Entidades do canal se unem em Manifesto pelas Agências Reguladoras


Diversas entidades do canal farma se tornaram signatárias do Manifesto pelas Agências Reguladoras, texto que busca expor empecilhos enfrentados por autarquias no Brasil e indicar possíveis ações de melhoria, pautando os debates que se iniciaram no Congresso Nacional.
A Casa Legislativa começou a debater recentemente o funcionamento de órgãos públicos como a Anvisa, que convive com constantes críticas por uma crise de ineficiência e lentidão. A agência sanitária chegou inclusive a ser cobrada pelo presidente Lula, em evento organizado pela EMS em agosto.
Medidas como a introdução de uma tecnologia de inteligência artificial, um movimento de aproximação ao detentor dos registros, uma parceria com o FDA, a criação de um novo órgão na instituição e a contratação de servidores por meio de um novo concurso público foram algumas das resposta do órgão ao episódio.
Manifesto pelas Agências Reguladoras evidencia pontos estratégicos
O texto, apoiado por entidades como a ABIIS, ABIMED, ABIMO, ABIFINA, ABIFISA, ABIQUIFI, ABRALDI, ABRASP, ACESSA, ALANAC, CBDL, Grupo Farma Brasil, Interfarma, PróGenéricos, Sinfar-RJ, Sindicis, Sindifargo e Sindusfarma, coloca-as à disposição para uma discussão aprofundada e expõe tópicos apontados como fundamentais por elas.
A garantia da autonomia institucional, os bloqueios orçamentários, a defasagem de servidores e a expertise técnica dos mesmos, medidas de transparência e relacionamento com a população, o setor de saúde e o funcionamento da Anvisa são alguns dos principais pontos indicados pelo manifesto para as discussões no Congresso.
Confira aqui o texto na íntegra aqui