Setor acelera novos negócios na feira da Abradilan


Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª edição da feira da Abradilan, uma prioridade era visível. Distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica buscavam acelerar o fechamento de novos contratos, para atenuar os efeitos de um cenário econômico desafiador.
A feira reúne 140 expositores e se estende até quinta-feira (dia 16). E você pode conferir nesse link os principais flashes do evento.
A relevância da Abradilan Conexão Farma como canal de negócios se justifica pelos números da IQVIA. Depois do crescimento de 14,7% nas vendas do mercado farmacêutico em 2022, a performance do setor desacelerou em janeiro e fevereiro e a alta não superou um dígito. A perspectiva é de uma evolução máxima de 10% em 2023, diante do peso da inflação e dos juros sobre o custo da cadeia.
“A feira ocupa um espaço estratégico no calendário. Por estarmos no mês que antecede o reajuste de medicamentos, esse é o momento certo para firmar grandes acordos comerciais”, destaca Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma, central de negócios com presença em 17 estados e no Distrito Federal.
E a missão do atacado farmacêutico ganha relevância nesse contexto, a julgar por indicadores trazidos pelo presidente da Abradilan, Jony Sousa. “As 157 distribuidoras que integram a entidade viabilizam quase 50 mil entregas diárias para o pequeno e médio varejo, o que representa cerca de 5 milhões de unidades comercializadas diariamente”, revela.
Feira da Abradilan reforça parceria setorial
Em torno de 65% do fluxo de venda nas farmácias passa pelas distribuidoras, que ainda assumem o papel de fomentadores financeiros dos varejistas. “Com o maior rigor dos bancos na concessão de crédito, cada vez mais o atacado vem absorvendo o custo do estoque dos PDVs. É uma pressão intensa que impõe muita parceria e eficiência operacional”, avalia Monteiro.
Álvaro Silveira Junior, sócio da Linkmed, endossa essa análise. “O arrocho dos bancos na concessão de crédito, aliado à crise de imagem no varejo por conta do caso Americanas, cria um ambiente mais desafiador. Mesmo assim, projetamos aumentar a receita em até 10% este ano, mas mantendo o foco nas regiões onde mantemos operações”, prevê. A distribuidora atende 1,2 mil lojas no Distrito Federal e em Goiás.
A estratégia de marcar posição em território já conhecido parece ser a tônica do atacado nesse contexto. A Rio Drog´s, presente em 3,6 mil farmácias no estado do Rio de Janeiro, aposta em um incremento médio de 20% de olho no mercado fluminense – onde atuam cerca de 7 mil PDVs farmacêuticos.
“Temos que considerar que o início de 2022 trouxe um boom nas vendas em função da variante ômicron, o que influenciou na comparação com esses dois primeiros meses. Mas a partir de abril, esperamos que o cenário se estabilize”, comenta o diretor Bruno Freire.
Associativismo ganha visibilidade na feira da Abradilan
A procura por novos negócios na feira da Abradilan revela o crescente protagonismo das farmácias associativistas como canais de relacionamento com as distribuidoras regionais, cuja cobertura atinge 95% dos municípios brasileiros.
Para José Lúcio Alves, vice-presidente da Entrefarma (MG) e que ocupa o mesmo cargo na Febrafar, essa parceria sólida entre associativismo e atacado ajuda a abrir portas para novas possibilidades de negócio. “Com margens mais estreitas, o caminho é ampliar o olhar sobre medicamentos de curva A e B. Os produtos Rx propagados, com maior valor agregado, podem representar uma boa saída nesse panorama”, pontua.
Alves aproveita para enaltecer o evento como fonte de acesso à informação. A programação da Abradilan Conexão Farma totaliza 30 horas de conteúdo em três arenas simultâneas e no auditório principal. “O conhecimento permite um monitoramento mais efetivo das transações e da realidade setorial”, conclui.
Confira alguns registros do Abradilan Conexão Farma 2023:
-
Atacado, consultorias e grande varejo integrados: Rodrigo Ahmed (Venancio), Ivan Coimbra (Abradilan), Cesar Bentim (IQVIA), Renato Porto (Abrafarma), Armando Ahmed (Venancio), Francisco Celso Nogueira (Abrafarma) e Oscar Yazbek Filho (Abafarma) - Atacado, consultorias e grande varejo integrados: Rodrigo Ahmed (Venancio), Ivan Coimbra (Abradilan), Cesar Bentim (IQVIA), Renato Porto (Abrafarma), Armando Ahmed (Venancio), Francisco Celso Nogueira (Abrafarma) e Oscar Yazbek Filho (Abafarma)
-
Caue Nascimento, diretor executivo do Grupo NC, abre o primeiro painel do segundo dia da feira - Caue Nascimento, diretor executivo do Grupo NC, abre o primeiro painel do segundo dia da feira
-
Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan - Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan
-
Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360, falou sobre tendências de consumo e o impacto no sortimento - Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360, falou sobre tendências de consumo e o impacto no sortimento
-
Palestra da Montafarma sobre a jornada de compras nas farmácias. Alessandra Lima falou sobre como alavancar resultados por meio de um layout inteligente - Palestra da Montafarma sobre a jornada de compras nas farmácias. Alessandra Lima falou sobre como alavancar resultados por meio de um layout inteligente
-
Thiago D'Avila, Carlos Vitoriano e Edmilson Varejão, da Proffer, fechando bons negócios na feira - Thiago D’Avila, Carlos Vitoriano e Edmilson Varejão, da Proffer, fechando bons negócios na feira
-
O alto escalão da Hertz Rogério Mercês, Thiers Carvalho, Alessandro Nieto, Amaraí Furtado (AmFarma Consultory), Karla Vilar, Arthur Hertz e Juliana Guiel - O alto escalão da Hertz Rogério Mercês, Thiers Carvalho, Alessandro Nieto, Amaraí Furtado (AmFarma Consultory), Karla Vilar, Arthur Hertz e Juliana Guiel
-
Juarez Rodrigues e Edu Rocha da Unifabra, Marcos Consoli (Gemada), Marcelo Guidugli, Thaiane Abreu e Valdemir Skirgaila da Procfit e Alexandre Maeoka da Farmácias Nissei - Juarez Rodrigues e Edu Rocha da Unifabra, Marcos Consoli (Gemada), Marcelo Guidugli, Thaiane Abreu e Valdemir Skirgaila da Procfit e Alexandre Maeoka da Farmácias Nissei
-
Equipe da A2F em peso no evento da Abradilan - Equipe da A2F em peso no evento da Abradilan
-
Luiz Bernardo, Marina Caldeira e Ademar Faveri, da A2F, apresentam seus lançamentos no evento - Luiz Bernardo, Marina Caldeira e Ademar Faveri, da A2F, apresentam seus lançamentos no evento
-
Kal Rodrigues (Diretor Comercial) e Thiago Chiari (Gerente Nacional de Vendas) foco em novas ações de venda para a Geolab - Kal Rodrigues (Diretor Comercial) e Thiago Chiari (Gerente Nacional de Vendas) foco em novas ações de venda para a Geolab
-
Kelson Matos (Gerente Regional CO/Norte), Fernando Ferdinandi (CEO) e Erik Moreira (Gerente Regional Sudeste) - Maxinutri - Kelson Matos (Gerente Regional CO/Norte), Fernando Ferdinandi (CEO) e Erik Moreira (Gerente Regional Sudeste) – Maxinutri
-
Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira e treinador de alta performance, ressalta a importância do exemplo, da disciplina e do treinamento como caminhos para o sucesso empresarial - Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira e treinador de alta performance, ressalta a importância do exemplo, da disciplina e do treinamento como caminhos para o sucesso empresarial
-
Jony Sousa, presidente da Abradilan, conduz a abertura oficial do evento foco no fechamento de novos negócios nesta edição - Jony Sousa, presidente da Abradilan, conduz a abertura oficial do evento foco no fechamento de novos negócios nesta edição
-
Edimilson de Souza e Mayla Capana dupla da MontaFarma expõe novas soluções de mobiliário para os PDVs - Edimilson de Souza e Mayla Capana dupla da MontaFarma expõe novas soluções de mobiliário para os PDVs
-
Shelida Barsella, diretora de trade marketing da Hypera Pharma. Indústria farmacêutica traz insights sobre potencial da venda de bem-estar nas farmácias - Shelida Barsella, diretora de trade marketing da Hypera Pharma. Indústria farmacêutica traz insights sobre potencial da venda de bem-estar nas farmácias
-
Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos - Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos
-
Walace Siffert (Drogaria Venancio), Cassyano Correr (Clinicarx), Serafim Branco Neto (Abrafarma), Francisco Rodrigues (Abrafarma) e Rodrigo Moura (Clinicarx) conferindo as principais novidades da feira - Walace Siffert (Drogaria Venancio), Cassyano Correr (Clinicarx), Serafim Branco Neto (Abrafarma), Francisco Rodrigues (Abrafarma) e Rodrigo Moura (Clinicarx) conferindo as principais novidades da feira
-
Time da CopaPharma. A indústria farmacêutica paranaense estreia operações e reuniu parceiros e fornecedores para um jantar pré-Abradilan - Time da CopaPharma. A indústria farmacêutica paranaense estreia operações e reuniu parceiros e fornecedores para um jantar pré-Abradilan
-
Guilherme Maradei, CEO da Natulab: feira como vitrine para divulgar ampliação de portfólio de suplementos e fitoterápicos - Guilherme Maradei, CEO da Natulab: feira como vitrine para divulgar ampliação de portfólio de suplementos e fitoterápicos
-
Vinicius Andrade, presidente da Orgafarma (ao centro), ao lado de Nelson Barrrizelli e Régis Ramos, da FIA-USP - Vinicius Andrade, presidente da Orgafarma (ao centro), ao lado de Nelson Barrrizelli e Régis Ramos, da FIA-USP
-
Grazi Massafera prestigiando o estande da Maxinutri - Grazi Massafera prestigiando o estande da Maxinutri
-
Marcio José (Hypera Pharma) recebe Prêmio Abradilan Fornecedor do Ano das mãos de Aclair Machado, diretor da Medsul e ex-presidente da Abradilan - Marcio José (Hypera Pharma) recebe Prêmio Abradilan Fornecedor do Ano das mãos de Aclair Machado, diretor da Medsul e ex-presidente da Abradilan
-
Marcus Cordeiro, Sérgio Vianna e Leandro Curado, da Farmacon, participando pela primeira vez com estande e como patrocinadora do evento - Marcus Cordeiro, Sérgio Vianna e Leandro Curado, da Farmacon, participando pela primeira vez com estande e como patrocinadora do evento
-
Joonho Kim, José Artur Chaves, Vinicius Pereira e Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, apresentam as opções de testes rápidos para farmácias - Joonho Kim, José Artur Chaves, Vinicius Pereira e Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, apresentam as opções de testes rápidos para farmácias
-
Palestra de Ricardo Couto Moraes, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, aborda a transformação digital na indústria farmacêutica - Palestra de Ricardo Couto Moraes, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, aborda a transformação digital na indústria farmacêutica
-
A especialista em marketing no varejo, Luciana Motta, fala sobre os 6 Ps do marketing - a promoção além do preço - A especialista em marketing no varejo, Luciana Motta, fala sobre os 6 Ps do marketing – a promoção além do preço
-
Marcelo Correa, presidente da Mate Leão, apresenta o potencial da linha de chás nas farmácias - Marcelo Correa, presidente da Mate Leão, apresenta o potencial da linha de chás nas farmácias
-
Palestra de Zica Assis ensina a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional - Palestra de Zica Assis ensina a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional
-
Todeschini, da T-Health Consultoria, e Newton Veloso, da AboutMe, conferem as novidades da feira - Todeschini, da T-Health Consultoria, e Newton Veloso, da AboutMe, conferem as novidades da feira
-
Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, em busca de soluções disruptivas para o varejo - Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, em busca de soluções disruptivas para o varejo
-
A meta da Chicco é crescer ainda mais no varejo farma em 2023. Aqui a equipe: Marcelo Oliveira, Hajla H. Halidar e Maicon F. Veske. - A meta da Chicco é crescer ainda mais no varejo farma em 2023. Aqui a equipe: Marcelo Oliveira, Hajla H. Halidar e Maicon F. Veske.
-
Érico Costa e Bruno Gomes de Souza promovendo as marcas: Fiona, Lillo e Nuk, da Newell. - Érico Costa e Bruno Gomes de Souza promovendo as marcas: Fiona, Lillo e Nuk, da Newell.
-
Equipe do Grupo Geolab: Fabio Plaine, Isis Dornelas e Vagner Nogueira (diretor da Gbio, divisão da farmacêutica focada em saúde ocular) - Equipe do Grupo Geolab: Fabio Plaine, Isis Dornelas e Vagner Nogueira (diretor da Gbio, divisão da farmacêutica focada em saúde ocular)
-
Hertz apresenta sua marca reposicionada e até o Garfield entrou na onda - Hertz apresenta sua marca reposicionada e até o Garfield entrou na onda
-
Reunimos a equipe comercial da Katiguá com a presença do embaixador da marca, Márcio Garcia - Reunimos a equipe comercial da Katiguá com a presença do embaixador da marca, Márcio Garcia
-
Gotardo, Tatiana, Michele, Levioni, Jean, Fernanda, Suellen, Ana, Danila e Irece. Super equipe do Grupo Boticário apresentando as novidades de seu portfólio - Gotardo, Tatiana, Michele, Levioni, Jean, Fernanda, Suellen, Ana, Danila e Irece. Super equipe do Grupo Boticário apresentando as novidades de seu portfólio
-
Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores - Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores
-
Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores - Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores
-
Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro - Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro
-
Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro - Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro
-
Grupo Total em busca de novos parceiros da indústria para farmácias de SP: Milton Reis, Jair Beloube, Samuel Pires e André Tomazeli - Grupo Total em busca de novos parceiros da indústria para farmácias de SP: Milton Reis, Jair Beloube, Samuel Pires e André Tomazeli
-
Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores - Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores
-
Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores - Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores
-
Equipe da Rede Soma marca presença no estande da Abrafad. Associativismo estreitando parcerias na feira - Equipe da Rede Soma marca presença no estande da Abrafad. Associativismo estreitando parcerias na feira
-
Área exclusiva da Abradilan estimula integração e ainda reúne sala de videocast com convidados especiais - Área exclusiva da Abradilan estimula integração e ainda reúne sala de videocast com convidados especiais
-
Três executivos top do Aché Fernando Costa, Elizangela Kioko e Kleber de Faria - Três executivos top do Aché Fernando Costa, Elizangela Kioko e Kleber de Faria
-
Programação de palestras encerrou com chave de ouro, com apresentação de João Branco, do Mc Donalds, sobre a importância de colocar o cliente no centro - Programação de palestras encerrou com chave de ouro, com apresentação de João Branco, do Mc Donalds, sobre a importância de colocar o cliente no centro
-
Silvia Osso (Retail Farma) e Fernando Ferreira (SaveCash) reencontro de amigos - Silvia Osso (Retail Farma) e Fernando Ferreira (SaveCash) reencontro de amigos
-
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina - Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
-
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina - Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
-
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina - Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
-
Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo - Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo
-
Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo - Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo
-
Fábio Omatsu, Eduardo Teixeira e Jaime Costa Filho, equipe comercial da Dental Clean - Fábio Omatsu, Eduardo Teixeira e Jaime Costa Filho, equipe comercial da Dental Clean