A disposiรงรฃo 754, publicada recentemente pela ANMAT (รณrgรฃo equivalente ร Anvisa), oficializa um novo mรฉtodo de combate ร escassez de medicamentos na Argentina. As informaรงรตes sรฃo do portal Pharmabiz.
O texto busca uma soluรงรฃo para uma problemรกtica global que pode ser causada por diversos fatores, como problemas no abastecimento de determinados insumos, paralizaรงรตes de fรกbricas no exterior e dificuldades de acesso a matรฉrias primas.
Por se tratar de uma situaรงรฃo de saรบde pรบblica, o site da Administracรญon Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnologรญa Mรฉdica (ANMAT) mantinha uma seรงรฃo que listava todos os produtos em falta no paรญs.
Agora, com a nova norma, os laboratรณrios farmacรชuticos serรฃo obrigados a notificar as razรตes que podem criar problemas de disponibilidade em seus produtos, afetando suas cadeias de comercializaรงรฃo.
Escassez de medicamentos na Argentina: confira as alteraรงรตes
O novo protocolo determina que, ao notarem indรญcios de um possรญvel problema, as farmacรชuticas deverรฃo apresentar uma declaraรงรฃo juramentada e preenchida por meio do Sistema Eletrรดnico de Gerenciamento de Documentosย (GDE). A partir desse momento passa a ser da Diretoria de Gestรฃo de Informaรงรฃo Tรฉcnica a responsabilidade de manter a populaรงรฃo informada quanto ร disponibilidade dos medicamentos.
A disposiรงรฃo afirma ainda que os laboratรณrios deverรฃo informar uma data estimada para o reabastecimento da cadeia de comercializaรงรฃo, nรฃo ultrapassando o perรญodo limite de 45 dias. Nos casos em que a escassez extrapole esse intervalo, a Diretoria de Gestรฃo de Informaรงรฃo Tรฉcnica deverรก alterar a condiรงรฃo oficial do produto de โcomercializadoโ para โnรฃo comercializadoโ.