Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mais lotes de medicamentos serão enviados a Santa Maria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Ministério da Saúde garantiu que lotes de quatro medicamentos contra a toxoplasmose serão encaminhados para Santa Maria, na região central do Estado. O envio irá reforçar os estoques da cidade.

– Aguardamos o envio de novos lotes para os próximos dias – relata o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, após reunião com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no final da tarde de ontem.

A quantidade ainda não foi definida. Uma equipe da Vigilância em Saúde da União ficará à disposição do município e do Estado para auxiliar na investigação sobre as causas para a doença ter se propagado e para definir quanto de medicamento a cidade necessita.

O mais recente relatório do Laboratório Central do Estado (Lacen), divulgado na sexta-feira, confirmou 21 casos da doença na cidade, sete deles envolvendo gestantes. Outras 47 pessoas que tiveram um primeiro diagnóstico positivo aguardam a confirmação do diagnóstico. O Hospital Universitário de Santa Maria também informou que está tratando 12 gestantes que tiveram a doença entre 1º de janeiro e 15 de abril.

AMBULATÓRIO PARA PACIENTES COM SINTOMAS

Um ambulatório foi criado na Casa 13 de Maio, no centro da cidade, para atender quem apresentar sintomas de síndrome febril (sinais que podem indicar toxoplasmose). No local, serão atendidas pessoas que já passaram por Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família ou Pronto-Atendimentos e que não sejam gestantes. Os atendimentos começam na sexta-feira.

No ambulatório, infectologistas irão dar atendimento a quem tiver os sintomas – não será feita triagem diante da ausência de características de síndrome febril. Após exame, quem for diagnosticado com toxoplasmose aguda será encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria. Conforme a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, o ambulatório irá criar mais vagas no município, específicas para esse atendimento.

A Casa 13 de maio fica na Rua Riachuelo, 364. Atendimentos já estão sendo agendados. O local é aberto ao público para orientações diariamente, das 7h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Fonte: Jornal Zero Hora

Artigo anterior
Próximo artigo

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress