Um novo sistema de vagas para PMEs (pequenas e médias empresas) está chegando ao varejo farmacêutico. Criada pela empresa Vagas, proprietária do portal Vagas.com e do software Vagas for business, a ferramenta busca acelerar o processo de contratação nas farmácias de bairro e pequenas redes, que atualmente dependem de indicações e cartazes de “contrata-se”.
“Tenho 23 anos de atuação nesse mercado, primeiramente como representante comercial, visitando centenas de farmácias diariamente e há dez como empresário de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. Conheço de perto o transtorno no dia a dia das farmácias de menor porte quando um funcionário sai repentinamente, e a dificuldade para contratar rapidamente”, conta Marcelo Furtina, sócio da JMF Distribuidora.
“Percebendo essa necessidade, entendemos que uma solução como a que desenvolvemos neste ano tem muito a contribuir. Mesmo sem uma área dedicada a R&S (Recrutamento e Seleção), ficará muito mais fácil para os gestores de farmácias contratarem com rapidez e segurança. Com a compra de um crédito, ele poderá fazer a seleção de candidatos para uma vaga. Sem burocracias e mensalidades, com um ótimo custo benefício e um retorno muito rápido”, complementa Stefania Rocha, responsável pela Área de Experiência do Cliente na Vagas.
O bom momento da economia e o elevado turnover do varejo farmacêutico, que ultrapassa os 30% nas pequenas redes, foram os principais impulsionadores da ideia.
Novo sistema de vagas para PMEs funciona com créditos
Empresas interessadas em anunciar suas oportunidades na plataforma precisam comprar um crédito, que dá direito a divulgação de uma vaga. “Ele [o empregador interessado] terá acesso a uma tecnologia de ponta, exclusiva da Vagas, o Matching IA+H, que é a Inteligência Artificial integrada à inteligência humana. Ou seja, no momento de abrir seu processo seletivo, o dono da farmácia pode adicionar critérios que julga importantes para o perfil do candidato, trazendo um resultado muito mais preciso”, explica Mario Kaphan, fundador da Vagas.
Com os parâmetros criados a própria plataforma se torna capaz de economizar o tempo de ambas as partes. A ferramenta analisa os profissionais que visualizaram a vaga, seleciona os que mais se alinham as especificações propostas pela empresa contratante e os convida para o processo seletivo por e-mail, mensagem e/ou WhatsApp.
“Ou seja, o que em média poderia demorar semanas, poderá ser concluído em questão de dias. Assim que a vaga for aberta, em poucas horas o gestor poderá acompanhar a chegada desses candidatos e iniciar suas etapas de entrevistas”, enfatiza Kaphan.