Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamentos para azia podem aumentar risco de contrair Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamentos para azia podem aumentar moderadamente o risco de contrair a Covid-19 , aponta um estudo publicado pelo Jornal Americano de Gastroenterologia. Segundo os dados online coletados de mais de 86 mil pessoas, sendo que 3,3 mil delas testaram positivo para a doença, os indivíduos que tomam inibidores da bomba de prótons (IBPs) têm até 3,7 mais chances de contrair a doença.

O estudo não assume a causa e efeito entre os medicamentos IBP e a Covid-19; apenas destaca uma ligação potencial entre eles. Para determinar se pacientes que tomam inibidores de bomba de prótons têm mais chances de contrair a Covid-19, médicos teriam que examinar o histórico médico de diversos pacientes que testaram positivo para a doença e encontrar um número desproporcional.

Segundo o autor do estudo, Dr. Christopher Almario, as pessoas não devem parar de se medicar com IBPs por conta dos resultados. Para o especialista, que também é professor de medicina em uma academia sem fins lucrativos de Los Angeles, o estudo precisa de confirmação.

“Muitos americanos tomam IBPs para controlar refluxo gástrico e azia”, afirma ele. “Eles não devem interromper o uso ou reduzir a dose sem consultar um médico”.

“A última coisa que queremos é criar pânico por questões desnecessárias”, disse o Dr. Dhyanesh Arvind Patel, gastroenterologista e professor na Universidade de Medicina de Nashville. “O estudo mostra que há uma relação desconhecida entre os usuários de IBPs e a contração da Covid-19. Mas isso pode não ter relação com o medicamento”.

Fonte: IG

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/09/remedio-para-artrite-vai-a-ultima-fase-de-testes-em-casos-de-covid-19/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress