Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Miocardite: sintomas e causas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

MiocarditeA miocardite é a inflamação do músculo cardíaco (miocárdio), o que pode reduzir a capacidade do coração de bombear sangue. A doença pode causar dor no peito, falta de ar e ritmos cardíacos rápidos ou irregulares (arritmias).

A miocardite grave enfraquece o coração de modo que o resto do corpo não recebe sangue suficiente. Coágulos podem se formar no coração, levando a um derrame ou ataque cardíaco.

Sintomas da miocardite

Algumas pessoas com miocardite precoce não apresentam sintomas. Outros têm sintomas leves. Os mais comuns incluem:

  • Dor no peito
  • Fadiga
  • Inchaço das pernas, tornozelos e pés
  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares (arritmias)
  • Falta de ar, em repouso ou durante a atividade
  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações, febre ou dor de garganta

Às vezes, os sintomas de miocardite são como um ataque cardíaco. Se você está tendo dor no peito inexplicável e falta de ar, procure ajuda médica de emergência.

Miocardite em crianças

Quando as crianças desenvolvem miocardite, os sintomas podem incluir:

  • Dificuldades respiratórias
  • Dor no peito
  • Desmaio
  • Febre
  • Respiração rápida
  • Ritmos cardíacos rápidos ou irregulares (arritmias)

Causas

A miocardite pode ser causada por infecções, alguns medicamentos e produtos químicos ou uma condição que causa inflamação em todo o corpo. Muitas vezes, a causa da miocardite não é encontrada.

Causas potenciais de miocardite incluem:

Vírus – Muitos vírus têm sido associados à miocardite, incluindo aqueles que causam o resfriado comum (adenovírus); Covid-19; hepatite B e C; parvovirose e vírus do herpes simples. Infecções gastrointestinais (ecovírus), mononucleose (vírus Epstein-Barr) e sarampo alemão (rubéola) também podem causar miocardite. A miocardite também pode ser causada pelo HIV

Bactérias – As bactérias que podem causar miocardite incluem estafilococos, estreptococos e bactérias que causam difteria e doença de Lyme.

Parasitas – Entre eles estão o Trypanosoma cruzi e o toxoplasma.

Fungos – Uma infecção fúngica pode causar miocardite, principalmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Aqueles ligados à miocardite incluem infecções fúngicas, como candida; bolores, tais como aspergillus; e histoplasma, freqüentemente encontrados em excrementos de pássaros.

A miocardite também pode ser causada por:

Certos medicamentos ou drogas ilegais (miocardite induzida por drogas) – Estes incluem drogas usadas para tratar o câncer; antibióticos, como penicilina e drogas sulfonamidas; alguns medicamentos anti-convulsivos; e cocaína.

Produtos químicos ou radiação – A exposição ao monóxido de carbono e à radiação pode, às vezes, causar inflamação do músculo cardíaco.

Outras doenças inflamatórias – As condições que podem causar miocardite incluem lúpus, granulomatose de Wegener, arterite de células gigantes e arterite de Takayasu.

Complicações

Normalmente, a miocardite desaparece sem complicações permanentes. No entanto, a miocardite grave pode danificar permanentemente o músculo cardíaco. As complicações potenciais da miocardite podem incluir:

Insuficiência cardíaca – Se não for tratada, a miocardite pode danificar o músculo cardíaco, impedindo-o de bombear bem o sangue. Em casos graves, a insuficiência cardíaca relacionada à miocardite pode exigir um dispositivo de assistência ventricular ou um transplante de coração.

Ataque cardíaco ou derrame – Se o músculo cardíaco estiver lesionado e não conseguir bombear sangue, o sangue que se acumula no coração pode formar coágulos. Um ataque cardíaco pode ocorrer se um coágulo bloquear uma das artérias do coração (coronárias). Um derrame pode ocorrer se um coágulo de sangue no coração viajar para uma artéria que leva ao cérebro.

Ritmos cardíacos rápidos ou irregulares (arritmias) – Danos ao músculo cardíaco podem alterar a forma como o coração bate. Certas arritmias aumentam o risco de acidente vascular cerebral.

Morte súbita cardíaca – Certas arritmias graves podem fazer com que o coração pare de bater (parada cardíaca súbita).

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress