Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Novo medicamento para obesidade reduz até 22,5% de peso

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

medicamento para obesidade

Um novo medicamento para obesidade ajudou os pacientes a perderem, em média, 22,5% de seu peso corporal em 72 semanas. O resultado é muito superior ao de outros medicamentos para perda de peso e semelhante ao obtido por meio da cirurgia bariátrica. A conclusão é baseada em dados preliminares de um estudo clínico fase 3 desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, divulgados na última semana.

O estudo recrutou 2.539 participantes e foi o primeiro ensaio de registro global de fase 3 que avaliou a eficácia e segurança da tirzepatida em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade, que não têm diabetes. A redução média de peso para os indivíduos foi de 16% na dosagem de 5 mg, 21,4% na dosagem de 10 mg e 22,5% na dosagem de 15 mg em comparação com o placebo.

Além disso, 89% e 96% dos indivíduos que estavam tomando 10 mg e 15 mg da tirzepatida, respectivamente, alcançaram pelo menos 5% de redução do peso corporal em comparação com 28% daqueles que tomaram o placebo.

Aproximadamente 55% dos indivíduos que tomaram a dosagem de 10 mg e 63% que tomaram a dosagem de 15 mg alcançaram pelo menos 20% de redução do peso corporal em comparação com 1,3% daqueles que tomaram o placebo. Além disso, 32% dos indivíduos que tomaram a dose de 5 mg obtiveram pelo menos 20% de redução do peso corporal, o que não foi controlado para erro tipo 1.

Medicamento para obesidade ainda é experimental

“A obesidade é uma doença crônica que muitas vezes não recebe o mesmo padrão de cuidados que outras condições, apesar de seu impacto na saúde física, psicológica e metabólica, que pode incluir aumento do risco de hipertensão, doenças cardíacas, câncer e diminuição da sobrevida. A tirzepatida proporcionou reduções impressionantes de peso corporal, o que pode representar um importante passo para ajudar a tratar esta doença complexa”, afirma Louis J. Aronne, diretor do programa abrangente de controle de peso do Weill Cornell Medical Center e investigador principal do estudo.

“A tirzepatida é o primeiro medicamento experimental a entregar mais de 20% de perda de peso em média em um estudo de fase 3, reforçando nossa confiança em seu potencial para ajudar pessoas que vivem com obesidade”, disse Jeff Emmick, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Lilly.

A Lilly continuará a avaliar os resultados do estudo clínico SURMOUNT-1, que serão apresentados em uma próxima reunião médica e publicados em uma revista científica. Estudos adicionais estão em andamento para a tirzepatida como um tratamento potencial para obesidade ou sobrepeso. O estudo fase 3 começou no final de 2019 e recrutou mais de 5.000 pessoas com obesidade ou sobrepeso em seis ensaios clínicos, quatro dos quais são estudos globais.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!