Manual: Como abrir uma empresa em Fortaleza?

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Como abrir uma empresa em Fortaleza? Veja, neste artigo, tudo o que precisa para ter seu próprio negócio na capital do Ceará!

Abrir uma empresa é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. É necessário ter conhecimento sobre as burocracias da cidade e saber sobre a área na qual você vai empreender. Ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial.

Com disposição para aprender os itens essenciais, você vai conseguir transformar os seus projetos em realidade. Por isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para empreender em Fortaleza e ter sucesso no seu negócio. Confira!

Sobre Fortaleza

Capital do estado do Ceará, Fortaleza tem uma população estimada em mais de 2,6 milhões de habitantes, segundo o IBGE. É a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil. Além disso, é a cidade nordestina com maior área de influência regional e a terceira maior rede urbana do Brasil em população, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2019, foi a 9ª cidade mais rica do país em PIB e a mais rica do Nordeste, com 67,4 bilhões de reais. A principal fonte econômica do município está centrada no setor terciário de comércio e serviços. A indústria é o segundo setor que mais se destaca, com mais de cem empresas têxteis, de metalurgia e mecânica, material elétrico, químico e construção civil. No turismo, a cidade alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas, de acordo com o Ministério do Turismo.

Como empreender em Fortaleza?

Empreender em Fortaleza envolve muitas etapas, sendo que a maioria delas pode ser feita de forma online, sem dor de cabeça. Para que uma empresa funcione 100% regularizada, você precisará cumprir uma série de exigências e reunir uma série de documentos que garantirão sua segurança enquanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.

Além disso, também é necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, será possível tirar todos os seus projetos do papel, fazendo com que eles deixem de ser um sonho e se tornem uma realidade bem gratificante.

Para facilitar essa jornada, listamos a seguir algumas qualidades que todo empreendedor deve ter!

Tenha uma ideia de negócio inovadora

Os quatro cantos da cidade oferecem oportunidades de crescimento e contam com uma demanda gigantesca. É óbvio que, neste cenário, a concorrência será enorme. Por isso, se você quer que sua empresa em Fortaleza tenha muito sucesso, será necessário investir na inovação como uma forma de se diferenciar da concorrência.

Caso você já exerça alguma atividade que goste e desempenhe bem, ou tem alguma habilidade específica, e acredito que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com algo que gosta ou já domina é um ótimo caminho para o sucesso.

Agora, se você ainda não tem uma ideia de negócio, nem imagina algo que gostaria de fazer, a abordagem precisa ser diferente. Neste caso, é preciso enxergar sua empresa como uma solução, criando uma lista de problemas que ela poderia solucionar com base em todas as suas expertises e experiências.

Por que seu cliente deve escolher você, ao invés do seu concorrente? Essa é a pergunta que você deve responder, sendo ideal que consiga ser o mais específico possível em sua resposta, a fim de atingir uma proposta inovadora. Desta forma, você conseguirá começar a agregar valor ao negócio.

Tenha um plano de negócios

Uma empresa de sucesso precisa ter um plano de negócios para conseguir basear todas as suas ações e decisões. Este é um documento muito importante, pois descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou deseja apenas expandir suas atividades.

O plano de negócios faz a empresa ganhar vida. Por isso, nele devem estar descritos todos os detalhes que envolvem sua empresa. O documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Fortaleza.

O plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

Sumário executivo;

Análise de mercado;

Planejamento operacional;

Análise da concorrência;

Planejamento financeiro;

Análise de fornecedores.

Aprenda a precificar seus produtos e serviços

Você já sabe como funciona o processo de precificação dos produtos ou serviços que sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa super importante e determinante durante o processo de abertura da empresa.

A precificação deverá levar em consideração que os preços cobrados devem cobrir todos os custos de produção, distribuição, encargos e, ainda, te proporcionar algum lucro.

Para que isso seja possível, é preciso ter um método de precificação. Isso tornará o processo de cálculo de venda muito mais fácil e prático. Além disso, também te dará uma margem de possíveis valores de desconto, caso seja necessário durante a negociação da venda.

Esteja sempre atualizado

Empreender em Fortaleza vai exigir que você esteja sempre atualizado acerca do que está acontecendo no mercado ao qual seu negócio está inserido. Também é preciso que você esteja por dentro de todas as tendências e novidades.

Para isso, recomendamos que você faça cursos especializados, participe de feiras de empreendedorismo e eventos voltados para o seu mercado. Fazer networking com possíveis parceiros de negócios também é indispensável, pois isso te manterá ativo no mercado.

Dessa forma, sua empresa tem mais um recurso para se manter um passo à frente no mercado competitivo.

Quais são as principais ideias de negócios para abrir empresa em Fortaleza?

Vejamos abaixo algumas ideias de empreendimentos para abrir na capital do Ceará!

Mercado Fitness

O mercado fitness representa uma fatia significativa na economia global. De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), a receita desse mercado cresce a uma média anual de 8,7% no mundo.

Em faturamento, o mercado fitness brasileiro alcançou a marca de 2,1 bilhões de dólares em 2019, sendo o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos EUA e do Canadá, e o maior da América Latina.

Outro número significativo é a quantidade de academias presentes no país. O Brasil conta com 35 mil unidades oficiais, fazendo com que o país seja a segunda nação com mais academias do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com 40 mil unidades.

Já em número de clientes, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados.

E embora antigamente o mercado fitness se resumisse às academias e equipamentos, atualmente impressionam pelo mix, que vai desde alimentação até vestuário. A cada dia surgem produtos e serviços, aumentando mais e mais o faturamento de empresários brasileiros, que, de acordo com previsões da IHRSA, chegará a 106 bilhões de dólares em 2020.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do setor, as vendas do segmento de alimentos saudáveis, que engloba produtos sem açúcar, glúten ou conservantes, atingiram a marca de 100 bilhões de reais em 2020, segundo a consultoria Euromonitor International.

Mercado Estético

O tamanho do mercado global de estética deve chegar a 124,7 bilhões dólares até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8% de 2021 a 2028, segundo o Grand View Research.

De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), associação que reúne empresas do setor, mostram que, no ano passado, a indústria da beleza cresceu quase 6%.

Ainda de acordo com a ABIHPEC, o setor movimentou mais de 47,5 bilhões de reais com perspectivas otimistas para os próximos anos.

Além disso, só nos últimos cinco anos, o mercado masculino de estética dobrou de tamanho, e o número de linhas de produtos e tratamentos direcionados a esse público disparou com o aumento da demanda.

Setor Têxtil

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021, foram criados 117.128 novos postos de trabalho no setor têxtil, com um saldo de mais de 15 mil pessoas empregadas no segmento. Em comparação com o ano de 2020, o crescimento foi de quase 370%.

O faturamento desse setor também teve alta. Segundo o balanço da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estima-se que a receita do setor foi de 194 bilhões de reais, em 2021, 20% maior do que no ano anterior.

A estimativa da Abit é de um crescimento de 1,2% do setor em 2022, em comparação a 2021.

Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa em Fortaleza com segurança?

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

‘Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado’, explica o relatório. ‘Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa’.

Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, veja a seguir como montar um bom planejamento para a sua empresa!

Defina a missão, visão e valores da empresa em Fortaleza

A primeira etapa de um planejamento estratégico eficiente é a determinação da missão, a visão e os valores da empresa.

Missão: Pode ser definida como a identidade da empresa e deve ser concisa, clara e objetiva. Tem como função transmitir o propósito é motivo de existência da empresa;

Visão: É onde a empresa quer chegar. Ou seja, seus objetivos futuros;

Valores: São as crenças, comportamento, ética e métodos da empresa que serão adotados para alcançar a visão descrita acima.

A definição desses três pilares irá ajudar na criação de uma cultura organizacional e a dar um direcionamento sobre as principais razões de existência do negócio, sejam elas lucrativas ou não.

Estabeleça metas e objetivos realistas

As metas e os objetivos representam os resultados que a empresa pretende alcançar em determinado período. Para definir as metas e os objetivos corretamente, é necessário usar uma base de dados para realizar uma projeção e traçar novos alvos.

Faça uma análise interna detalhada

Entender os pontos fracos e fortes de uma empresa é fundamental para elaborar planos de melhorias, corrigindo possíveis fraquezas e potencializando as forças do negócio.

Para isso, é possível utilizar a matriz SWOT (Strengths – forças; Weaknesses – fraquezas; Opportunities – oportunidades; Threats – ameaças) para realizar o mapeamento. Tal recurso fornece uma visão mais detalhada de onde e como é preciso agir.

Analise o cenário econômico

Diversos fatores externos podem afetar diretamente a empresa. Esse é o caso de:

crises políticas e econômicas (como a que vivemos recentemente);

alterações na legislação tributária;

mudanças no hábito de compra dos consumidores;

movimentos da concorrência; ou

tendências de mercado.

Ou seja: o negócio precisa preparar-se para encarar qualquer tipo de imprevisto que possa surgir, não permitindo que isso interrompa o processo de continuidade do plano inicialmente traçado.

Para isso, a matriz SWOT ainda poderá ser utilizada, ajudando na visualização tanto dos ambientes internos quanto externos.

Conheça o público-alvo do seu negócio em Fortaleza

Os clientes são as principais fontes de receita de um negócio, então, dedique-se para conhecê-los e definir o perfil do seu público-alvo. Nesta etapa, pode ser utilizada uma pesquisa direta, em que serão perguntados:

Dados sobre aspectos geográficos;

Demográficos;

Psicográficos; e

Comportamentais.

Depois de descobrir para quem deve vender, procure maneiras de fidelizar o cliente. Com as informações certas, é possível planejar ações de marketing e vendas antecipadas, surpreendendo positivamente o consumidor.

Crie estratégias de negócios

Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso definir ações que levem a empresa a se destacar dentre a concorrência.

Uma dica é adotar a segmentação de mercado para encontrar formas de atender às necessidades e aos desejos mais específicos do público-alvo. Essa prática ajuda a descobrir grandes oportunidades de negócios e identificar o caminho ideal para a empresa se tornar líder de fatias do mercado.

Desenvolva um plano de ação

Um planejamento bem detalhado é importante, mas serve apenas como guia. Se não for possível aplicá-lo à realidade do negócio, será pouco eficiente. Por isso, cada meta definida deve conter uma estratégia a ser alcançada.

Para isso, é necessário:

Definir os profissionais responsáveis;

As metodologias e tecnologias que serão adotadas;

Onde (ambiente externo, interno e online) e quando serão aplicadas;

Quais e quantos recursos serão utilizados.

Nesse caso, o investimento no lançamento de produtos e serviços ainda não oferecidos pela concorrência, na qualificação dos profissionais e em ações de marketing digital pode ser uma boa ação.

Controle os resultados

Monitorar e controlar os resultados de perto são outras ações primordiais para garantir o sucesso do planejamento estratégico. Essa é a melhor maneira de descobrir possíveis desvios e adotar soluções imediatas de correção, mantendo a empresa sempre no rumo traçado para o alcance dos objetivos propostos.

No meio do caminho, oportunidades também podem ser descobertas, o que permite aos gestores potencializar a força do plano desenvolvido.

Como abrir uma empresa em Fortaleza?

Agora que você já conhece os setores em potencial e já sabe como ser um bom empreendedor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o processo para abrir empresa em Fortaleza. Continue a leitura!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma empresa em Fortaleza é identificar o segmento da atividade que você deseja. Para isso, existem três distinções:

Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;

Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;

Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Após identificar o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;

Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;

Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;

Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

3 – Defina o porte da empresa

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;

Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.

Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

Para abrir uma empresa em Fortaleza você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir empresa em Fortaleza!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa:

Para os sócios

Caso você decida abrir empresa em Fortaleza com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

1 cópia simples do comprovante de residência;

Certidão de casamento (se casado);

2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);

1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

CNPJ;

2 cópias simples do IPTU do imóvel;

2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

5 – Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Ceará.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em Fortaleza é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

7 – Solicite o Alvará de Funcionamento

Um Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

O empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. Este documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento em Fortaleza são:

Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;

Cópia do recibo do IPTU pago;

CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;

Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;

O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;

Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;

Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

As principais dúvidas sobre abrir empresa em Fortaleza

Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em Fortaleza?

Com toda a documentação entregue e aceita, as informações serão enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo de abertura da empresa em Fortaleza.

A aprovação leva cerca de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você terá em mãos o número do seu CNPJ. Para emitir suas notas fiscais em Fortaleza, será necessário realizar um cadastro na Rede Simples.

Além disso, para abrir uma empresa em Fortaleza, também será necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise determina se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imível para o tipo de comércio desejado.

Como contratar funcionários para uma empresa em Fortaleza?

Agora que sua empresa já está aberta, chegou a hora de tocar o negócio e, com isso, surge a necessidade de contratar funcionários para te ajudar na gestão e nas rotinas da empresa.

Confira a seguir os documentos necessários para registrar um colaborador na sua empresa em Fortaleza:

RG, CPF ou CNH;

Carteira de trabalho;

Título de eleitor;

Comprovante de residência;

Exame admissional;

Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;

Valor do salário;

Cargo em que será registrado;

Horário de trabalho.

Preciso de contador para abrir empresa em Fortaleza?

Sim. Para que você tenha êxito e garanta que o seu negócio funcione 100% regularizado, é extremamente importante contratar um contador para abrir uma empresa em Fortaleza! O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.

Bom atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia, etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.

Mas afinal, o que faz um escritório de contabilidade em Fortaleza?

O profissional de contabilidade é a pessoa responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Assim como em Fortaleza e em todas as outras cidades, suas principais funções são:

controle do fluxo de caixa e estoque;

preenchimento e envio de obrigações acessórias;

escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa;

emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes);

entre tantas outras funções.

O contador pode ser também um grande aliado na administração e gerenciamento de um negócio. Se você contar com um bom profissional, ele pode auxiliar no planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e também na tomada de decisões essenciais.

Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter formação em Ciências Contábeis (superior) ou em Contabilidade (técnico). Além disso, é essencial ser registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a profissão de forma regular e legal.

Importância do contador

Todo empreendedor sabe que a rotina é muito corrida para lidar com todas as questões de uma empresa. E muitas vezes, por mais qualificado e preparado que seja o profissional, ele não dispõe de todas as habilidades para lidar com todos os assuntos. A contabilidade é um exemplo.

Exercer algumas tarefas exige certos conhecimentos específicos, domínio das práticas contábeis, e também desenvoltura para lidar com situações que, muitas vezes, estão fora do alcance do conhecimento do administrador.

Abertura Simples

O Abertura Simples é parceiro de escritórios de contabilidade em Fortaleza que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.

Fonte: Abertura Simples

E-commerce farmacêutico: crescimento, tendências e como implantar

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e commerce

Que o futuro é digital todo mundo sabe (ouvimos isso desde 2012, no mínimo), e que a pandemia acelerou o processo de digitalização também é inegável. Mas quais oportunidades podem ser aproveitadas nesse processo?

O ramo farmacêutico como um todo teve um grande salto entre julho de 2020 e julho de 2021, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O setor teve um crescimento de 6,6% em unidades vendidas e movimentou R$ 103,2 bilhões no período. Mas foi o e-commerce farmacêutico que mais brilhou e que fez despontar tendências para o futuro.

Se hoje buscamos comodidade e praticidade, seja para comprar um caderno e até reservar estadias em hotéis, por que seria diferente quando se trata de saúde? As pessoas buscam cada vez mais otimizar e economizar o tempo. E essa tendência só cresce, inclusive no setor farmacêutico.

Como implantar um e-commerce farmacêutico?

Já sabemos que a venda on-line de produtos farmacêuticos é uma tendência do mundo digitalizado. Também vimos que um e-commerce pode ser muito vantajoso para garantir a fidelização do cliente. Observamos ainda como é importante prezar pela experiência de compra. Mas, afinal, como implantar um e-commerce farmacêutico?

Evidentemente, essa é uma pergunta com múltiplas respostas e seria necessário outro texto apenas sobre isso. Mas aqui destacamos três pontos que consideramos fundamentais se você deseja montar sua farmácia on-line.

1. Presença de um farmacêutico responsável

Assim como na loja física, será necessário ter um farmacêutico de prontidão durante o horário de atendimento. Somente esse profissional poderá liberar a entrega dos medicamentos vendidos pelo site.

Além disso, permanecem as exigências de alvará sanitário ou licença e autorização de funcionamento emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

2. Logística bem estruturada

É bem verdade que uma loja digital permite oferecer mais variedades de produtos, porém, é de extrema importância se atentar para a logística que os envolve. Alguns produtos precisam de armazenagem especial, outros de envio rápido sob condições específicas. Tudo isso deve ser levado em conta.

3. Upload de receitas médicas

Se o seu e-commerce irá vender medicamentos que necessitam de prescrição médica é necessário que o site tenha uma área de upload. Dessa forma, o cliente poderá enviar a receita on-line, que será conferida pela equipe, e só então o medicamento será liberado para entrega.

Com essas informações em mãos você pode se sentir mais preparado para navegar no universo do e-commerce farmacêutico!

Fonte: 2A+ Farma

Embalagens recicláveis de produtos dentais: inovação e tecnologia chegam ao mercado de Oral Care

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A N&W Dental Care lança a primeira linha para especialidades odontológicas do mundo de produtos Eco-friendly, veganos e não testados em animais

O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos Oral Care do mundo, ficando atrás apenas do Japão e dos EUA. Nos Estados unidos e no Brasil há um grande volume de lixo gerado pelas embalagens de produtos para o cuidado oral, diferentemente do Japão, que tem uma política de reciclagem que minimiza a quantidade desse lixo.

Autoridades de saúde bucal aconselham que a troca da escova dental seja feita a cada três meses – daí, cerca de 120 milhões de escovas dentais são vendidas por ano no Brasil. Considerando que cada escova dental pesa em torno de 16g, em 12 meses são gerados 1920 toneladas de lixo polimérico com escovas dentais no Brasil. Quando descartada no ambiente, leva em torno de 500 anos para começar o processo de desintegração. Atualmente, existem escovas dentais ecológicas feitas de bambu, que após o período de uso, em vez de serem descartadas de maneira habitual, podem ser enterradas, começando um processo de desintegração sem causar danos ao meio ambiente.

O mercado de Oral Care tem dado maior relevância para assuntos como sustentabilidade, ao redor do mundo.

Com a política ‘I´m not trash’, a New Dental Care, especializada em produtos de higiene oral, apresenta inovação e tecnologia em seus produtos: embalagens de vidro abastecidas com refil, produtos veganos e sem teste animal em nenhuma de suas etapas.

Nos dias 19 e 20 de maio, durante o 2º congresso de reabilitação em maxilas atróficas (GRAM), a New Dental Care, uma das patrocinadoras do evento, lançou o Tablets da linha Implants e Cosmetic – uma novidade para os brasileiros: trata se de uma pasta de dente sólida, em formato de pastilhas, que, ao ser colocada na boca, se dissolve. A N&W é a primeira e única marca brasileira a produzir essa novidade.

Outras novas tecnologias foram apresentadas no estande da New Dental Care durante o congresso: uma delas é a linha de enxaguantes bucais livres de clorexidina, um composto bactericida muito eficiente, mas que contém algumas contraindicações – uma delas está relacionada ao tempo de uso, ocasionando manchas nas reabilitações de laminados cerâmicos e resinas. Outro tipo de problema apresentado pelo uso prolongado da clorexidina é a destruição das papilas gustativas. Explica a Dra Caroline Franco – dentista especializada em gestão, relações internacionais e consultora especializada da New Dental Care.

Ácido Hialurônico (AH)

O enxaguante bucal da New Dental Care tem um composto de ácido Hialurônico (AH) e DSBC. Nessa formulação, o ácido hialurônico (AH) tem função cicatrizante, auxiliando na regeneração da mucosa. O DSBC é um anti-idade que está presente nas melhores marcas mundiais de cosméticos de Skin Care, responsável pela restauração tecidual. Unidos, esses dois componentes se tornam importantes aliados para o pós-operatório em cirurgias odontológicas. Esse composto tem uma formulação não abrasiva e altamente regeneradora. O produto não tem contra-indicação e pode ser usado de forma contínua.

A linha Cosmetic é a primeira para facetas e reabilitações em laminados cerâmicos e resinas do mundo. Com fabricação 100% brasileira, o produto foi desenvolvido por autoridades brasileiras em oral care e traz o selo da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Cuidados pós operatórios

Uma linha especializada livre de flúor também foi desenvolvida pela New Dental Care para pacientes com implantes dentários. A linha Implants foi desenvolvida com Melaleuca, extrato de Chá Verde, DSBC, Ácido Hialurônico e Xilitol, além de conter um baixo índice de abrasividade. ‘É um produto de excelência, que só traz benéficos’, diz a Dra Caroline Franco.

A linha Soft Tissue foi desenvolvida para o pós-cirúrgico e tratamentos periodontais. Todos os produtos foram desenvolvidos com uma formulação que livra o local de bactérias, contaminações e auxilia no processo de regeneração tecidual.

Para ajudar de maneira extraordinária no processo de cicatrização a New Dental Care desenvolveu o Gel Professional, que deve ser aplicado após os procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista. Tem ação antibactericida, antifúngica e regenerativa para os tecidos moles bucais como a gengiva, mucosas, língua e palato.

Durante o congresso também foram apresentadas três linhas de enxaguatórios bucais e três linhas de gel dental, todos com formulações inovadoras e temática Eco-friendly, que utiliza processos para diminuir os impactos negativos no meio ambiente.

Os produtos já estão sendo comercializados através do e-commerce, parceiros de revenda e em clínicas especializadas.

Dra Caroline Franco – CROSP 115236

A N&W Dental Care

Fundada em 2020, por Ariel Lenharo e Fábio Bezerra a N&W Dental Care é uma indústria especializada na fabricação, importação e exportação de produtos de higiene oral, e que passa a integrar o rol de protagonistas na Odontologia brasileira. A empresa iniciou suas atividades com o objetivo de revolucionar a indústria de higiene oral para especialidades desenvolvendo produtos inovadores, com alto desempenho clínico e respaldo científico.

Sediada em de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. A empresa já vislumbra ter toda uma linha de produtos de higiene bucal, incluindo géis dentais, enxaguantes bucais, dentifrícios sólidos, fio dental, escovas e outras novidades, com o compromisso de trazer inovações para o setor odontológico, bem como benefícios para profissionais e pacientes.

A N&W Dental Care formou parcerias científicas com universidades de prestígio, como a Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências de Botucatu (Unesp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade de Michigan (EUA), além de contar com um conselho científico qualificado com pesquisadores que são referência mundial em publicações na área.

Fonte: 2A+ Farma 

Alepa mantém veto parcial à PL que proíbe testes em animais para produção de cosméticos

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Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) mantiveram o veto parcial do governo do estado ao Projeto de Lei nº 148/2015, de autoria do ex-deputado José Scaff, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfume e seus componentes em todo Estado. O relator pontua, na justificativa da matéria, que a proposição vem para assegurar a completa eliminação da utilização de animais para fins meramente estéticos.

‘Podemos dizer voluptuosos. É uma medida que pode ajudar o Estado do Pará, rico pela sua diversidade nas mais variadas áreas, inclusive na produção de perfumes, essências e diversos cosméticos, venha se defrontar com fatos como os que ocorreram na luta com a utilização dos cachorros da raça beagle que até hoje é objeto de discussão e revolta daqueles que entendem ser desnecessária a utilização de animais para essa finalidade’, pontuou Scaff, no projeto, datado de 2015.

No entendimento do governo do Estado, o artigo 2° da proposta, que lista os produtos que seriam proibidos a realização de testes em animais – como cremes, emulsões, loções, géis, e outros – ofende a Constituição Estadual em seu artigo 105, inciso II, alinea “d”, e por isso padece de vício de inconstitucionalidade formal de iniciativa parlamentar. ‘Isto porque o referido artigo do Projeto de Lei invade matéria de competência privativa do Chefe do Poder Executivo na fixação de atribuições aos órgãos da Administração Pública Estadual’, justificou o chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho.

O deputado Igor Normando, presidente da Comissão Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e atuante na causa animal, o projeto é de fundamental importância para que ‘a sociedade entenda que animal não é uma coisa, que você possa fazer vários testes para saber se vai funcionar ou não. Animal é um ser vivo. A gente precisa tratar animal como ser vivo. Então esse projeto vem de uma natureza muito importante para que a gente não tenha inclusive maus-tratos de animais. Acho que a gente está vivendo um outro momento no Brasil e no mundo em relação à proteção animal, muita gente se conscientizando de que animal não é bibelô ou boneco’, analisa.

O parlamentar diz ainda que a matéria vem a calhar com as políticas de proteção animal criadas no Brasil e no mundo, por isso se mostra necessário para que seres humanos vivam em harmonia com os animais. ‘No meu ponto de vista, é um projeto tão importante que o próprio governo poderia sancionar na íntegra pela sua importância. Mas é um momento de discussão, inclusive da gente fazer um convencimento disso à própria parte técnica do governo, porque isso é uma questão técnica, o Governo tem consciência de que é importante e a gente só precisa agora avançar na discussão interna e técnica com o jurídico do governo para que isso possa ser aprovado no mais curto espaço de tempo’, finalizou.

Fonte: O Liberal PA

Aumento no consumo faz crescer falta de antibióticos em farmácias do Rio Grande do Sul

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Com a elevação do consumo de antibióticos nos últimos três meses em todo o país, farmácias do Rio Grande do Sul registram a falta desse tipo medicamento. Alguns estabelecimentos têm determinadas dosagens, mas não todas as apresentações.

Uma das ausências mais sentidas é a Amoxicilina, um dos antibióticos mais comuns e receitados pelos médicos para infecções bacterianas. Em Palmeira das Missões, onde leitor relatou não ter encontrado, pelo menos uma farmácia confirmou à reportagem não ter todas as apresentações. Na Capital, uma rede de farmácias relatou a falta de dosagens de 250 mg, para uso infantil.

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) informou que algumas indústrias farmacêuticas fabricantes registraram aumento atípico de demanda por determinados antibióticos já no primeiro trimestre, desorganizando a cadeia de fornecimento ao varejo. Apesar dessa circunstância, segundo a entidade, a oferta é regular, incluindo a da Amoxicilina.

Sindusfarma apurou que as vendas de amoxicilina em solução oral, de uso infantil, da indústria farmacêutica para as farmácias, cresceram 150% no acumulado de janeiro e fevereiro de 2022, na comparação com 2018. Na apresentação em comprimidos e cápsulas, as vendas de amoxicilina aumentaram 195% em igual período.

Já a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa cerca de 10% dos estabelecimentos do país, informou que não pode confirmar o problema. Porém, enviou uma manifestação do CEO da entidade Sérgio Mena Barreto. Ele destaca que quase 95% dos medicamentos no país dependem de matérias-primas originárias principalmente da China, que teve as exportações afetadas em razão do lockdown para conter a nova onda de casos de covid.

– Além da maior dificuldade para a chegada de insumos ao país, tivemos uma espécie de efeito dominó, pois outros produtos que estavam faltando exigiram mais dedicação da indústria, acarretando a redução na fabricação de outros produtos – disse.

Fonte: Gaúcha ZH

Amazon vai pagar por indicações de novos vendedores e expande programas logísticos

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Amazon

De olho na expansão das vendas online em território nacional, a Amazon Brasil anunciou a expansão de três programas logísticos, incluindo um para vendas nos Estados Unidos, e o lançamento do Indique e Ganhe, iniciativa que paga vendedores que indicam novos empreendedores para o marketplace.

No programa de remuneração, sellers que já operam no site e indicam outros empreendedores ganham até R$ 200. O vendedor iniciante também recebe até R$ 100 como incentivo para começar a vender. A campanha deve ser lançada durante o mês de junho.

‘Assim que indicar alguém, o vendedor parceiro estará elegível para ganhar R$ 120 e o vendedor indicado estará elegível para ganhar R$ 50. Depois de 90 dias, caso o vendedor indicado venda pelo menos R$ 500 no site da Amazon, ele ganhará mais R$ 50 (totalizando R$ 100) e o vendedor que o indicou ganhará mais R$ 80 (totalizando R$ 200)’, explica Ricardo Garrido, diretor da?loja de vendedores parceiros?da Amazon Brasil.

Para participar, o indicado deve se cadastrar no site da Amazon.com.br com o mesmo e-mail e número de telefone fornecidos pelo empreendedor parceiro no formulário de indicação. Se algum desses dados já constar na base da Amazon, a indicação não será validada.

Além de incentivar o aumento na base de sellers, a Amazon Brasil anunciou a expansão de programas logísticos, com o objetivo de atrair mais empreendedores e ajudar a reduzir os custos com frete – que tem sido impactado pela alta dos combustíveis.

Um dos programas logísticos é o FBA – Logística da Amazon (conhecido em outros países com Fullfilment by Amazon), que consiste na coleta dos itens dos vendedores e armazenamento em um centro de distribuição único, para incluí-los no frete gratuito para membros do Amazon Prime e de condições diferenciadas para o restante do público. Agora, vendedores do Paraná e do Rio de Janeiro que operam sob o regime também poderão participar. Antes, era restrito apenas a vendedores do estado de São Paulo

Hoje a operação da Amazon no Brasil conta com 12 centros de distribuição e cinco estações de entrega, distribuídos em sete estados brasileiros. ‘Com o FBA, o vendedor parceiro não tem a preocupação e o gasto com armazenamento, empacotamento e suporte pós-venda, podendo focar em áreas-chave de seus negócios’, afirma Garrido.?

O outro programa é o Delivery by Amazon (DBA), que foi lançado em outubro de 2021. Antes restrito ao estado de São Paulo, foi ampliado para mais de 1.000 cidades, em dez estados (Paraná, Rio de Janeiro,?Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Bahia e Mato Grosso) e no Distrito Federal.

Nessa modalidade, a Amazon diz que os pedidos são 100% rastreáveis e pode oferecer frete grátis nas compras acima de R$ 79. Parceiros logísticos da Amazon retiram o estoque em endereços indicados pelos vendedores a um custo mais baixo. Os sellers que aderem ao DBA não precisam configurar tabela de frete, pois a entrega passa a ser realizada pela própria Amazon.

Já o programa de Vendas Internacionais, também iniciado em outubro de 2021, era restrito a uma pequena base de vendedores selecionados, entre eles a Natura, e agora foi ampliado para todos que atenderem os critérios de elegibilidade – o vendedor parceiro precisa garantir que os produtos cumpram com os requisitos e certificações dos EUA. Por exemplo, se for vender itens como alimentos, bebidas, cosméticos e dispositivos médicos, como óculos, é preciso ter registro na Food and Drugs Administration (FDA), instituição equivalente à Anvisa.

Nessa modalidade, o empreendedor conta com o apoio da infraestrutura logística da Amazon EUA, para armazenagem e entrega dos produtos. O vendedor também recebe apoio na divulgação e nas ferramentas de venda.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios Online

‘Epidemia de nicotina entre jovens’: vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços; veja riscos

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Na reportagem especial do Fantástico, doutor Drauzio Varella mostra que a “moda” dos cigarros eletrônicos é, na verdade, uma armadilha, e explica o que está sendo feito para combater o que especialistas já classificam como uma “epidemia de nicotina entre jovens’.

Em uma escola estadual da Zona Leste de São Paulo, a volta às aulas após o isolamento da pandemia trouxe uma novidade: alunos usando vaporizadores, educadores preocupados e pais sem saber como convencer os filhos a sair dessa. Reunimos um grupo de estudantes pra um bate-papo.

Doutor Drauzio Varella: Você fuma quantas vezes?

Aluna: Depende muito da quantidade. Tipo, 1.500. Se eu comprar 1.500 ‘puxa’, acabou. Dura em torno de umas três horas.

Doutor Drauzio: Você tem noção de que isso é uma dose muito alta de nicotina?

Aluna: Não.

O que a aluna da escola chamou de ‘puxa’ é a mesma coisa que tragada.

Em média, um cigarro comum oferece 15 tragadas. Um maço teria, então, 300 tragadas. Logo, um vaporizador de 1.500 tragadas seria equivalente a cinco maços.

?? Isso é Fantástico: os malefícios do cigarro eletrônico – com Drauzio Varella

Mas a comparação não é tão simples assim, porque um cigarro comum, no Brasil, tem no máximo 1 miligrama de nicotina. Isso é regulamentado pela Anvisa.

E os diversos tipos de pod, hoje vendidos ilegalmente e sem fiscalização, podem entregar muito, mas muito mais nicotina.

Aluna: Eu tenho muita ansiedade. Quando eu fumava, eu sentia que diminuía um pouco. Mas eu também sentia meu peito apertado. Eu chiava muito, porque eu tenho bronquite. Então eu sentia que atacava as minhas crises.

Doutor Drauzio Varella: E você parou por quê?

Aluna: Parei porque eu senti que estava usando mais inalador do que eu usava antes.

Doutor Drauzio: Por causa da asma. E foi fácil parar?

Aluna: Não. Não foi. Eu sentia que a minha ansiedade duplicou, eu sentia a minha mão suar. Uma ansiedade muito forte, chorava toda noite.

Doutor Drauzio: Quantos dias durou essa crise de abstinência?

Aluna: Acho que por volta de um mês.

Doutor Drauzio: Não tinha uma hora que dava um desespero?

Aluna: Dava, até hoje. De vez em quando dá.

Veja a reportagem na íntegra:

Globoplay

O documentário “Cigarro eletrônico: como tudo deu errado”, produzido pelo ‘New York Times’, conta a história da empresa Juul, que dominou o mercado de cigarros eletrônicos nos Estados Unidos, oferecendo justamente uma alternativa para quem tentava largar o vício. Só que a Juul foi processada e teve que comparecer a uma audiência no Congresso para esclarecer sua participação no que foi chamado de “epidemia de nicotina entre os jovens”. O documentário está disponível no Globoplay.

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Fonte: G1.Globo

Profarma estreia no mercado de cannabis

mercado de cannabis

Movimentação relevante no mercado de cannabis. A Profarma anunciou a compra de 10% da Health Meds. A fabricante é especializada em produtos à base de CBD, iniciou operações em 2019 e tem capacidade de até 7 mil frascos semanais.

A Profarma deve incorporar os produtos ao portfólio da distribuidora homônima e, em breve, a expectativa é que os produtos à base de cannabis cheguem às farmácias da Rede d1000, que integra a Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário.

Aquisição tende a democratizar acesso ao mercado de cannabis

“Esse acordo vem ao encontro do nosso propósito de desenvolver produtos baseados em pesquisas de ponta, que promovam qualidade de vida para milhares de pessoas”, diz o executivo. O acesso facilitado a medicamentos com fitocanabinoides é hoje um dos desafios para milhares de pacientes no Brasil”, enfatiza William Grutter, fundador e CEO da Health Meds.

Na avaliação do fundador e diretor de Novos Negócios da Health Meds, Leandro Neto, a formalização da parceria é um fator de consolidação da trajetória que a labtech vem construindo no país, fruto de planejamento e inovação. “Entendemos que a chegada do Grupo Profarma potencializará o plano de expansão da companhia. É a chancela que faltava para continuarmos desenhando nosso caminho de sucesso, transformando de forma inovadora e positiva a vida de cada paciente e familiar”, comemora.

Em 2021, o Grupo Profarma comemorou 60 anos de mercado. Somente sua divisão de distribuição gerou faturamento de R$ 2 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 15,3% maior que no primeiro trimestre do ano anterior. Sobre a o acordo, Max Fischer, VP de Relações com Investidores e Finanças do Grupo Profarma, afirma que “o investimento está alinhado com a nossa estratégia de diversificação, com objetivo de gerar mais rentabilidade para a Companhia e assim mais valor para os acionistas.”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Tapajós beneficia 2,7 mil colaboradores com plataforma de treinamentos

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Plataforma de treinamentos

 

Líder do varejo farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós abre um novo horizonte para seus funcionários e colaboradores com uma plataforma de treinamentos. O programa já beneficiou 2,7 mil profissionais por meio da universidade virtual e capacitações presenciais, além de já ter assegurado a promoção de mais de 50 integrantes da equipe.

A iniciativa começou a ser idealizada antes mesmo da pandemia, no fim de 2019. “Mas a Covid-19 acabou servindo como motor para acelerar o projeto, que completa exatos dois anos neste início de junho. E a plataforma tem sido um meio fundamental para lapidar nosso time e oferecer reais oportunidades de ascensão dentro do grupo”, ressalta a coordenadora de desenvolvimento Elaine Araújo.

A plataforma está disponível para os profissionais atuantes nas quatro capitais onde o Grupo Tapajós mantém operações – Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Toda a elaboração e curadoria dos conteúdos fica a cargo dos próprios departamentos da companhia, com envolvimento direto da alta liderança.

Plataforma de treinamentos conta com diversos temas

Os treinamentos abordam desde assuntos de teor mais técnico, relacionados à patologia e mudanças na legislação, até orientações comportamentais sobre excelência no atendimento e marketing pessoal. A empresa estruturou até uma farmácia-modelo, que simula o ambiente da drogaria e coloca os colaboradores em contato com o dia a dia do atendimento em loja. “A proposta é incentivar funcionários de diferentes áreas a tomar decisões relacionadas à gestão do PDV, o que os permite vivenciar de perto os desafios enfrentados por outros membros da equipe”, avalia Elaine.

“Funcionários de diferentes áreas se veem obrigados a tomar decisões relacionadas à<< trocar a palavra OBRIGADOS por outra que faça o mesmo sentido, o restante das outras informações

“A essência do programa é a democratização do conhecimento. Operadores de caixa, garagistas e estoquistas, por exemplo, são selecionados para participar da capacitação com a ideia de se tornarem consultores de venda”, ressalta. Desde então, 90% dos 58 colaboradores formados na primeira turma já subiram pelo menos um degrau no organograma da empresa.

Universidade do Conhecimento

De autoria das equipes de marketing e de treinamento & desenvolvimento, a universidade corporativa assegura um ambiente de capacitação 100% virtual para todos os setores da companhia, com uma média de sete horas de qualificação por colaborador.

Os usuários podem participar de cursos gratuitos ligados a temas como comunicação, atendimento ao consumidor, administração e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os treinamentos também são segmentados de acordo com cargos e responsabilidades.

“A pandemia ampliou o nível de expectativas do consumidor em relação ao atendimento nas farmácias, além de exigir uma sinergia ainda maior com os fornecedores para evitar gargalos na operação e garantir competitividade. A universidade acompanha esse movimento, ao propiciar a formação de um time mais preparado e estimulado a ascender na carreira”, argumenta Fernando Ferreira, diretor comercial, de marketing e consumer experience.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Lucro da Viveo deve chegar a R$ 111 milhões com 17 aquisições

 

startup farmacêutica Boxifarma

O lucro da Viveo deve chegar a R$ 111 milhões entre 2022 e 2024, após a concretização de 17 aquisições em 17 meses. Essa é a estimativa traçada por Leonardo Byrro, CEO da holding especializada na distribuição e operação logística de medicamentos e produtos de saúde.

A companhia abriu capital em agosto do ano passado e obteve uma captação de R$ 1,8 bilhão, com a meta de acelerar a meta de ser uma espécie de one stop shop do mercado de saúde. Segundo informações do Valor Econômico, as expectativas da empresa giram em torno de R$ 12 milhões neste ano, R$ 67 milhões em 2023 e R$ 32 milhões em 2024. “São sinergias vindas de redução de custos, despesas gerais e administrativas”, avalia Byrro.

Em função dessa série de aquisições, a Viveo vem promovendo uma intensa remodelação de cargos diretivos e integrando a estrutura das empresas adquiridas em um só ecossistema. Uma das novidades é a nomeação de Vilson Schvartzman para a vice-presidência de distribuição, programas de suporte ao paciente e operações. O executivo ocupava o cargo de CEO da Profarma Specialty, que passou a fazer parte da companhia também em agosto de 2021.

Lucro da Viveo foi de quase R$ 100 milhões no 1º tri

Nos primeiros três meses do ano, o lucro da Viveo aproximou-se dos três dígitos e chegou a R$ 99,2 milhões, um avanço de 107,6% sobre o mesmo período do ano passado. O faturamento foi de R$ 1,9 bilhão.

Dona de marcas como Cremer e Mafra, a Viveo mantém atualmente quatro divisões de negócios. A maior fatia é da distribuição de medicamentos e artigos de saúde para clínicas e hospitais, que responde por 70%. A entrega de vacinas e reagentes representa outros 10%. Já as vendas para farmácias de produtos médicos, incluindo a Cremer, tem share de 12%.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico