No Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta segunda-feira (01/03), teve como tema queda de cabelos. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou a farmacêutica Liziane Cavalcante, da Fórmula Farmácia de Manipulação.
Veja também: Lançamento da Under Skin Dermocosmetics tem função antienvelhecimento e previne danos à pele
De acordo com a farmacêutica, a queda de cabelo é, geneticamente, natural. ‘É normal perder até 100 fios de cabelos por dia’, ressalta. Segundo ela, quando a queda de cabelo ocorre com mais intensidade, ultrapassando muito essa média de 100 fios por dia, é preciso procurar um dermatologista para investigar as causas e buscar o tratamento ideal.
Siga nosso Instagram
A queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando é patológica, pode ter diversas causas, como:
Doenças da tireoide Deficiência de ferro Amamentação Doenças infecciosas e autoimunes Estresse físico ou emocional
Liziane Cavalcante salienta que alguns medicamentos também podem causar a queda de cabelo, como os que são usados em quimioterapias e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta. ‘O consumo de bebida alcoólica também pode provocar a queda de cabelo, assim como dormir com os cabelos molhados e prender os cabelos com ‘xuxinha’, dentre outras causas’, explica. Ela ressalta que cuidar da saúde emocional também é importante para a saúde do couro cabeludo.
Já a queda de cabelos dos homens, geralmente provoca a calvície ou alopecia androgenética. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes. Muitas mulheres também sofram deste problema.
A farmacêutica destaca que o Minoxidil, usado em tratamento para controlar a pressão arterial, é um vaso dilatador que aumenta o fluxo sanguínea e leva ativos para a circulação, isso faz com que aconteça o crescimento capilar. ‘Esse medicamento é usado para controlar a pressão arterial, daí os pesquisadores perceberam que os pacientes que estavam utilizando esse medicamento apresentaram crescimento capilar’, relata.
Ela explica que o uso do Minoxidil de forma utópica para o tratamento da queda de cabelo acontece através de uma solução que você aplica no couro cabelo. ‘Uma ml ou de 20 a 25 gotinhas da solução de Minoxidil, você aplica com os dedos e vai espalhando no couro cabeludo, de preferência à noite. A gente tem uma base, na Fórmula, com uma nova tecnologia, que é livre de álcool. Outra novidade é o Minoxidil de uso oral para o tratamento da queda de cabelos, que deve ser usado somente com prescrição médica’, aponta.
Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta-feira, às 13h. Para ouvir o programa, acesse o perfil no Spotify, clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.
Fonte: Nn1