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Natura diz que subirá os preços para ajudar a melhorar a margem

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A fabricante de cosméticos Natura fará um novo reajuste de preços neste semestre na tentativa de melhorar a margem bruta, que no segundo trimestre de 2018 registrou queda de 1,7 ponto percentual, na comparação anual, para 66,8%.

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Segundo João Paulo Ferreira, presidente da empresa de vendas diretas, “esse aumento nos preços será de um dígito baixo, para ajudar a recompor a margem. Mas não há espaço para elevar além disso”.

No primeiro semestre deste ano, a companhia já fez um reajuste de preços. Com o avanço do dólar comercial no decorrer deste ano, os preços das matérias-primas ficam pressionados, em especial dos produtos vendidos pelas casas de fragrâncias.

Durante teleconferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre deste ano, Ferreira também disse que está satisfeito com o desempenho das vendas dos produtos nas drogarias, mas que existe um plano em andamento para crescer neste segmento.

Em março de 2018, o concorrente Grupo Boticário comprou as operações da Vult Cosmética, presente em 35 mil pontos de venda no país como drogarias, supermercados e perfumarias, canal de distribuição considerado estratégico pelo presidente Artur Grynbaum.

A respeito da marca The Body Shop, cuja aquisição foi finalizada em setembro do ano passado, Roberto Marques, presidente do conselho de administração, afirmou que ainda não foi definida a estratégia para atuação no segmento de vendas diretas, mas a empresa avalia as oportunidades.

“Estamos indo bem no processo de transformação da rede The Body Shop, com plano de gastar 30 milhões de libras entre 2018 e 2019, sendo que neste ano serão 20 milhões de libras. O valor será destinado à organização da empresa e para melhorar a eficácia da estrutura”, disse Marques.

A rede britânica de cosméticos encerrou junho com 1.050 lojas próprias e 1.928 unidades franqueadas. No trimestre foram encerradas as operações de 58 pontos de venda, sendo a maioria nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa prosseguirá com o fechamento de lojas deficitárias.

A Natura está confiante no crescimento da margem bruta durante o segundo semestre deste ano, disse José Antonio de Almeida Filippo, diretor financeiro e de relações com investidores, durante teleconferência com analistas sobre os resultados financeiros do segundo trimestre de 2018.

De abril a junho, a margem bruta da companhia dona das marcas Natura, Aesop e The Body Shop avançou 1 ponto percentual, em base anual, para 71,1%. A margem de Natura caiu de 68,5% para 66,8%, enquanto a da Aesop subiu de 89,9% para 90,1%, enquanto o indicador na The Body Shop atingiu 76,6%.

No caso da marca Natura, esse recuo foi atribuído à paralisação de 11 dias dos caminhoneiros entre maio e junho e às promoções no período, reflexo do cenário de maior competição nos preços dentro do setor de cosméticos e higiene pessoal.

“O volume [de produtos vendidos] também deverá crescer neste semestre”, comentou Filippo.

Durante a teleconferência, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, comentou que ainda certa limitação no consumo dos brasileiros, mas a empresa de vendas diretas continua a ganhar participação de mercado. “Vemos um cenário mais promissor.”

A venda de fragrâncias tem colaborado para impulsionar as vendas da fabricante de cosméticos, tanto que vem registrando um desempenho superior às demais categorias de produtos. No entanto, o executivo ponderou que a Natura registra um crescimento mais diversificado.

A empresa informou ainda que está no caminho para reduzir a alavancagem, medida pela relação entre a dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), para 1,4 vez em 2021.

Filippo disse que o desempenho da companhia está em linha com as projeções. No primeiro trimestre deste ano, a alavancagem ficou em 3,3 vezes, mantendo-se estável no período seguinte.

Fonte: Valor Online

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/01/hypera-pharma-conclui-compra-de-portfolio-da-takeda/

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