Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª edição da feira da Abradilan, uma prioridade era visível. Distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica buscavam acelerar o fechamento de novos contratos, para atenuar os efeitos de um cenário econômico desafiador.
A feira reúne 140 expositores e se estende até quinta-feira (dia 16). E você pode conferir nesse link os principais flashes do evento.
A relevância da Abradilan Conexão Farma como canal de negócios se justifica pelos números da IQVIA. Depois do crescimento de 14,7% nas vendas do mercado farmacêutico em 2022, a performance do setor desacelerou em janeiro e fevereiro e a alta não superou um dígito. A perspectiva é de uma evolução máxima de 10% em 2023, diante do peso da inflação e dos juros sobre o custo da cadeia.
“A feira ocupa um espaço estratégico no calendário. Por estarmos no mês que antecede o reajuste de medicamentos, esse é o momento certo para firmar grandes acordos comerciais”, destaca Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma, central de negócios com presença em 17 estados e no Distrito Federal.
E a missão do atacado farmacêutico ganha relevância nesse contexto, a julgar por indicadores trazidos pelo presidente da Abradilan, Jony Sousa. “As 157 distribuidoras que integram a entidade viabilizam quase 50 mil entregas diárias para o pequeno e médio varejo, o que representa cerca de 5 milhões de unidades comercializadas diariamente”, revela.
Feira da Abradilan reforça parceria setorial
Em torno de 65% do fluxo de venda nas farmácias passa pelas distribuidoras, que ainda assumem o papel de fomentadores financeiros dos varejistas. “Com o maior rigor dos bancos na concessão de crédito, cada vez mais o atacado vem absorvendo o custo do estoque dos PDVs. É uma pressão intensa que impõe muita parceria e eficiência operacional”, avalia Monteiro.
Álvaro Silveira Junior, sócio da Linkmed, endossa essa análise. “O arrocho dos bancos na concessão de crédito, aliado à crise de imagem no varejo por conta do caso Americanas, cria um ambiente mais desafiador. Mesmo assim, projetamos aumentar a receita em até 10% este ano, mas mantendo o foco nas regiões onde mantemos operações”, prevê. A distribuidora atende 1,2 mil lojas no Distrito Federal e em Goiás.
A estratégia de marcar posição em território já conhecido parece ser a tônica do atacado nesse contexto. A Rio Drog´s, presente em 3,6 mil farmácias no estado do Rio de Janeiro, aposta em um incremento médio de 20% de olho no mercado fluminense – onde atuam cerca de 7 mil PDVs farmacêuticos.
“Temos que considerar que o início de 2022 trouxe um boom nas vendas em função da variante ômicron, o que influenciou na comparação com esses dois primeiros meses. Mas a partir de abril, esperamos que o cenário se estabilize”, comenta o diretor Bruno Freire.
Associativismo ganha visibilidade na feira da Abradilan
A procura por novos negócios na feira da Abradilan revela o crescente protagonismo das farmácias associativistas como canais de relacionamento com as distribuidoras regionais, cuja cobertura atinge 95% dos municípios brasileiros.
Para José Lúcio Alves, vice-presidente da Entrefarma (MG) e que ocupa o mesmo cargo na Febrafar, essa parceria sólida entre associativismo e atacado ajuda a abrir portas para novas possibilidades de negócio. “Com margens mais estreitas, o caminho é ampliar o olhar sobre medicamentos de curva A e B. Os produtos Rx propagados, com maior valor agregado, podem representar uma boa saída nesse panorama”, pontua.
Alves aproveita para enaltecer o evento como fonte de acesso à informação. A programação da Abradilan Conexão Farma totaliza 30 horas de conteúdo em três arenas simultâneas e no auditório principal. “O conhecimento permite um monitoramento mais efetivo das transações e da realidade setorial”, conclui.
Confira alguns registros do Abradilan Conexão Farma 2023:
Atacado, consultorias e grande varejo integrados: Rodrigo Ahmed (Venancio), Ivan Coimbra (Abradilan), Cesar Bentim (IQVIA), Renato Porto (Abrafarma), Armando Ahmed (Venancio), Francisco Celso Nogueira (Abrafarma) e Oscar Yazbek Filho (Abafarma)
Caue Nascimento, diretor executivo do Grupo NC, abre o primeiro painel do segundo dia da feira
Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan
Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360, falou sobre tendências de consumo e o impacto no sortimento
Palestra da Montafarma sobre a jornada de compras nas farmácias. Alessandra Lima falou sobre como alavancar resultados por meio de um layout inteligente
Thiago D’Avila, Carlos Vitoriano e Edmilson Varejão, da Proffer, fechando bons negócios na feira
O alto escalão da Hertz Rogério Mercês, Thiers Carvalho, Alessandro Nieto, Amaraí Furtado (AmFarma Consultory), Karla Vilar, Arthur Hertz e Juliana Guiel
Varejo e indústria se confraternizando Leonardo Belfort (Rede Soma), Mercio Nogueira Castro (Biolab), Paulo Ribeiro (Rede Soma), Luiz Teixeira (Biolab), Marcelo Frade e Roberto Frade (Rede Soma)
Juarez Rodrigues e Edu Rocha da Unifabra, Marcos Consoli (Gemada), Marcelo Guidugli, Thaiane Abreu e Valdemir Skirgaila da Procfit e Alexandre Maeoka da Farmácias Nissei
Equipe da A2F em peso no evento da Abradilan
Luiz Bernardo, Marina Caldeira e Ademar Faveri, da A2F, apresentam seus lançamentos no evento
Kal Rodrigues (Diretor Comercial) e Thiago Chiari (Gerente Nacional de Vendas) foco em novas ações de venda para a Geolab
Kelson Matos (Gerente Regional CO/Norte), Fernando Ferdinandi (CEO) e Erik Moreira (Gerente Regional Sudeste) – Maxinutri
Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira e treinador de alta performance, ressalta a importância do exemplo, da disciplina e do treinamento como caminhos para o sucesso empresarial
Jony Sousa, presidente da Abradilan, conduz a abertura oficial do evento foco no fechamento de novos negócios nesta edição
Edimilson de Souza e Mayla Capana dupla da MontaFarma expõe novas soluções de mobiliário para os PDVs
Shelida Barsella, diretora de trade marketing da Hypera Pharma. Indústria farmacêutica traz insights sobre potencial da venda de bem-estar nas farmácias
Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos
Walace Siffert (Drogaria Venancio), Cassyano Correr (Clinicarx), Serafim Branco Neto (Abrafarma), Francisco Rodrigues (Abrafarma) e Rodrigo Moura (Clinicarx) conferindo as principais novidades da feira
Time da CopaPharma. A indústria farmacêutica paranaense estreia operações e reuniu parceiros e fornecedores para um jantar pré-Abradilan
Guilherme Maradei, CEO da Natulab: feira como vitrine para divulgar ampliação de portfólio de suplementos e fitoterápicos
Vinicius Andrade, presidente da Orgafarma (ao centro), ao lado de Nelson Barrrizelli e Régis Ramos, da FIA-USP
Ex-presidentes da Abradilan entregaram troféus às farmacêuticas ganhadoras do primeiro Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano
Grazi Massafera prestigiando o estande da Maxinutri
Marcio José (Hypera Pharma) recebe Prêmio Abradilan Fornecedor do Ano das mãos de Aclair Machado, diretor da Medsul e ex-presidente da Abradilan
Marcus Cordeiro, Sérgio Vianna e Leandro Curado, da Farmacon, participando pela primeira vez com estande e como patrocinadora do evento
Joonho Kim, José Artur Chaves, Vinicius Pereira e Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, apresentam as opções de testes rápidos para farmácias
Palestra de Ricardo Couto Moraes, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, aborda a transformação digital na indústria farmacêutica
A especialista em marketing no varejo, Luciana Motta, fala sobre os 6 Ps do marketing – a promoção além do preço
Marcelo Correa, presidente da Mate Leão, apresenta o potencial da linha de chás nas farmácias
Palestra de Zica Assis ensina a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional
Todeschini, da T-Health Consultoria, e Newton Veloso, da AboutMe, conferem as novidades da feira
Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, em busca de soluções disruptivas para o varejo
A meta da Chicco é crescer ainda mais no varejo farma em 2023. Aqui a equipe: Marcelo Oliveira, Hajla H. Halidar e Maicon F. Veske.
Érico Costa e Bruno Gomes de Souza promovendo as marcas: Fiona, Lillo e Nuk, da Newell.
Equipe do Grupo Geolab: Fabio Plaine, Isis Dornelas e Vagner Nogueira (diretor da Gbio, divisão da farmacêutica focada em saúde ocular)
Hertz apresenta sua marca reposicionada e até o Garfield entrou na onda
Reunimos a equipe comercial da Katiguá com a presença do embaixador da marca, Márcio Garcia
Gotardo, Tatiana, Michele, Levioni, Jean, Fernanda, Suellen, Ana, Danila e Irece. Super equipe do Grupo Boticário apresentando as novidades de seu portfólio
Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores
Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro
Farmácia do Futuro é o espaço criado pela Abradilan Conexão Farma para expor novas tecnologias em favor de um PDV mais moderno e intuitivo
Mais de 30 horas de conteúdo de capacitação, atualização e conhecimento para os profissionais da distribuição, do varejo e da indústria farmacêutica
Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores
Com mais de 5 mil PDVs, Abrafad também conta com uma área para relacionamento
Equipe da Rede Soma marca presença no estande da Abrafad. Associativismo estreitando parcerias na feira
Time completo da Pharlab estreitando relacionamento na feira
Grupo Total em busca de novos parceiros da indústria para farmácias de SP: Milton Reis, Jair Beloube, Samuel Pires e André Tomazeli
Área exclusiva da Abradilan estimula integração e ainda reúne sala de videocast com convidados especiais
Geraldo Monteiro, gestor executivo da Rede Integração Farma, prestigiando a Feira da Abradilan 2023
Três executivos top do Aché Fernando Costa, Elizangela Kioko e Kleber de Faria
Programação de palestras encerrou com chave de ouro, com apresentação de João Branco, do Mc Donalds, sobre a importância de colocar o cliente no centro
Silvia Osso (Retail Farma) e Fernando Ferreira (SaveCash) reencontro de amigos
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo
Fábio Omatsu, Eduardo Teixeira e Jaime Costa Filho, equipe comercial da Dental Clean
Dariano Mendonça e Paulo Costa, da Apisnutri
Linha do tempo expõe a trajetória da Abradilan desde 1998
Tatiana Ribeiro e Nilson Ribeiro, da Abrafad, em reunião de amigos do associativismo, com Gilvanio Rodrigues, da Rede Universal Farma, e Elifas, da Rede Multti