Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamentos podem causar disfunção sexual

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A disfunção sexual pode sim ser induzida por doenças ou devido a medicamentos

Diversos fatores atrapalham a função sexual. As causas podem ser de origem pisicológica, social e ou biológica, como doenças e ou uso de medicamentos.

Segundo a ginecologista Fabiene Bernardes Castro Vale, integrante do comitê de Sexologia da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), a disfunção sexual pode sim ser induzida por doenças ou devido a medicamentos. Pode haver uma disfunção no desejo, da excitação, do orgasmo e ou dor em pacientes que tem alguma doença e ou faz uso de alguns medicamentos, apontou.

Ela explica que os medicamentos antipsicotrópicos (usados para distúrbios psiquiátricos), alguns anti-hipertensivos (usados para combater a hipertensão) e alguns hipoglicemiante oral (usados para o tratamento do Diabetes), por exemplo, podem influenciar a resposta sexual e levar a uma disfunção sexual. Os medicamentos, por exemplo, usados para depressão podem inibir o domínio do desejo sexual, podendo provocar um transtorno do desejo sexual hipoativol, argumentou Fabiene.

Para os pacientes que precisam dessas medicações, a médica lembra que para tudo existe solução. No mercado existem os antídotos. São outros medicamentos que, se associados aos outros impedem o bloqueio completo da função sexual, comentou a ginecologista.

A médica, especialista em sexologia, lembra da importância de conversar com o médico, caso o indivíduo observe alguma mudança na vida sexual após iniciar o uso de um desses medicamentos. É importante deixar claro que não se deve interromper a medicação por conta própria. Somente o médico que o acompanha pode avaliar e fazer as adaptações necessárias na prescrição e buscar alternativas para o tratamento de saúde que não interfira na qualidade da vida sexual do paciente, alertou Fabiene Bernardes Castro Vale.

Fonte: Diário do Aço


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/15/profarma-specialty-busca-ampliacao-nas-regioes-norte-nordeste-e-sul/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress