Novembro azul: mês de combate ao câncer de próstata

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

câncer de próstata

Novembro Azul é o mês dedicado ao combate ao câncer de próstata. Todo ano, nesta época, muitas ações são realizadas para conscientizar a população sobre a doença e os meios que existem para detectá-la. O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens no Brasil, depois do câncer de pulmão.

A história do Novembro Azul se iniciou em 2003 com o nome de “Movember” pois a campanha incentivava os homens a deixarem os bigodes no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, para demonstrar apoio à causa. O nome Movember veio da mistura de “Moustache” (bigode) e “November” (novembro). No Brasil, a campanha começou a ser trabalhada em 2008.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer diagnosticados entre os homens. É uma doença que se desenvolve na próstata, uma glândula que fica entre a bexiga e o ânus e que produz um líquido que protege e nutre os espermatozoides.

A doença frequentemente tem poucos sintomas nos estágios iniciais, mas à medida que avança, os homens podem começar a sentir dificuldade ao urinar, dor na região pélvica e nas pernas, sangue na urina, entre outros sintomas.

A importância do exame de próstata

O exame de próstata é muito importante para diagnosticar precocemente a doença. Ele pode ser feito anualmente após os 45 anos de idade ou a partir dos 40 anos se entre os parentes próximos houver casos de câncer de próstata, pois isto aumenta o risco em até 70%.

Os tratamentos disponíveis para o câncer de próstata dependem do estágio em que a doença foi detectada. Os métodos mais comuns são a radioterapia, a cirurgia, a quimioterapia e a terapia hormonal.

Prevenção e cuidados

A prevenção do câncer de próstata é muito importante para evitar a progressão da doença. Para isso, é necessário manter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, não fumar, evitar o excesso de álcool e realizar exames de próstata com frequência.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress