As 20 maiores farmacêuticas do mundo faturam R$ 22 tri

MAIORES FARMACÊUTICASGlobalData, farmacêuticas, indústria farmacêutica
Foto: Freepik

Apesar das incertezas acerca do impacto das tarifas de Donald Trump sobre a indústria de medicamentos, as 20 maiores farmacêuticas do mundo seguiram crescendo no primeiro trimestre de 2025. Com avanço de 6% no faturamento em comparação com o último trimestre do ano anterior, essas companhias movimentaram US$ 3,9 trilhões (cerca de R$ 22 trilhões) no período.

“A capitalização de mercado avançou em 13 das 20 indústrias”, revela a analista sênior de fundamentos de negócios da GlobalData, Ophelia Chan. Dez companhias, inclusive, registraram incremento acima de 15%, entre as quais Vertex Pharmaceuticals, Gilead Sciences, Roche, Amgen e AbbVie. Por outro lado, a gigante Novo Nordisk retraiu mais de 20%.

Quem é quem no top 20 das maiores biofarmacêuticas?
(em bilhões de dólares de janeiro a março de 2025)

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Fonte: GlobalData

 

O sobe e desce entre as maiores farmacêuticas 

Sobe 

Na 12ª posição entre as maiores farmacêuticas do mundo, a Vertex Pharmaceuticals teve alta de 22% no período de janeiro a março. A indústria registrou quase US$ 127 bilhões (cerca de R$ 718,8 bilhões). O crescimento foi impulsionado pela alta na demanda por seu portfólio para fibrose cística e também pela aprovação do Journavx (suzetrigina) em janeiro.

Estimulada pela categoria de HIV, a Gilead Sciences apresentou aumento de 21,1%. Já a Roche relatou uma evolução de 18,5% devido ao seu acordo de licenciamento de US$ 5,3 bilhões (cerca de R$ 29,9 bilhões) com a Zealand Pharma, fechado no último mês de março. As vendas robustas de dez produtos, que cresceram acima dos dois dígitos, sustentou o crescimento de 17,7% na Amgen.

Desce

Na outra ponta, a Novo Nordisk registrou queda de 21,1% em sua capitalização de mercado. As justificativas foram o fraco desempenho nas vendas do Ozempic e Wegovy, aliada às preocupações com a concorrência do Zepbound, da Eli Lilly.

Os resultados registrados no estudo de Fase III do TROPION-lung01 puxaram a Daiichi Sankyo para baixo, com retração de 14,1%. Apesar do imprevisto, seu anticorpo datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) para o tratamento de câncer de mama pode reverter esse panorama.

Cenário futuro preocupa as maiores farmacêuticas

No entanto, as maiores farmacêuticas já demonstram apreensão com o cenário macroeconômico global. “O setor já projeta desdobramentos negativos das tarifas propostas pelo governo Trump. E a incerteza persiste quanto à probabilidade de novos cortes nas taxas de juros. Como resultado, a cautela deve aumentar em relação a investimentos em pesquisa e medicamentos inovadores”, finaliza Ophelia.

Medicamentos para obesidade protagonizam disputa nos EUA

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Medicamentos para obesidade
Após críticas por precificação, laboratórios querem se aliar a PBMs e plataformas de telemedicina / Foto: Freepik

Alvo de críticas devido à precificação alta, os medicamentos para obesidade estão levando as farmacêuticas para a mesa de negociações. Gigantes como Eli Lilly e Novo Nordisk têm se aproximado de programas de benefícios de medicamentos (PBMs) e plataformas de telemedicina para democratizar o acesso a essas terapias. As informações são do InfoMoney.

Nos Estados Unidos, ambos os tratamentos têm custo mensal elevado. O Wegovy é mais caro, com valor de US$ 1.349 (cerca de R$ 7,6 mil). Já o Zepbound é quase US$ 300 mais barato, chegando a US$ 1.086 (cerca de R$ 6,1 mil).

Mas, o preço mais elevado da Novo Nordisk não é um impeditivo para esses programas. A farmacêutica usa essa “gordura” para negociar com os demais players do canal farma norte-americano. Um exemplo dessas tratativas pôde ser visto ontem, dia 1, no portfólio da CVS Health.

Medicamentos para obesidade disputam espaço 

Na última quinta-feira, a CVS Health retirou o Zepbound de sua lista de medicamentos preferenciais. O movimento veio após a varejista alinhar condições especiais com a Novo Nordisk para a comercialização do Wegovy.

As negociações liberadas pela farmacêutica não foram reveladas, mas a manobra foi realizada para retomar parte do mercado perdido com a chegada do concorrente. O movimento, apesar de parecer pequeno, repercutiu nas bolsas.

As ações da Lilly caíram 12%, enquanto as da Novo, comercializadas na Dinamarca, fecharam em alta de 2,1%. Em paralelo, analistas do JP Morgan estimam que a mudança pode afetar até 26 milhões de pacientes.

O laboratório também liberou condições especiais para os clientes que compram na loja física sem seguro saúde e fechou acordos com plataformas como a Hims & Hers Health. Em ambos os casos, o medicamento sai por a partir de US$ 499 (cerca de R$ 2,5 mil).

Katiguá reforça portfólio com creatinas em sachê

Creatinas em sachê, Katiguá
Foto: Divulgação

Aliando praticidade, tecnologia e alta performance, a Katiguá apresenta suas novas creatinas em sachê, que complementam o portfólio da Linha KTG. As novidades incluem versões puras e combinadas com ativos estratégicos, como Q10, colágeno tipo II, biotina, magnésio quelato e beta-alanina.

As fórmulas foram desenvolvidas para atender diferentes objetivos de suplementação – da melhora na performance física até os cuidados com articulações, energia celular e saúde da pele. O produto está disponível em embalagens com 15 ou 30 unidades. “O objetivo é facilitar a rotina de quem busca desempenho com praticidade”, explica o diretor comercial e de marketing, Edson Oliveira

Linha KTG não se limita a creatinas em sachê

Além dos sachês, a Linha KTG da Katiguá também conta com versões em pote, para quem busca a embalagem mais tradicional do produto. Mas a suplementação não se limita à creatina.

A família também agrega BCAA, L-carnitina, cafeína, beta-alanina, glutamina e maca peruana, entre outras opções. “A linha foi pensada para entregar resultados reais com fórmulas concentradas, ingredientes de alta qualidade e versatilidade de consumo”, afirma Oliveira.

Distribuição: sistema próprio e distribuidores parceiros
Diretor comercial e de marketing: Edson Oliveira – edson.oliveira@katigua.com.br

Aspa Cosméticos inova com óleos gregos

ASPA COSMÉTICOS, ÓLEOS GREGOS
Foto: Divulgação

A Aspa Cosméticos traz lançamentos em dose dupla para o varejo farmacêutico. A marca especializada em tratamento capilar passa a contar com dois óleos gregos para reparo de pontas, um à base de semente de uva e outro com sementes de girassol.

Os produtos dispõem de ingredientes naturais para nutrir e reparar os fios.

Conheça mais detalhes dos óleos gregos da Aspa Cosméticos:

  • Sementes de Uva: rico em antioxidantes, vitamina E e ômega 6, proporciona brilho, maciez, hidratação intensa e melhor permeabilidade. Pode ser usado como protetor térmico e finalizador
  • Sementes de Girassol: Por meio de ativos como ômega 6 e 9, fortalece os fios, combate o ressecamento e o frizz e protege contra raios UV e poluição. Também é rico em ácidos graxos, composição ideal para quem sofre com couro cabeludo irritado.

Sistema de distribuição: Hello Distribuidora
Diretor de produtos e novos projetos: Thiago Pires –thiago.pires@aspacosmeticos.com.br

Disputa entre Andreani e Butantan vai parar na justiça

Andreani e Butantan
Retirada dos estoques será concluída após o final do contrato – Foto: Divulgação

O fim do contrato de armazenamento entre Andreani e Butantan está sendo discutido na esfera judicial. A empresa argentina de logística está contestando o resultado da última licitação, em que foi superada pela Simas Logística. As informações são do Valor Econômico.

Depois de apontar irregularidades na estrutura da concorrente e reclamar dos preços excessivamente baixos ofertados pela Simas, a Andreani anunciou que não receberá mais os insumos do instituto.

A decisão acontece em decorrência do final do contrato, que estava vigente até o dia 30 de abril. A Andreani ainda ressaltou que desde 17 de março, data de início do acordo entre o Butantan e a Simas Logística, seguiu recebendo e estocando os insumos utilizados na produção de vacinas. Esse fato, na visão da companhia, comprova a incapacidade da concorrente de cumprir o contrato.

Ainda de acordo com a empresa argentina, todo o estoque de insumos do instituto, o equivalente a 500 carretas, ainda está em suas instalações nas vésperas do final da parceria entre as companhias.

O Butantan negou as acusações de irregularidades na licitação, argumentando que o processo foi avaliado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (SP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e afirmou que a transferência do estoque será concluída até o final de maio.

“A Andreani Logística segue prestando serviços para o Instituto normalmente até o fim do contrato, em 30/04. Depois disso, será apenas feita a retirada de material, o que deverá ser concluído até o fim de maio. Cabe ressaltar, ainda, que o Butantan depende da disponibilidade da Andreani para a retirada dos palletts, uma vez que a nova contratada já tem condições de armazenar e operar com os materiais que hoje estão na Andreani”, declarou o Butantan em nota.

Contrato entre Andreani e Butantan foi renovado recentemente

A empresa argentina presta serviços ao Butantan por meio de licitações desde 2017, e teria seu último contrato encerrado em outubro de 2024, até que o instituto o renovou unilateralmente por seis meses para permitir a adequação da Simas Logística.

Em uma notificação extrajudicial enviada à Fundação Butantan no último dia 4, a Andreani afirma que vinha “executando os serviços de forma precária”, com a imposição do preço da Simas por parte do Butantan. A companhia destaca que disputou a licitação pelo valor de R$ 160,3 milhões, quase o dobro da proposta vencedora. Já a terceira colocada, AGV Logística, apresentou proposta de R$ 167,9 milhões.

“A Simas Logística foi indevidamente declarada vencedora (…) ofertando preço claramente inexequível e sem estrutura compatível com o cumprimento de todas as obrigações previstas no contrato administrativo”, afirma Favio Podjarny, diretor de Negócios Internacionais da Andreani.

 

Nivea aposta em linha de sabonetes em barra

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Foto: Divulgação

A Nivea apresenta sua nova linha Nutrição da Natureza, contendo quatro sabonetes vegetais em barra. A proposta é promover um cuidado completo da pele, para mantê-la limpa, macia e profundamente hidratada.

A fórmula desses novos produtos é livre de ingredientes animais, micro plásticos, sulfatos e parabenos. Reúne uma poderosa combinação entre manteigas e óleos com vitamina E, dermatologicamente testados.

São quatro opções de fragrâncias – óleo de jojoba & framboesa, manteiga de karité & lima da pérsia, óleo de abacate & camomila e manteiga de cacau & jasmin. Os lançamentos contêm espuma cremosa para aumentar a sensação de relaxamento durante o banho.

Sistema de distribuição: sistema próprio
Diretora executiva: karen.sanchez@beiersdorf.com

Projeto quer proibir uso de CPF nas farmácias

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CPF nas farmácias
Texto é de ex-deputado estadual, mas voltou a ser debatido na assembleia / Foto: Freepik

O uso de CPF nas farmácias está ameaçado em um Estado do Sul do Brasil e pode gerar precedente para o resto do país. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) estuda um projeto para proibir a prática de exigência do documento no momento da compra nesses estabelecimentos. As informações são do ND Mais.

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc voltou a debater um Projeto de Lei (PL) de autoria do ex-deputado estadual Jerry Comper (MDB). O atual secretário de infraestrutura e mobilidade do Estado propôs, em agosto de 2021, que as farmácias e drogarias deveriam informar “de forma adequada e clara” sobre a abertura de cadastro ou registro de dados pessoais do cliente. Caso haja descumprimento, o estabelecimento seria multado em R$ 5 mil.

A proposta (PL 285/2021) havia sido arquivada em fevereiro de 2023 mas, já no mês seguinte, foi desarquivada. Após quase dois anos parado, o texto voltou a caminhar no último dia 11 de fevereiro. Atualmente, ele aguarda o encaminhamento do ofício.

CPF nas farmácias também já foi tema no senado 

Em setembro, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), apresentou o Projeto de Lei 3.419/2024, que impunha restrições à concessão de descontos mediante identificação do cliente por meio do CPF. A proposta contava com alterações no Código de Defesa do Consumidor, visando a aumentar a segurança de dados da população.

O projeto está parado há quase nove meses na Comissão de Comunicação e Direito Digital, enquanto aguarda a designação de seu relator.  E o varejo já se mostrou contrário ao veto.

Em junho, o setor reagiu a uma nota técnica contrária a prática emitida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). No texto, a entidade questionou o compartilhamento de dados com prestadores de serviços e demais parceiros comerciais e a segurança das informações por parte das varejistas.

Na visão da Abrafarma, a nota técnica trouxe inconsistências e demonstrou desconhecimento, por parte da autoridade, das complexidades das operações envolvendo o uso de dados no setor farmacêutico.

“Em qualquer transação comercial ou de serviços, identificar corretamente o usuário é mandatório nos dias de hoje, e não é diferente no setor. Conhecer o hábito de consumo resulta em melhor planejamento de produção na indústria farmacêutica, na redução de ruptura, no planejamento correto de aquisição de estoques e na disponibilização de benefícios que reduzam os níveis de abandono do tratamento, que no Brasil beiram 54%”, opina o CEO, Sergio Mena Barreto.

Açomóveis traz inovação em mobiliário para farmácias

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Foto: Divulgação

A evolução do mobiliário para farmácias acompanha o próprio desenvolvimento do varejo farmacêutico. Com 47 anos de trajetória, a Açomóveis é uma das testemunhas dessa transformação e vem apostando em inovações para aprimorar a jornada do consumidor no PDV.

Das lojas escuras com prateleiras altas atrás do balcão, o layout foi mudando ao longo das décadas para gôndolas e prateleiras que realçam o produto e facilitam a visualização. E uma das novas tendências na arquitetura das farmácias é a mescla da já tradicional ferragem branca com o uso do MDF. Presente no portfólio da empresa, a solução traz mais requinte, aconchego e uma sensação de convívio com a natureza, que atenua os níveis de estresse e ansiedade.

A Açomóveis é especializada na fabricação de expositores especiais para o segmento farma, sejam gôndolas, prateleiras, balcões, vitrines, checkouts e displays. “Uma das novidades é a linha Steelwood, composta por aço, que imita madeira e revoluciona a forma de pensar o mobiliário das varejistas”, explica Marcelo Marques, CEO da divisão de farmácias.

Segundo ele, a linha concilia a beleza e o design da madeira com a resistência e durabilidade do aço em até sete vezes mais que a superfície tradicional pintada. “O resultado é um produto muito mais duradouro e que se torna um diferencial no PDV”, acrescenta o executivo. A empresa é a única do segmento a contar com essa tecnologia.

Versatilidade em mobiliário para farmácias

Um ambiente organizado e acolhedor na farmácia pode resultar em um maior retorno nas vendas, o que impõe cuidado redobrado com os detalhes. Para isso, a Açomóveis disponibiliza expositores próprios para cada tipo de produto, sejam medicamentos em geral, OTCs, dermocosméticos ou linhas de uso infantil.

“As gôndolas podem ser estruturadas com uma variedade de modelos de prateleiras, de acessórios, de cabeceira e seções de destaque, resultando em mobiliário de design moderno que imprime uma identidade única à farmácia”, acrescenta.

Independentemente de ter no portifólio o expositor ideal para o mercado farma, a companhia não replica os mobiliários já definidos no book de cada rede. Entre seus clientes, estão grandes empresas como Drogasmil, Farmácia Indiana, Grupo DPSP, Promofarma e RD Saúde.

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Sempre na vanguarda, a Açomóveis conta com linhas de expositores diferenciados e com capacidade para atender a todo o diferenciado público do mercado farma.  “Seja para reformar ou abrir uma nova loja, contamos com um time de especialistas e designers altamente capacitados para apresentar um projeto diferenciado que transforma a loja na melhor experiência de compra para os clientes”, ressalta Marques.

Amplo parque industrial

Fabrica 1
Foto: Divulgação

Com 30 mil metros quadrados, o amplo parque industrial da Açomóveis está baseado em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O atendimento às demandas do mercado varejista abrange o sistema de estocagem e o apoio à disposição na loja. A companhia também é a única do segmento Farmácia com certificação internacional de qualidade – a ISO 9001, desde 2015.

Além da qualidade já comprovada pelos seus clientes do varejo farmacêutico, a empresa se destaca com os diferenciais de agilidade, pontualidade, inovação e design diferenciado e versatilidade do mobiliário.

Governo altera regras para venda de medicamentos na Argentina

venda de medicamentos na Argentina
Proposta foi parcialmente aceita, alguns artigos ainda estão vigentes – Foto: Canva – Gerada com IA

Diversas leis que pautam o funcionamento da venda de medicamentos na Argentina foram suspensas pela Câmara do Contencioso Administrativo Federal. Grande parte dos artigos afetados pela decisão são parte do DNU 70, decreto que marcou o início do mandato de Javier Milei no país. As informações são do portal Pharmabiz.

A iniciativa partiu de uma medida cautelar proposta pela Confederação Farmacêutica Argentina (COFA), em parceria com a Federação Farmacêutica Argentina (FERARA), e foi parcialmente deferida por três juízes.

O texto original solicitava a suspensão de 13 artigos do DNU, mas três foram mantidos pela corte por falta de argumentos e provas. Um deles, criado após o pacote de mudanças emitido pelo presidente, também teve seu funcionamento garantido.

O que muda na venda de medicamentos na Argentina? 

Confira a lista de artigos suspensos pelo governo argentino:

  • 313 – que permitia a venda de medicamentos em canais diferentes das farmácias
  • 314 – que regulamentava a propriedade das farmácias, afirmando expressamente que elas poderiam ser constituídas por meio de qualquer pessoa jurídica permitida
  • 315 – relacionado à habilitação
  • 316 – que regulamentava o horário de funcionamento das farmácias, determinando que as lojas poderiam funcionar nos horários que quisessem sem qualquer restrição além da obrigação de comunicar as autoridades sanitárias
  • 317 – que determinava o que poderia ser vendido
  • 319 – que revogava vários artigos da Lei de Farmácia
  • 320 – que permitia que um farmacêutico fosse responsável por mais de uma farmácia
  • 321 – que descreveu quem comparece à farmácia quando o farmacêutico está ausente
  • 323 – que estabelecia que as farmácias poderiam dispensar receitas
  • 324 – que explicava quem deveria vender somente para farmácias e laboratórios

Confira os artigos mantidos pela Câmara:

  • 318 – relativos aos diversos arquivos digitais que as farmácias devem manter
  • 322 – vinculado aos certificados de autorização de estabelecimento
  • 325 – que impõe a obrigatoriedade do uso de livros eletrônicos e proíbe a alteração na ordem das vendas efetuadas
  • Criado posteriormente, a legislação que permite a exposição de medicamentos de venda livre nas prateleiras das farmácias também foi mantida

De acordo com a decisão, os autores argumentaram que a “desregulamentação” coloca em risco a saúde pública ao facilitar a venda de medicamentos sem controle profissional prejudica o papel do farmacêutico e o direito à saúde. “Ela repete políticas fracassadas da década de 1990, que não abaixaram os preços e geraram riscos à saúde”, diz um trecho do texto.

Dentalclean lança coleção do Stitch para adultos

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DENTALCLEAN, Stitch
Foto: Divulgação

A Dentalclean, marca referência nacional em higiene bucal há mais de 30 anos, apresenta sua mais nova linha licenciada – a Stitch Premium para adultos. A linha agrega funcionalidade, estilo e diversão. O Kit Premium Stitch Adulto é formado por uma escova, fio dental e gel visualmente brilhante, armazenados em um estojo temático do personagem. Outra opção é a Escova Leve 2, com cerdas mais suaves e ideal para quem está sempre na correria do dia a dia.

“Nosso objetivo foi criar um produto que fizesse sentido tanto funcionalmente como emocionalmente. O Stitch representa autenticidade, carinho e um toque de rebeldia”, afirma Leonardo Filoso, gerente de trade marketing da Dentalclean.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de trade marketing: Leonardo Filoso – leonardo.filoso@dentalclean.com.br