O mercado de medicamentos genéricos vive um bom momento em todo o país. Na região Norte, segundo estudo da PróGenéricos a partir de dados da IQVIA, a categoria representou cerca de 30% das vendas realizadas em 2023.
Segundo o presidente da entidade, Tiago de Moraes Vicente, ao todo foram comercializadas mais de 100 milhões de unidades na região nos últimos 12 meses, um crescimento de 4,42% em relação ao mesmo período de 2023.
As vendas foram lideradas pelo Pará, com 46 milhões de itens; Amazonas, com 19 milhões; e Rondônia, com 13 milhões. Entre os medicamentos, os favoritos dos consumidores são a losartana, nimesulida, sildenafila, dipirona sódica e amoxicilina.
Mercado de medicamentos genéricos cresce no Sul
Na outra ponta do país, todos os Estados do sul já apresentam uma participação superior a 40% dos genéricos em suas vendas.
“Este aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios desta classe de medicamentos”, comenta Vicente.