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Como superar os desafios para competir com as grandes redes

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Como superar os desafios para competir com as grandes redes

Fechar bons negócios, qualificar mão de obra e ter estratégias de marketing bem definidas são os principais desafios que as farmácias independentes enfrentam em uma competição com as grandes redes. Estas foram as conclusões da última enquete do Panorama Farmacêutico, que registrou a participação de 3.143 profissionais do canal farma. A alternativa “Todas as anteriores” contou com 62% de participação, totalizando 1.953 votos.

Poder de negociação foi apontada por 595 participantes (19%), seguida da capacitação de equipe, que teve 320 votos (10%). Já para 275 pessoas (9%), as estratégias de marketing são a principal barreira.

Estratégias para competir com as grandes redes

A equipe de reportagem conversou com Paulo Gomes, VP de Relacionamento com o Mercado na Retail Farma Brasil e diretor geral da enter/Varejo, que ressalta o modelo associativista como alternativa de competitividade. “O varejo farmacêutico independente parece ter encontrado a fórmula a partir do momento em que se percebe a evolução do negócio das federações e associações como a Febrafar, a Abrafad e a Aprofar”, afirma.

Segundo o consultor, as farmácias independentes foram aparelhadas pelas associações com ferramentas que antes só eram utilizadas pelas grandes redes, como CRM, softwares de gestão, o próprio desenvolvimento do digital e a oferta dos protocolos para os serviços clínicos.

Mas, quando se olha para médio e longo prazo essa evolução esbarra em uma barreira que é super relevante para o desenvolvimento do negócio, que é a capacitação. “O independente ainda precisa despertar para o fato de que a manutenção do crescimento só ocorrerá a partir da profissionalização dos seus times de loja (gerentes farmacêuticos e balconistas) e gestores de compras”, ressalta Gomes.

Nesse ponto, programas de gestão de categorias e ferramentas de trade são fundamentais para a capacitação das equipes. “Isso ajuda a aproximar o pequeno varejo da indústria, com ações de marketing e trade marketing que anteriormente só eram direcionadas às grandes redes”, finaliza Gomes.

QUAL O MAIOR DESAFIO PARA COMPETIR COM GRANDES REDES. 1

Nova enquete

A nova enquete que está no ar aborda quais estratégias as empresas estão adotando para uma das principais e mais importantes datas do varejo, a Black Friday. Negociando com parceiros para obter ofertas atrativas? Capacitação  da equipe com foco nas ações estabelecidas? Ajustar marketing e comunicação para a data? Ou ter logística ajustada para o volume de vendas?

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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