O sucesso obtido com a linha de suplementos alimentares Supracorp, marca própria da Farmarcas, serviu de impulso para a ampliação do portfólio. A administradora de farmácias associativistas criou a Supracare, voltada para itens de varejo; e a Suprababy, direcionada ao mundo infantil.
O lançamento ocorreu durante o Encontro Farmarcas, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, e teve todo o estoque preparado para a pré-venda, que esgotou na própria Feira de Negócios que integrou a programação. “Trata-se de um reflexo do projeto que desenvolvemos com a Supracorp, que registrou R$ 69 milhões em vendas nos oito primeiros meses deste ano e tornou-se um case para a companhia, ao proporcionar rentabilidade para todos os players do segmento”, celebra o diretor comercial Fábio Chacon (foto).
Dados de mercado ajudam a corroborar a estratégia do grupo ao se enveredar no setor de private label. Esse gênero de produtos já faz parte da rotina de mais de 40% dos lares brasileiros, segundo estudo da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro). “Sempre fomos mais conservadores na decisão de criar uma linha própria. Mas ao apostarmos na categoria, buscamos um negócio que pudesse ser rapidamente vantajoso para nossos fornecedores, distribuidoras e associados”, ressalta o executivo.
A linha Supracorp nasceu em 2013 e hoje conta com 51 SKUs, entre vitaminas, minerais e polivitamínicos desenvolvidos pela Catarinense Pharma. “Foi uma parceria que elevou a farmacêutica à condição de uma das principais fontes de lucratividade para as redes da Farmarcas”, avalia Chacon.
Marca própria da Farmarcas deverá ter mais lançamentos
A operação de marca própria da Farmarcas seguirá em ritmo de lançamentos. Ao observar outras categorias que apresentam margens um pouco mais achatadas, surgiu a ideia de expandir a lista de produtos sob o guarda-chuva da Supra, alocando os polivitamínicos para o Supracorp.
Artigos infantis como fraldas e lenços umedecidos passaram a fazer parte do portfólio da Suprababy. E tudo que for relacionado ao chamado “varejinho”, incluindo algodão, curativos estéreis, hastes flexíveis, esparadrapo e fraldas geriátricas, comporá a Supracare.
Os itens das novas linhas já estão chegando às farmácias. A linha de fraldas é desenvolvida pela CCM. Já os produtos correlatos são concebidos pela Cremer, empresa pertencente ao ecossistema da Viveo. “Para 2025, a Farmarcas prevê o lançamento de protetor solar, termômetro e monitores para aferição de pressão arterial”, finaliza Chacon.