil, com um saldo de mais de 15 mil pessoas empregadas no segmento. Em comparação com o ano de 2020, o crescimento foi de quase 370%.

O faturamento desse setor também teve alta. Segundo o balanço da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estima-se que a receita do setor foi de 194 bilhões de reais, em 2021, 20% maior do que no ano anterior.

A estimativa da Abit é de um crescimento de 1,2% do setor em 2022, em comparação a 2021.

Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa em Fortaleza com segurança?

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

‘Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado’, explica o relatório. ‘Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa’.

Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, veja a seguir como montar um bom planejamento para a sua empresa!

Defina a missão, visão e valores da empresa em Fortaleza

A primeira etapa de um planejamento estratégico eficiente é a determinação da missão, a visão e os valores da empresa.

Missão: Pode ser definida como a identidade da empresa e deve ser concisa, clara e objetiva. Tem como função transmitir o propósito é motivo de existência da empresa;

Visão: É onde a empresa quer chegar. Ou seja, seus objetivos futuros;

Valores: São as crenças, comportamento, ética e métodos da empresa que serão adotados para alcançar a visão descrita acima.

A definição desses três pilares irá ajudar na criação de uma cultura organizacional e a dar um direcionamento sobre as principais razões de existência do negócio, sejam elas lucrativas ou não.

Estabeleça metas e objetivos realistas

As metas e os objetivos representam os resultados que a empresa pretende alcançar em determinado período. Para definir as metas e os objetivos corretamente, é necessário usar uma base de dados para realizar uma projeção e traçar novos alvos.

Faça uma análise interna detalhada

Entender os pontos fracos e fortes de uma empresa é fundamental para elaborar planos de melhorias, corrigindo possíveis fraquezas e potencializando as forças do negócio.

Para isso, é possível utilizar a matriz SWOT (Strengths – forças; Weaknesses – fraquezas; Opportunities – oportunidades; Threats – ameaças) para realizar o mapeamento. Tal recurso fornece uma visão mais detalhada de onde e como é preciso agir.

Analise o cenário econômico

Diversos fatores externos podem afetar diretamente a empresa. Esse é o caso de:

crises políticas e econômicas (como a que vivemos recentemente);

alterações na legislação tributária;

mudanças no hábito de compra dos consumidores;

movimentos da concorrência; ou

tendências de mercado.

Ou seja: o negócio precisa preparar-se para encarar qualquer tipo de imprevisto que possa surgir, não permitindo que isso interrompa o processo de continuidade do plano inicialmente traçado.

Para isso, a matriz SWOT ainda poderá ser utilizada, ajudando na visualização tanto dos ambientes internos quanto externos.

Conheça o público-alvo do seu negócio em Fortaleza

Os clientes são as principais fontes de receita de um negócio, então, dedique-se para conhecê-los e definir o perfil do seu público-alvo. Nesta etapa, pode ser utilizada uma pesquisa direta, em que serão perguntados:

Dados sobre aspectos geográficos;

Demográficos;

Psicográficos; e

Comportamentais.

Depois de descobrir para quem deve vender, procure maneiras de fidelizar o cliente. Com as informações certas, é possível planejar ações de marketing e vendas antecipadas, surpreendendo positivamente o consumidor.

Crie estratégias de negócios

Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso definir ações que levem a empresa a se destacar dentre a concorrência.

Uma dica é adotar a segmentação de mercado para encontrar formas de atender às necessidades e aos desejos mais específicos do público-alvo. Essa prática ajuda a descobrir grandes oportunidades de negócios e identificar o caminho ideal para a empresa se tornar líder de fatias do mercado.

Desenvolva um plano de ação

Um planejamento bem detalhado é importante, mas serve apenas como guia. Se não for possível aplicá-lo à realidade do negócio, será pouco eficiente. Por isso, cada meta definida deve conter uma estratégia a ser alcançada.

Para isso, é necessário:

Definir os profissionais responsáveis;

As metodologias e tecnologias que serão adotadas;

Onde (ambiente externo, interno e online) e quando serão aplicadas;

Quais e quantos recursos serão utilizados.

Nesse caso, o investimento no lançamento de produtos e serviços ainda não oferecidos pela concorrência, na qualificação dos profissionais e em ações de marketing digital pode ser uma boa ação.

Controle os resultados

Monitorar e controlar os resultados de perto são outras ações primordiais para garantir o sucesso do planejamento estratégico. Essa é a melhor maneira de descobrir possíveis desvios e adotar soluções imediatas de correção, mantendo a empresa sempre no rumo traçado para o alcance dos objetivos propostos.

No meio do caminho, oportunidades também podem ser descobertas, o que permite aos gestores potencializar a força do plano desenvolvido.

Como abrir uma empresa em Fortaleza?

Agora que você já conhece os setores em potencial e já sabe como ser um bom empreendedor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o processo para abrir empresa em Fortaleza. Continue a leitura!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma empresa em Fortaleza é identificar o segmento da atividade que você deseja. Para isso, existem três distinções:

Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;

Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;

Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Após identificar o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;

Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;

Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;

Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

3 – Defina o porte da empresa

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;

Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.

Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

Para abrir uma empresa em Fortaleza você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir empresa em Fortaleza!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa:

Para os sócios

Caso você decida abrir empresa em Fortaleza com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

1 cópia simples do comprovante de residência;

Certidão de casamento (se casado);

2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);

1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

CNPJ;

2 cópias simples do IPTU do imóvel;

2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

5 – Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Ceará.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em Fortaleza é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

7 – Solicite o Alvará de Funcionamento

Um Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

O empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. Este documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento em Fortaleza são:

Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;

Cópia do recibo do IPTU pago;

CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;

Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;

O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;

Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;

Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

As principais dúvidas sobre abrir empresa em Fortaleza

Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em Fortaleza?

Com toda a documentação entregue e aceita, as informações serão enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo de abertura da empresa em Fortaleza.

A aprovação leva cerca de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você terá em mãos o número do seu CNPJ. Para emitir suas notas fiscais em Fortaleza, será necessário realizar um cadastro na Rede Simples.

Além disso, para abrir uma empresa em Fortaleza, também será necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise determina se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imível para o tipo de comércio desejado.

Como contratar funcionários para uma empresa em Fortaleza?

Agora que sua empresa já está aberta, chegou a hora de tocar o negócio e, com isso, surge a necessidade de contratar funcionários para te ajudar na gestão e nas rotinas da empresa.

Confira a seguir os documentos necessários para registrar um colaborador na sua empresa em Fortaleza:

RG, CPF ou CNH;

Carteira de trabalho;

Título de eleitor;

Comprovante de residência;

Exame admissional;

Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;

Valor do salário;

Cargo em que será registrado;

Horário de trabalho.

Preciso de contador para abrir empresa em Fortaleza?

Sim. Para que você tenha êxito e garanta que o seu negócio funcione 100% regularizado, é extremamente importante contratar um contador para abrir uma empresa em Fortaleza! O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.

Bom atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia, etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.

Mas afinal, o que faz um escritório de contabilidade em Fortaleza?

O profissional de contabilidade é a pessoa responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Assim como em Fortaleza e em todas as outras cidades, suas principais funções são:

controle do fluxo de caixa e estoque;

preenchimento e envio de obrigações acessórias;

escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa;

emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes);

entre tantas outras funções.

O contador pode ser também um grande aliado na administração e gerenciamento de um negócio. Se você contar com um bom profissional, ele pode auxiliar no planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e também na tomada de decisões essenciais.

Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter formação em Ciências Contábeis (superior) ou em Contabilidade (técnico). Além disso, é essencial ser registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a profissão de forma regular e legal.

Importância do contador

Todo empreendedor sabe que a rotina é muito corrida para lidar com todas as questões de uma empresa. E muitas vezes, por mais qualificado e preparado que seja o profissional, ele não dispõe de todas as habilidades para lidar com todos os assuntos. A contabilidade é um exemplo.

Exercer algumas tarefas exige certos conhecimentos específicos, domínio das práticas contábeis, e também desenvoltura para lidar com situações que, muitas vezes, estão fora do alcance do conhecimento do administrador.

Abertura Simples

O Abertura Simples é parceiro de escritórios de contabilidade em Fortaleza que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.

Fonte: Abertura Simples