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Compras do mercado institucional diferem na esfera pública e privada

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Compras do mercado institucional diferem na esfera pública e privada

O segmento de medicamentos hospitalares e de especialidades movimentou 628 milhões de unidades e R$ 65 bilhões em vendas no Brasil nos últimos 12 meses (dados até abril deste ano). O montante representa 40,3% do total do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro, que somou no período R$ 158 bilhões.

Conhecido como non-retail, o setor é responsável pelo consumo e venda de medicamentos e insumos hospitalares junto à esfera institucional, como hospitais, clínicas, unidades de saúde públicas e privadas. As distribuidoras atuantes no mercado institucional detêm hoje 19,1% de participação frente aos 14,1% de instituições públicas que compram diretamente de laboratórios farmacêuticos.

Os dados são da IQVIA e foram encomendados pela ABRADIMEX, que congrega as 17 maiores distribuidoras de medicamentos especializados, excepcionais e hospitalares do país e responde por 70% do market share do segmento.

“Os números mostram claramente a importância crescente da distribuição de medicamentos especiais frente aos desafios do mercado institucional. O abastecimento do mercado será crítico daqui em diante e cada vez mais distribuidores que atendem o segmento de especialidades terão um papel estratégico”, afirma Cesar Bentim, diretor de Relacionamento com Parceiros Estratégicos na IQVIA.

O desempenho das áreas terapêuticas de medicamentos especiais

A venda de vacinas contra a Covid-19 foi a grande responsável pelo salto de faturamento e unidades com comercialização direta dos laboratórios para provedores ou pagadores institucionais. No ano anterior (até abril de 2021), o mercado brasileiro teve 556 milhões de unidades negociadas e R$ 49 bilhões em vendas.

O setor público lidera compras de medicamentos de HIV e vacinas de toda ordem. Está à frente também de classes terapêuticas como de anticoagulantes (89%), cardiovasculares (71%), imunológicos (62%) e gastroenterais (59%).

Na esfera privada, os medicamentos oncológicos respondem por 84% das vendas, contra 16% no setor público, totalizando R$ 14,5 bilhões. Soluções hospitalares (74%) e remédios para trombose (69%) também somaram bons resultados nas vendas.

Classe terapêutica Privado Público Vendas R$
Vacinas 4% 96% 19,1 bi
Oncologia 84% 16% 14,5 bi
Imunologia 38% 62% 6,3 bi
Sistema Nervoso Central 53% 47% 3,5 bi
Anti-infecciosos/ Fúngicos 67% 33% 3,4 bi
Muscular/Esquelético 68% 32% 1,8 bi
Gastro 41% 59% 1,5 bi
Hormônio 52% 48% 1,4 bi
Coagulação de sangue 11% 89% 1,4 bi
Trombose 69% 31% 1,1 bi
Cardiovascular 29% 71% 1,1 bi
Soluções hospitalares 74% 26% 0,9 bi
HIV 0% 100% 0,9 bi
Ginecologia/ Urologia 68% 32% 0,8 bi
Outros 58% 42% 7,2 bi

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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