Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Lula pede mais agilidade da Anvisa na aprovação de medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

aprovação de medicamentos
Foto: Divulgação – BNDES

Durante a inauguração de uma fábrica da farmacêutica EMS, em Hortolândia-SP, Lula cobrou maior agilidade da Anvisa na aprovação de medicamentos. A crítica surgiu durante um discurso do presidente e foi provocada por uma reclamação de Carlos Sanchez, presidente da farmacêutica.

Lula não poupou palavras ao responsabilizar a agência por falta de remédios e mortes: “É preciso a Anvisa andar um pouco mais rápido para aprovar os pedidos que estão lá, porque não é possível o povo não poder comprar remédio porque a Anvisa não libera”.

“Quando algum companheiro da Anvisa perceber que algum parente dele morreu porque o remédio que poderia ser produzido aqui não foi produzido porque eles não permitiram, aí a gente vai conseguir que ela seja mais rápida e atenda melhor os interesses do nosso país”, disse o presidente.

Luiz Inácio ainda aproveitou a oportunidade para defender as vacinas e atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro, principalmente por sua atuação em meio à pandemia. De acordo com Lula, “pelo menos metade” das 700 mil mortes registradas no país são resultado das ações ineficazes de Bolsonaro.

Aprovação de medicamentos é afetada por greves

Duramente criticada pelo presidente, a Anvisa passa por uma crise que se arrasta há meses. Em junho deste ano, o Panorama Farmacêutico noticiou um alerta de greve da autarquia que preocupou o canal farma. Na oportunidade os servidores reivindicavam melhorias em diversos aspectos como reajustes salarias, novos planos de carreira, uma reposição do quadro de funcionários, que há anos convive com déficit.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!