O novo site da Pfizer tem como objetivo reforçar as vendas diretas da farmacêutica, por meio de uma plataforma capaz de agendar horários para vacinação e até consultas virtuais. Medicamentos prescritos por profissionais durante os atendimentos do PfizerForAll serão enviados diretamente às casas dos pacientes. As informações são do Valor Econômico.
A iniciativa lançada na última terça-feira, dia 27, é uma tentativa da companhia de impulsionar suas vendas, que vivem o período de menor demanda desde a pandemia da Covid-19.
“Nosso objetivo é oferecer inovações que mudem a vida dos pacientes”, afirma Aamir Malik, diretor comercial da Pfizer nos EUA. “Isso só será eficaz e impactante se você puder fornecer às pessoas os medicamentos de que elas precisam quando elas precisam”, complementa.
Novo site da Pfizer
Mas por que o novo site da Pfizer indicaria uma espécie de “corrida armamentista das grandes farmacêuticas”? Para Tim Mackey, professor da Universidade da Califórnia, o surgimento dessas plataformas teria como prioridade simplificar a cadeia de vendas e reduzir gastos.
Pradeep Chintagunta, professor de marketing na Booth School of Business da Universidade de Chicago, enxerga o movimento como uma tentativa da indústria de se desvencilhar de uma fama negativa. “O portal oferece uma oportunidade para a indústria farmacêutica estreitar elos com os pacientes e reforçar seu compromisso com a saúde”, avalia o acadêmico
Novo site da Pfizer segue possível tendência
A Pfizer não é a primeira farmacêutica a lançar seu site de vendas diretas. A Eli Lilly anunciou recentemente o LillyDirect, portal com uma proposta similar.
Historicamente essas empresas gastam parcelas consideráveis de seus orçamentos em palestras, refeições e conferências voltadas à influência dos prescritores. Essa nova tendência pode gerar uma alteração no destino das verbas de publicidade das farmacêuticas.
“Esta é realmente a próxima evolução da publicidade direta ao consumidor”, disse Mackey. “Com a ascensão da telemedicina, acho que os fabricantes estão percebendo que precisam entrar neste espaço”, complemento.
Mostrando mais uma vez que planeja diversificar suas plataformas de divulgação, a Pfizer investiu em comercial de um minuto no Super Bowl, um dos eventos anuais de maior audiência em nível mundial.
Novas plataformas causam preocupações
A organização nacional American Board of Physicians publicou uma nota alertando quanto às possíveis problemáticas das vendas diretas. De acordo com o órgão, esse tipo de plataforma pode estimular a desinformação sobre o uso dos medicamentos.
Em resposta, a Pfizer declarou que conta com protocolos para evitar influências indevidas. Afirmou ainda que um paciente pode sair de uma consulta na plataforma com recomendações para o uso de medicamentos e vacinas de outras farmacêuticas.