Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias registram apenas mil casos positivos de covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

casos positivos de Covid-19

Pela 14ª semana consecutiva o número de casos positivos de Covid-19 vem caindo vertiginosamente nas farmácias. Exatamente 1 mil resultados foram detectados no período de 26 de setembro a 2 de outubro. Como parâmetro, na última semana de junho o total de diagnósticos superou 70,4 mil.

O percentual sobre o volume de 15.498 atendimentos foi de 6,45%, o menor índice desde o início das testagens em 2020 e também o mais distante do mês de maior pico. Em janeiro, a chegada da variante ômicron acarretou mais de 319 mil testes positivos.

“O resultado mostra a relevância das farmácias como ponto de cuidado de atenção primária e o seu papel no monitoramento da Covid-19 no país. Nosso estudo semanal tem ajudado o Ministério da Saúde a elaborar as estratégias de combate à doença”, avalia Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Curva de casos positivos de Covid-19 em queda livre

Depois do boom de casos em janeiro e uma redução gradual nos meses seguintes, o número de testes positivos teve alta em junho. Mas a partir de julho, a curva seguiu em queda consistente. Em setembro, o total de infectados foi mais de cinco vezes inferior ao de agosto.

Desde a implementação desse serviço, em abril de 2020, as farmácias brasileiras promoveram 19.471.109 testes rápidos. Os resultados positivos somaram 4.540.419 (23,32%), contra 14.930.690 negativos (76,68%).

casos positivos de Covid-19

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!