Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Qual o número de passos diários recomendados pelos médicos?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

passos diários

A caminhada é uma opção econômica para a prática de exercícios. No entanto, será que os 10 mil passos diários recomendados por aplicativos fitness são realmente o mínimo necessário para colhermos os benefícios desse hábito?

Segundo Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic, não existe um número mágico de passos a ser alcançado diariamente pelas pessoas, pois elas são diferentes. O mais importante é que as pessoas estejam em movimento.

“Caminhar talvez seja a mais fácil, acessível e um dos tipos mais eficientes de atividade física humana que podemos fazer”, explica o médico.

Quantos passos diários são recomendáveis dar?

“Para uma pessoa de 25 a 30 anos, provavelmente caminhar 6 mil passos diários é um número muito baixo, entretanto, para uma pessoa de 85 anos, caminhar 5 mil passos é um número muito bom”, ele explica.

O importante é fazer com que a caminhada esteja presente na rotina diária. Use as escadas, leve o cachorro para passear ou deixe o carro um pouco afastado da entrada da loja.

“As pessoas deveriam caminhar todos os dias, até mesmo por alguns minutos a cada vez, pode até ser 15 ou 20 minutos apenas. Procure sair da mesa e faça uma caminhada. Isso faz bem para a cabeça e o coração. Caminhar traz muitos benefícios para a nossa saúde geral, não apenas cardiovasculares, mas também à nossa saúde mental”, explica Lopez-Jimenez.

Dicas para acrescentar passos na rotina diária

  • Leve o cachorro para passear ou encontre um amigo de caminhada
  • Vá ao shopping
  • Convide os entes queridos
  • Caminhe enquanto espera
  • Programe as caminhadas para os dias de trabalho
  • Estacione o carro mais longe
  • Use as escadas
  • Defina metas pessoais

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!