Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamento para tratar puberdade precoce chega ao SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

puberdade precoce

O Ministério da Saúde acaba de aprovar a incorporação, na rede pública, de um remédio inovador para o tratamento da puberdade precoce central (PPC). O acetato de leuprorrelinaEligard 45mg® foi desenvolvido pela Zodiac.

A atualização dos protocolos clínicos da doença no Ministério passou também pela análise da Conitec, que recomendou a aplicação subcutânea do medicamento em pacientes com idade igual ou superior a dois anos.

“É importante destacar que o medicamento tem se mostrado seguro e eficaz, de forma similar a outras apresentações com intervalos menores previamente utilizadas (mensal ou trimestral), explica o endocrinologista pediátrico Carlos Alberto Longui, coordenador da Unidade de Endocrinologia Pediátrica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP.

Puberdade precoce: doença rara, mas com indícios de alta

A puberdade precoce central é o desenvolvimento prematuro de caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos de idade em meninas e antes dos 9 anos em meninos. É resultante do aumento da secreção do hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH), qie estimula a secreção hipofisária dos hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), determinando a produção precoce de esteroides sexuais pelos ovários e testículos. A puberdade precoce é considerada uma doença rara, sendo de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas quando comparadas aos meninos.

Apesar de rara, a doença ganhou mais preocupação de especialistas a partir da pandemia e do maior número de casos de ansiedade entre adolescentes. Um estudo preliminar do Hospital Infantil Bambino Gesù, em Roma, constatou que os casos mais que dobraram em um ano, saltando de 118 em 2019 para 246 em 2020 na unidade de endocrinologia.

Pacientes com evidência clínica de puberdade precoce devem realizar exames hormonais de LH e FSH e raio-X de mãos e punhos para idade óssea.

O tratamento da puberdade precoce central é feito com agonistas do GnRH, como a leuprorrelina. Estes medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e promover a completa ou parcial regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocidade de crescimento e a progressão da idade óssea. Seu efeito permite reduzir ou evitar a perda estatural, além de prevenir desajustes psicossociais relacionados à antecipação puberal.

O Eligard® 45 mg é a primeira e única leuprorrelina de uso subcutâneo, com apresentação semestral (24 semanas) para o tratamento da PPC, proporcionando o conforto de poucas aplicações durante o ano. Além disso, oferece agulha adequada para injeção subcutânea gerando comodidade na hora da aplicação em crianças.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress