Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mau uso da make pode causar doença ocular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Doença ocular – Encontrar os amigos, passear em família ou ir a alguma festa. Em todos esses programas, os cuidados em estar com as madeixas arrumadas e uma make megaproduzida são constantes entre o público feminino.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Porém, o que poucas levam em consideração na hora de aplicar e retirar os cosméticos é que eles podem provocar danos à saúde. Segundo o médico oftalmologista Edmar Guedes, o mau uso da maquiagem pode prejudicar não apenas a pele, mas, especialmente, a saúde dos olhos. Isso porque a região ocular é sensível, e a retirada inadequada dos produtos pode trazer danos à visão.

São inúmeras as doenças que os cosméticos podem causar aos olhos, entre elas, a conjuntivite alérgica, dermatites palpebrais, blefarite, conjuntivite viral, bacteriana e fúngica (por contaminação dos produtos).

“É muito importante conhecer bem o produto que está sendo usado e não ficar muito tempo com os olhos maquiados, além de limpar adequadamente, de modo que não fiquem resíduos na região ocular”, afirma o especialista.

Cuidados

Para manter os olhos livres de doenças infecciosas e contagiosas, Edmar Guedes lista as principais dicas sobre a saúde dos olhos relacionada ao uso de maquiagem.

A pessoa deve optar por maquiagens hipoalergênica, compostas por produtos com menor potencial de provocar reações alérgicas. Na hora da produção, o ideal é aplicar a maquiagem diretamente nas pálpebras. Essa região contém glândulas que podem entupir, causando terçol e olho seco.

Brilho

O ideal é evitar produtos que contenham brilho em torno dos olhos. Conforme o oftalmologista, os componentes desse tipo de cosmético podem soltar partículas que provocam arranhões graves.

O uso de cílios postiços não é uma prática recomendada. A cola utilizada pode irritar os olhos. “Outra questão bastante relevante e que deve ser levada em consideração é não compartilhar os produtos. Esses cuidados reduzem consideravelmente os riscos de contaminação de doenças”, complementa o profissional.

Retirada

Além das dicas, o médico ressalta a importância de remover bem a maquiagem com produtos adequados.

Os demaquilantes específicos para a área dos olhos são os mais recomendados, por não conter álcool. Os shampoos infantis têm o mesmo efeito. Por isso, podem ser utilizados para o mesmo fim.

Para retirar corretamente o lápis e a máscara para cílios, basta aplicar o produto e massagear as pálpebras e os cílios suavemente para não correr o risco de irritar os olhos e enxaguar em seguida”, finaliza o Dr. Edmar Guedes.

SAIBA MAIS

Nos casos em que a pessoa apresenta qualquer tipo de doença ou alergia ocular, é necessário suspender o uso dos cosméticos comuns e recorrer aos hipoalergênicos, preparados para não causarem irritação;

É importante ficar atenta à data de validade dos produtos, pois sua composição contêm corantes e conservantes, entre outras substâncias com prazo de validade para agir. Após esse período, o produto pode ser contaminado com fungos e bactérias;

Ao perceber algum tipo de reação alérgica, é fundamental consultar um oftalmologista para iniciar o tratamento da inflamação e saber, de fato, sua origem.

Fonte: Jornal Floripa

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/01/hypera-pharma-conclui-compra-de-portfolio-da-takeda/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress