Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamentos vencidos e animal morto são encontrados em clínica veterinária em Uberaba

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma clínica veterinária no Residencial Abel Reis, em Uberaba, foi autuada depois que medicamentos e equipamentos veterinários vencidos e até um animal morto foram encontrados no local. Um processo administrativo foi instaurado.

A empresa não teve o nome divulgado, pois tem dez dias para apresentar defesa, segundo o chefe de Fiscalização da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba, Anderson Félix.

A fiscalização para apurar possíveis irregularidades foi realizada nesta quarta-feira (22) por equipes do Procon Uberaba com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

Policiais militares foram chamados para comparecer à clínica por comparecemos a clínica por agentes de fiscalização de Procon. “Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Anderson Fêlix da Silva, eles receberam denúncia anônima dando conta que na clínica estaria ocorrendo diversas irregularidades, dentre elas maus tratos.

A polícia afirma que fez a verificação das denúncias, com o agente de fiscalização do Procon, Leandro Jose da Costa Pinheiro, e o fiscal do Procon Estadual, Wellington Lobão Lopes, além de outros fiscais. Durante a fiscalização, a equipe constatou que no interior da clínica tinha um animal (gato) morto dentro de uma geladeira, sendo relatado pela proprietária do estabelecimento que o animal era de propriedade da clínica e que ele teria morrido no dia anterior e que a empresa responsável pelo recolhimento ainda não teria deslocado para recolher o bicho, sendo recolhido após a chegada deles pela empresa Ecotga.

Também encontraram aproximadamente 104 medicamentos diversos, fechados e abertos, utilizados em animais com data de validade vencida, dentre essas datas do ano de 2012, 2013, 2017, 2018 e 2019.

Diante dos fatos, os medicamentos foram apreendidos pelos agentes de fiscalização e posteriormente serão descartados pela Vigilância Sanitária. Foi lavrado um auto de infração também pelos agentes de fiscalização para o estabelecimento pelas irregularidades constatadas, sendo eles orientados, e os fatos registrados para outras providências cabíveis posteriormente.

Segundo o Procon, a clínica foi autuada por manter, na área de atendimento aos animais, diversos medicamentos e equipamentos veterinários com data de validade vencida, alguns com registro de vencimento em 2012. No local também havia um gato morto dentro de um saco em situação de não acondicionamento.

Cópias dos procedimentos serão encaminhados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) para apuração ética da infração e aos demais órgãos ambientais para providências.

A proprietária da empresa diz que a clínica recebe remédios para doar a ongs e quem faz a análise se estes medicamentos podem ser utilizados são as próprias ONGs. Quanto ao gato encontrado dentro da geladeira, a proprietária afirma que o animal está na clínica a mais de três anos e é de estimação e como morreu queria dar um tratamento digno a ele, levando seu corpo para um local adequado. Porém, a empresa que faz o recolhimento de animais neste caso não pode ir no dia e o procedimento correto é guardar em uma geladeira, que não é a usada para alimentos, e, sim, para este fim.

Fonte: Jornal de Uberaba

Veja também:https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/16/mentir-para-o-ginecologista-por-que-isso-pode-estragar-sua-vida-sexual/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress