fbpx
O maior canal de informação do setor

O mapa das farmácias por tamanho de cidade

1.896

O mapa das farmácias por tamanho de cidade

O mapa das farmácias por tamanho de cidade revela uma cesta de consumo ainda bem distribuída, apesar do contínuo avanço das redes frente aos PDVs independentes.

Com cobertura superior a 70% da população em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, as grandes varejistas que integram a Abrafarma representam 10,3% das mais de 87,6 mil farmácias existentes no país. Com mais de 8.900 lojas, somam 44% da receita do setor, sendo que a maior participação está em cidades acima de 300 mil habitantes.

Apesar desse domínio do grande varejo em relação ao faturamento, as farmácias associativistas, que fazem parte de grupos como Abrafad e Febrafar,  e as franquias ampliaram em quatro pontos percentuais a participação de mercado. Esse incremento é resultante da aposta na pulverização dos pontos de venda e reduzindo o share das independentes e das redes de médio e pequeno porte.

Nicho %/faturamento 2021 %/faturamento 2020
Abrafarma 44% 44%
Independentes 24% 26%
Associativismo/franquias 20% 16%
Outras redes 12% 14%

Dados: IQVIA

Metrópoles acima de 1 milhão de habitantes

As grandes redes detêm 61% do market share, seguidas das independentes, com 18% de participação. Os dados não refletem profundas alterações em relação aos anos anteriores, o que pode indicar uma saturação nos grandes centros.

Grandes cidades/300 mil a 1 milhão de habitantes

As grandes redes registram uma representatividade estável, mas dominam 51% desse municípios. As associações e franquias tinham 11% de participação e agora contam com 9%, muito em função da estratégia de pulverização da presença geográfica.

Cidades médias/50 mil a 300 mil habitantes

A participação das farmácias não sofreu muitas variações, com presença ainda predominante das grandes redes – 40%. As independentes mantiveram o market share de 25%, enquanto associações e franquias tiveram um ligeiro crescimento.

Cidades pequenas/ menos de 50 mil habitantes

Esse é o território onde as farmácias independentes sustentam sua resiliência, com 45% do market share em 2021. Porém, esse segmento registrava representatividade de 46%. As associativistas ensaiam um avanço nessas regiões, passando de 37% para 38%.

O mapa das farmácias por tamanho de cidade

O mapa das farmácias por tamanho de cidade
Dados: IQVIA

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação