Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

MP amplia possível contratação de servidor aposentado para além de reforço ao INSS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O governo publicou nesta segunda-feira medida provisória que autoriza a contratação por tempo determinado de servidores públicos da União aposentados. O objetivo imediato é fortalecer esforço para regularizar atendimento do INSS, que já contaria com militares da reserva, mas, se aprovada pelo Congresso, a nova regra seguirá em vigor, podendo ser adotada em outras situações.

Segundo o Ministério da Economia, a expectativa é que os contratos temporários para o INSS sejam assinados em meados de abril, dando início ao reforço nas atividades do órgão. Para apoiar a análise de requerimentos serão contratados temporariamente aposentados do próprio INSS.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/03/pfizer-anuncia-formula-com-alta-probabilidade-de-combater-novo-coronavirus/

Nos últimos anos houve crescente represamento de benefícios do INSS por causa da redução da força de trabalho do órgão. Com isso, mais de 2,4 milhões de benefícios chegaram a ficar estacionados à espera de análise.

A MP publicada nesta segunda amplia a relação das situações consideradas de excepcional interesse público e que justificam a contratação temporária, incluindo necessidade de reduzir passivos processuais ou volume de trabalho acumulado, realização de atividades que se tornarão obsoletas, prevenção de calamidades públicas e desenvolvimento de projetos com prazo determinado.

A flexibilização da contratação temporária –antes restrita a situações mais específicas como assistência a emergências em saúde pública, calamidades, censos, professores visitantes e substitutos e demarcação territorial– acontece em momento em que o governo ensaia encaminhar ao Congresso uma proposta de reforma administrativa mais abrangente.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a reforma terá como objetivo estabelecer um Estado com meritocracia e menor número de carreiras, mas só afetará novos servidores. No sábado de Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro disse que o texto da proposta estava pronto e seria encaminhado ao Congresso “depois do Carnaval”.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Yahoo Brasil

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress