Um novo medicamento contra diabetes tipo 2 recebeu a aprovação da Anvisa. O Jardiance® Duo (empagliflozina + cloridrato de metformina) foi desenvolvido a partir de uma parceria entre as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly.
O novo medicamento é uma combinação fixa de empagliflozina e metformina, em adição a dieta e exercício físico. Destina-se a pacientes cuja glicemia não foi adequadamente controlada com metformina ou empagliflozina isoladamente ou em combinação com outros medicamentos redutores de glicose, quando o tratamento com ambos os remédios for apropriado ou quando os pacientes já utilizam os fármacos de forma separada .
“Jardiance® Duo chega para completar o portfólio da Boehringer Ingelheim de medicamentos focados no sistema cardio-renal-metabólico. Com isso, reforçamos nosso compromisso de levar novas e modernas opções terapêuticas para os vários tipos de paciente.“, ressalta Dra. Thais Mello, diretora médica da Boehringer Ingelheim.
A empagliflozina é um inibidor de cotransportador sódio-glicose 2 que demonstrou redução de 38% no risco de mortalidade cardiovascular e de 35% em mortalidade por todas as causas em pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular aterosclerótica. Em análise posterior, demonstrou também redução no risco de início ou piora da nefropatia em 39% com empagliflozina.
Já a metformina é amplamente recomendada nas diretrizes para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 desde o diagnóstico inicial. “Além de todos os benefícios, é preciso destacar que com essa nova opção terapêutica proporcionamos uma maior aderência ao tratamento e, claro, uma posologia ainda mais adequada”, afirma a Dra. Fernanda Pimentel, diretora médica da Eli Lilly do Brasil.
Medicamento contra diabetes tipo 2: previsão de vendas
Disponível nas doses de 5mg/850mg, 12,5/850 e 12,5/1000 de empagliflozina/metformina, Jardiance®Duo segue para aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e posterior importação. A previsão é que esteja disponível nas farmácias e drogarias de todo o país nos próximos meses.
Radiografia do diabetes tipo 2
- É o tipo mais comum da doença, responsável pela grande maioria (cerca de 90%) dos casos de diabetes em todo o mundo.
- Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento. É caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células pancreáticas
- Diabetes e glicemia elevada estão associados a uma duplicação do risco de doenças cardiovasculares
- Pacientes com diabetes tipo 2 têm a incidência de doença cardiovascular e de acidente vascular isquêmico aumentada em duas a quatro vezes, e a mortalidade aumentada em 1,5 a 3,6 vezes