Um novo medicamento contra o câncer passará a estar disponível no Brasil por meio de uma parceria entre a Adium e a Regeneron.
Pelo acordo, a Adium distribuirá no país o Libtayo (cemiplimabe), remédio fabricado pela Regeneron e usado no combate de formas avançadas de câncer de pulmão não pequenas células, de pele não melanoma e de cervical.
O laboratório, anteriormente conhecido como Zodiac, já mantém uma unidade de negócios dedicada a tratamentos oncológicos, mas o Libtayo chega para ser o carro-chefe de sua atuação no Brasil.
O medicamento foi aprovado pela Anvisa em 2019 e, dois anos depois, recebeu novas indicações.
Medicamento contra o câncer trata versão recorrente e letal
O tumor tratado pelo cemiplimabe é considerado um dos tipos de câncer de pulmão com maior incidência e letalidade. Entre os homens, é o mais comum e mais letal. Já entre as mulheres, o tumor é o terceiro em número de casos, mas o segundo mais fatal.
De acordo com o Inca, apenas no Brasil, 32 mil novos casos são diagnosticados todos os anos e quase 29 mil mortes são registradas. Na maioria dos casos o tumor está associado ao tabagismo, afetando inclusive fumantes passivos, ou à exposição de produtos químicos.
Os primeiros sintomas só costumam aparecer já no estágio mais avançado da doença. São eles:
- Bronquite recorrente
- Dor no peito
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Pneumonia recorrente
- Rouquidão
- Tosse persistente