Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

MP analisa casos de famílias de Florianópolis que negam vacinar filhos contra sarampo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) analisa casos de famílias de Florianópolis que se negaram a vacinar os filhos contra o sarampo. As situações foram identificadas pela prefeitura da capital, que comunicou o órgão estadual. O município diz em nota que em São Paulo houve um caso semelhante e que a Justiça determinou a vacinação da criança.

Segundo a prefeitura, as três famílias se negam a vacinar os filhos por preferirem um estilo de vida mais natural. O MPSC informou que a Promotoria de Justiça de Infância e Juventude da capital analisa os casos. Não havia decisão até a tarde desta quarta-feira (23).

O órgão estadual também afirmou que em 2017 em Garopaba, na Grande Florianópolis, houve um caso semelhante a Justiça determinou em decisão liminar que a criança fosse vacinada.

Florianópolis é a cidade do estado com mais casos confirmados de sarampo: são 17, conforme o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

-Continua depois da publicidade ©-

 

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade começou em 7 de outubro e vai até esta sexta (25). A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) informou que, até sábado (19), 23.807 crianças foram vacinadas. Faltam 60 mil.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem procurar as salas de vacinação e levar a carteirinha de vacinação da criança. Caso tenha perdido o documento e esteja em dúvida se a imunização já foi feita, a Dive-SC recomenda que se leve a criança assim mesmo. Se ela já tiver sido vacinada, essa dose extra não fará mal.

Sarampo em SC

Santa Catarina tem 34 casos confirmados de sarampo, segundo o boletim mais recente da Dive-SC, atualizado em 11 de outubro. Foram registrados casos nas cidades de:

  • Florianópolis: 17 casos
  • Barra Velha: 3 casos
  • Joinville e Palhoça: 2 casos cada
  • Guaramirim, Balneário Camboriú, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba e Concórdia: 1 caso cada

Além disso, há três casos de tripulantes de um navio que atracou em fevereiro em Balneário Camboriú.

Contágio e sintomas

A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros.

Segundo a Dive-SC, os sintomas são:

  • Infecção nos ouvidos
  • Diarreia
  • Vômito
  • Hemorragia
  • Alterações neurológicas (convulsões e dores de cabeça)
  • Pneumonia bacteriana secundária
  • Hepatite

Fonte: Cenário MT

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/19/com-32-casos-confirmados-cidade-de-sp-tem-surtos-de-sarampo/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress