O maior canal de informação do setor

Nortec exportará IFAs para China e EUA em 2022

613

Nortec exportará IFAs para China e EUA em 2022

A Nortec Química, fabricante brasileira de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), iniciou os preparativos para exportar matérias-primas aos mercados da China e dos Estados Unidos. E esse trabalho já deve começar em 2022, segundo informações do Valor Econômico.

O presidente Marcelo Mansur informou que a companhia deverá terá os primeiros registros de IFAs para dois analgésicos na China. Já nos Estados Unidos, o processo estaria mais adiantado, com a aprovação de três insumos.

Segundo o executivo, os custos dos concorrentes chineses estão se igualando aos da produção nacional, ao mesmo tempo em que a desvalorização do real em relação ao dólar torna o insumo brasileiro mais barato. Mansur acredita ainda que a crise energética no mercado chinês pode ser uma porta de entrada para a Nortec.

“É muito possível que ocorra parada na China por causa da crise energética. Muitas fábricas devem parar e isso deve provocar falta de medicamento no mundo. Isso pode abrir mercado”, afirmou.

A companhia é a única produtora de Benzidazol no mundo, insumo utilizado no tratamento da Doença de Chagas. Também tem papel fundamental na produção do Midazolam, que integra o kit intubação da Covid-19. “​Atualmente, uma planta inteira da empresa está dedicada à produção do princípio ativo do sedativo, cuja demanda quadruplicou em função da pandemia”, destaca Mansur.

Oncológicos no radar

Outra aposta da companhia para os próximos anos será o fornecimento de insumos voltados à indústria de genéricos para tratamento de câncer. “No fim deste ano vamos inaugurar nossa primeira planta oncológica, com previsão de desenvolvimento de dois produtos em 2022. Também estamos concluindo a expansão da nossa última fábrica iniciada em 2017, onde devemos ganhar mais 30% de capacidade produtiva”, acrescenta.

A Nortec desenhou um pipeline até 2023, que prevê novos IFAs para os segmentos de antirretrovirais, sistema nervoso central, hipnótico, Parkinson, adrenérgicos, Alzheimer e analgésicos/anti-inflamatórios.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação