Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mudanças climáticas afetam a saúde ocular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

saúde ocular

As mudanças climáticas afetam diretamente a saúde ocular. Desde a exposição aos raios ultravioleta em dias ensolarados, até em climas secos ou extremamente úmidos, é preciso se atentar às medidas preventivas e adaptativas para preservar a visão em diferentes condições climáticas.

De acordo com José Eduardo Moura, óptico, optometrista e vice-presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria (Croosp), o ciclo sazonal é uma das principais razões para a variação de temperaturas e condições climáticas ao longo do ano. Influenciando padrões de vento, distribuição de chuvas e a formação de fenômenos meteorológicos, o ciclo altera os ecossistemas, o comportamento de animais, e até mesmo a saúde humana.

Neste contexto, o especialista alerta como proteger e garantir a saúde visual em cada um desses ambientes.

Os efeitos dos climas na saúde ocular 

Clima seco – Torna os olhos mais suscetíveis a doenças, devido à desidratação. Uma dieta rica em água, frutas e verduras é sempre bem-vinda.

Clima úmido – Favorece a proliferação de ácaros que inflamam as mucosas, no caso do olho, a conjuntiva. Arejar o ambiente, aspirar o pó, higienizar as roupas de cama e comer apenas na cozinha, ajudam a não proliferar os bichos.

Clima frio – Altera a umidade do ar e aumenta a concentração de partículas na atmosfera. As consequências para os olhos são a desidratação, irritação e alergia, que exigem maior número de pestanejos por minuto. É importante manter a hidratação corporal e lubrificação dos olhos.

Clima quente – Favorece a evaporação das lágrimas e desidratação sistêmica. No caso dos olhos, induz à hipersensibilidade, à lubrificação insuficiente, além da sensação de corpo estranho, que pode alterar a qualidade da visão. Nesses dias é preciso redobrar o consumo de água.

Mais dicas para evitar distúrbios oculares

Outras medidas podem evitar os distúrbios oculares e preservar a saúde:

  • Lavar sempre as mãos
  • Nunca coçar os olhos
  • Usar os óculos como equipamento de segurança
  • Fazer exercícios ao ar livre
  • Diminuir o uso de dispositivos eletrônicos
  • Evitar ambientes com ar-condicionado
  • Manter a imunidade alta

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress