Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Setor acelera novos negócios na feira da Abradilan

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Setor acelera novos negócios na feira da Abradilan
Foto: Ana Claudia Nagao

Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª edição da feira da Abradilan, uma prioridade era visível. Distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica buscavam acelerar o fechamento de novos contratos, para atenuar os efeitos de um cenário econômico desafiador.

A feira reúne 140 expositores e se estende até quinta-feira (dia 16). E você pode conferir nesse link os principais flashes do evento.

A relevância da Abradilan Conexão Farma como canal de negócios se justifica pelos números da IQVIA. Depois do crescimento de 14,7% nas vendas do mercado farmacêutico em 2022, a performance do setor desacelerou em janeiro e fevereiro e a alta não superou um dígito. A perspectiva é de uma evolução máxima de 10% em 2023, diante do peso da inflação e dos juros sobre o custo da cadeia.

“A feira ocupa um espaço estratégico no calendário. Por estarmos no mês que antecede o reajuste de medicamentos, esse é o momento certo para firmar grandes acordos comerciais”, destaca Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma, central de negócios com presença em 17 estados e no Distrito Federal.

E a missão do atacado farmacêutico ganha relevância nesse contexto, a julgar por indicadores trazidos pelo presidente da Abradilan, Jony Sousa. “As 157 distribuidoras que integram a entidade viabilizam quase 50 mil entregas diárias para o pequeno e médio varejo, o que representa cerca de 5 milhões de unidades comercializadas diariamente”, revela.

Feira da Abradilan reforça parceria setorial

Em torno de 65% do fluxo de venda nas farmácias passa pelas distribuidoras, que ainda assumem o papel de fomentadores financeiros dos varejistas. “Com o maior rigor dos bancos na concessão de crédito, cada vez mais o atacado vem absorvendo o custo do estoque dos PDVs. É uma pressão intensa que impõe muita parceria e eficiência operacional”, avalia Monteiro.

Álvaro Silveira Junior, sócio da Linkmed, endossa essa análise. “O arrocho dos bancos na concessão de crédito, aliado à crise de imagem no varejo por conta do caso Americanas, cria um ambiente mais desafiador. Mesmo assim, projetamos aumentar a receita em até 10% este ano, mas mantendo o foco nas regiões onde mantemos operações”, prevê. A distribuidora atende 1,2 mil lojas no Distrito Federal e em Goiás.

A estratégia de marcar posição em território já conhecido parece ser a tônica do atacado nesse contexto. A Rio Drog´s, presente em 3,6 mil farmácias no estado do Rio de Janeiro, aposta em um incremento médio de 20% de olho no mercado fluminense – onde atuam cerca de 7 mil PDVs farmacêuticos.

“Temos que considerar que o início de 2022 trouxe um boom nas vendas em função da variante ômicron, o que influenciou na comparação com esses dois primeiros meses. Mas a partir de abril, esperamos que o cenário se estabilize”, comenta o diretor Bruno Freire.

Associativismo ganha visibilidade na feira da Abradilan

A procura por novos negócios na feira da Abradilan revela o crescente protagonismo das farmácias associativistas como canais de relacionamento com as distribuidoras regionais, cuja cobertura atinge 95% dos municípios brasileiros.

Para José Lúcio Alves, vice-presidente da Entrefarma (MG) e que ocupa o mesmo cargo na Febrafar, essa parceria sólida entre associativismo e atacado ajuda a abrir portas para novas possibilidades de negócio. “Com margens mais estreitas, o caminho é ampliar o olhar sobre medicamentos de curva A e B. Os produtos Rx propagados, com maior valor agregado, podem representar uma boa saída nesse panorama”, pontua.

Alves aproveita para enaltecer o evento como fonte de acesso à informação. A programação da Abradilan Conexão Farma totaliza 30 horas de conteúdo em três arenas simultâneas e no auditório principal. “O conhecimento permite um monitoramento mais efetivo das transações e da realidade setorial”, conclui.

Confira alguns registros do Abradilan Conexão Farma 2023:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress