Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Reposição de produtos é maior desafio na gestão de estoque

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

gestão de estoque

A angústia das farmácias com a gestão de estoque parece tão interminável quanto a imagem de um galpão. Em meio a um cenário de falta de medicamentos e pressões de alta sobre a cadeia de suprimentos, o problema ficou ainda mais evidente na última enquete do Panorama Farmacêutico.

Questionados sobre a maior dor de cabeça na gestão de estoque em uma farmácia, mais de 1,6 mil assinantes do portal se manifestaram. E 43% participantes da pesquisa destacaram como maior dificuldade o timing correto para a reposição dos produtos, enquanto 34% veem como barreira a estratégia de precificação do mix.

Somente 18% acreditam que a escolha dos melhores fornecedores é o principal obstáculo. A catalogação dos produtos recebeu apenas 5% das menções.

Gestão de estoque em evolução no canal farma

Um dos setores mais desafiados pelas transformações da pandemia, as farmácias e drogarias vêm conseguindo adaptar a gestão de estoque à maior demanda imposta pelo comércio digital e pelos serviços de saúde. Segundo estudo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em parceria com a KPMG, as perdas decorrentes de furtos, roubos, desvios, avarias e má gestão de estoque no mercado farmacêutico caíram de 1,28% para 0,89% sobre o faturamento total em dois anos. O percentual é inferior à média geral do varejo – 1,21%, considerando 11 segmentos estratégicos.

Porém, um sinal amarelo para o setor é o índice de ruptura, que teve queda em 2020, mas agora voltou a subir. Entre as razões estão as maiores dificuldades para acesso a insumos, que vêm levando à falta de medicamentos.

gestão de estoque

Nova enquete

A nova enquete que está no ar aborda outro vilão do varejo farmacêutico. A inflação compromete as operações, mas queremos saber onde ela impacta de maneira mais contundente. Participe e contribua para o debate.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!