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Neosul investe em TI e nova estrutura de vendas para farmácias

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vendas para farmácias
Os diretores Teo Machado e Aclair Machado

 

Presente em 9 mil PDVs nos três estados da Região Sul, a Neosul aposta as fichas na transformação digital e em uma nova estrutura de vendas para farmácias, com a meta de aumentar em 30% o faturamento em 2022. Para isso, a distribuidora acaba de implementar um sistema de e-commerce e criou um serviço de call center para farmácias independentes e associativistas. São 20 profissionais contratados exclusivamente para dinamizar a relação com o varejo e a indústria.

Com cerca de 80% das vendas concentradas em genéricos e similares, a companhia também está fechando novas parcerias com a indústria para dinamizar a operação logística e tem planos de expandir para outras categorias. “Queremos chegar a 40% do nosso faturamento em não medicamentos, principalmente em alimentos e produtos de higiene e beleza, nichos que concentram oportunidades promissoras”, explica Teo Machado, diretor da Neosul, uma das distribuidoras que integra a rede de associados da Abradilan.

Vendas para farmácias com segmentações

Com 27 anos de atuação no estado de Santa Catarina, a Neosul também conta com um centro de distribuição no Rio Grande do Sul e, no ano passado, começou a atender no Paraná por meio do CD da matriz em Florianópolis (SC). Além dos três estados onde possui equipe própria de representantes, a atacadista também tem entre seus clientes redes que atuam em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, atendidas por meio de pedido eletrônico.

Para aumentar a competitividade, há um ano a empresa segmentou a gestão em dois setores independentes. “A área de sell-in concentra todas as negociações com a indústria, investimentos em ações e campanha e toda a parte de trade marketing. Já a equipe de sell-out conta com 100 profissionais, entre gestores, gerentes, supervisores e representantes”, ressalta Machado.

Outra estratégia que tem se mostrado bastante assertiva é a de contar com key accounts exclusivos para atender as redes. A empresa possui seis profissionais dedicados à área e a meta é chegar a dez representantes. “Trata-se de uma estratégia que tem funcionado muito bem, cuja sinergia entre a farmácia, a distribuição e a indústria ajuda a evitar falhas e rupturas no estoque”, acrescenta.

E é exatamente a proximidade com a indústria que tem colaborado para isso. A Neosul passou a promover encontros de integração todos os meses. Nesta quarta-feira, dia 27, ocorrerá o quinto encontro, com a participação de 30 gestores da distribuição e da indústria farmacêutica.

NEOSUL

Estados de atuação: PR, RS e SC
Farmácias atendidas: 9 mil
Centros de distribuição: 1 em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul
Número de SKUs: Cerca de 6 mil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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