Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estudo avalia o mapa das farmácias por tamanho de cidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

farmácias do Centro-Oeste

O mapa das farmácias por tamanho de cidade revela uma cesta de consumo ainda bem distribuída, apesar do avanço das redes frente ao varejo independente.

Com cobertura superior a 70% da população em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, as grandes varejistas que integram a Abrafarma representam 9% dos mais de 103,3 mil PDVs farmacêuticos existentes no Brasil. No entanto, as mais de 9,6 mil lojas das grandes redes somam 50% da receita do setor, sendo que a maior participação está em cidades acima de 300 mil habitantes. Os dados da Close-Up International consideram os últimos 12 meses até setembro.

Embora haja esse domínio, as farmácias independentes e o associativismo seguem resilientes, respectivamente com incremento de 16% e 14,4% no período. Já as redes cresceram 12%.

“Isso pode estar relacionado à valorização das lojas de bairro durante a pandemia, atrelada aos impactos da pressão inflacionária sobretudo nas cidades de menor poder aquisitivo, onde o pequeno e médio varejo concentra suas operações com foco claro na competividade dos preços”, acredita Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.

Uma novidade é a presença das farmácias genuinamente digitais, que totalizam 5% da receita.

Graficos

Como estão as farmácias por tamanho de cidade?

Metrópoles acima de 1 milhão de habitantes

As redes detêm 76% do market share, seguidas das independentes, com 18% de participação. “Os dados não refletem profundas alterações em relação aos anos anteriores, o que pode indicar uma saturação nos grandes centros”, comenta Paiva.

Grandes cidades/300 mil a 1 milhão de habitantes

As redes registram uma representatividade estável, mas dominam 68% desses municípios. Embora ainda com menor participação na comparação com as independentes (20%), o associativismo vem reforçando presença nesses municípios e concentram 12% do share.

Cidades médias/50 mil a 300 mil habitantes

As variações são nítidas quando esse grupo é dividido entre municípios abaixo e acima de 100 mil. Nas cidades menores, a representatividade das redes cai de 61% para 51%. Quem ocupa esse espaço é o associativismo, que supera em faturamento as independentes.

Cidades pequenas/ menos de 50 mil habitantes

Esse é o território onde as farmácias independentes sustentam sua resiliência, com 55% do market share.

Retail Projecoes

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress