Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Número de salas clínicas cresce 23% em farmácias do Ceará

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A saúde de uma pessoa passa por altos e baixos. Nesse vai e vem, a assistência de profissionais pode manter a energia vital nos eixos, em conformidade com o bem-estar. Ainda que a tecnologia e a modernização dos serviços ocupe uma fatia considerável dos investimentos das grandes redes de farmácia, o atendimento realizado por farmacêuticos ganha fôlego como estratégia de fidelização.

 

Uma das principais iniciativas tem sido a criação de salas clínicas dentro das lojas. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o número de estabelecimentos com care centers no Ceará subiu 23% nos últimos 12 meses, indo de 119 para 146, em 37 municípios. No País, o Estado é o quarto em espaços do gênero, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

 

Maria Carlota Meireles usufrui desse zelo. Diabética e hipertensa, a aposentada é uma das clientes atendidas pela farmacêutica Renata Alves, responsável pelo acompanhamento no Clinic Farma da loja nº 1000 das Farmácias Pague Menos.

“(Renata) é muito especial, atenciosa e competente. Fico até com vergonha, pois tomo muito o tempo dela perguntando as coisas”, conta Carlota, em meio a gargalhadas. Além do acompanhamento farmacêutico, a aposentada faz, no local, exame de perfil lipídico diferenciado, resultado da Internet das Coisas (IoT) aplicada à saúde.

 

Com o dispositivo Hilab, as poucas gotas de sangue retiradas do dedo de Carlota são analisadas com as metodologias de Imunocromatografia e Colorimetria por um biomédico que lauda o exame em Curitiba. Em 15 minutos, o resultado é disponibilizado para impressão e pode ser enviado para o e-mail do paciente.

 

“Quando a gente agrega esses serviços, usando a tecnologia como aliada, a gente tá agregando uma jornada de atendimento mais completa. Eu estou entregando muito mais do que caixinhas de remédio para essas pessoas. Estou entregando análises de resultados de saúde”, avalia Cassyano Correr, coordenador de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.

 

Aplicação de vacinas, testes que acusam gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis também são novidades em um ambiente em que o exame de aferição de pressão era destaque. Orientações sobre uma vida mais saudável, com acompanhamento de diabéticos e hipertensos, bem como aconselhamento para fumantes e ações de orientação medicamentosa compõem o leque de serviços desse novo modelo de assistência farmacêutica.

 

Um cuidado que não cessa quando o cliente vai embora. Por meio do WhatsApp ou de ligações telefônicas, o acompanhamento continua e fortalece a relação entre o profissional da saúde e quem buscou a drugstore. Nesse sentido, a Drogasil foi a primeira a criar atendimento farmacêutico via e-mail ou por telefone para clientes de todo o Brasil.

 

A rede também investe em um atendimento diferenciado para quem se desloca aos pontos de venda. “Nossos funcionários são treinados para dar todo o suporte e atenção para as pessoas que frequentam as nossas lojas”, detalha Antônio Carlos Azevedo, diretor de operações da Drogasil.

 

De acordo com Cassyano, esse é um diferencial que garante a adesão ao tratamento. “A gente tá colocando o paciente no centro e tá desenhando a melhor jornada para ele”.

Fonte: O Povo

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress