Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ministério da Saúde reitera que não há caso de coronavírus no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais recuou e agora descarta a existência de um caso suspeito do novo coronavírus em Belo Horizonte. Isso pôs fim à divergência com o Ministério da Saúde, que desde esta quarta (22) afirmava não haver nenhum caso no Brasil.

A divulgação do primeiro possível caso suspeito do novo coronavírus só foi feita na quarta-feira, mas, desde a semana passada, o Ministério da Saúde disse que já tinha sido notificado de cinco possíveis casos: no Distrito Federal, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e em Minas.

A paciente está internada em Belo Horizonte num hospital que é referência estadual em doenças infectocontagiosas. Ela esteve em Xangai, na China.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Na quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde chegou a publicar uma nota sobre a suspeita e nesta quinta voltou atrás, dizendo que “neste momento, este caso não atende ao critério de caso suspeito para o novo coronavírus”.

O Ministério da Saúde explicou que, para ser considerado um caso suspeito, o paciente precisa ter sintomas da doença, como febre, tosse, dificuldade para respirar, ter viajado para um local com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas. A pessoa precisa, também, ter tido contato com paciente com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. São todos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Brasil pelo critério da OMS. Isso gera muita confusão e gera muito pânico na população, em familiares, em pessoas que vão viajar, nas cidades, e eleva a carga de trabalho para o nosso serviço de epidemiologia”, disse Júlio Henrique Croda, secretário substituto de Vigilância em Saúde.

Ainda segundo o ministério, o risco da doença no Brasil é considerado baixo. Mesmo assim, já está funcionando, desde quarta-feira (22), o Centro de Operações de Emergência, para preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. O centro está operando no nível um numa escala que vai até três.

Nos próximos dias, a Anvisa vai começar a divulgar nos aeroportos informes com os sintomas da doença e orientações aos brasileiros que vão viajar ou estão chegando de locais onde o novo coronavírus está circulando. São medidas simples, como lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e locais fechados e também evitar compartilhar objetos como talheres e copos.

Fonte: Jornal Nacional

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/01/21/japao-confirma-primeiro-caso-de-infeccao-por-nova-variante-do-coronavirus/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress