Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Preço dos medicamentos tem alta de 3,06% em junho

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamentos
Foto: Canva

Levantamento feito pela Precifica revela que o preço dos medicamentos apresentou uma alta de 3,06% em junho na comparação com maio de 2023. A pesquisa levou em conta o Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce (IPM-COM) e envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em seis grandes redes farmacêuticas, na região metropolitana de São Paulo, com atuação por meio de e-commerce.

Os antiparasitas foram os medicamentos que registraram o maior aumento de preço, 84,53%. Mas deve-se considerar que em maio este grupo foi o único com queda nos valores de venda, -34,04%. Possivelmente, a redução ocorreu por causa de descontos e agora o setor precisou realinhar, resultando neste percentual fora do ponto. Um outro fator importante para o aumento de preços dos antiparasitas é a chegada do período de férias escolares, quando pais tendem a reforçar doses de vermífugos e antiparasitários em seus filhos.

Na segunda posição estão os antissépticos (6,84%), seguidos dos anticoncepcionais (2,72%), dos antidiabéticos (2,36%), dos anti-histamínicos (2,30%) e dos analgésicos (1,58%). Quanto aos medicamentos que mais baixaram de preços, a pesquisa aponta que os anti-hipertensivos tiveram a maior redução (-2,52%). Na sequência estão os relaxantes musculares (-1,84%) e os antigripais (-0,39%).

Variação no preço dos medicamentos requer atenção das farmácias

De acordo com o IPCA-15, divulgado pelo IBGE no dia 27 de junho, o grupo “Saúde e cuidados pessoais” subiu 0,19%.  A diferença acentuada se explica pelo fato de o índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. De qualquer forma, o aumento registrado na amostra da Precifica e a alta verificada pelo IBGE, além da gangorra de preços mês a mês, mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

“Acompanhar o sobe e desce dos preços não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de soluções de pricing, que são capazes de fazer o monitoramento em tempo real e analisar dados externos e internos para sugerir preços mais convidativos aos clientes, extraindo a melhor rentabilidade possível”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress