Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O cansaço excessivo é um alerta para a saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

cansaço excessivo

O momento de descanso é um dos mais importantes ao longo do dia para uma rotina mais produtiva. O cansaço excessivo pode estar relacionado à doenças como anemia, distúrbios do sono ou até mesmo o diabetes. E, mesmo longas horas de repouso, ainda deixam a pessoa exausta.

Se os sintomas de cansaço são acompanhados de fraqueza muscular, alteração de humor ou tontura vale procurar um especialista para uma avaliação mais profunda, para identificar a causa e auxiliar no tratamento mais adequado.

Afinal, o que causa sono e cansaço excessivo?

Elencamos abaixo alguns episódios que evidenciam que a saúde precisa de mais atenção.

  • Diabetes

Uma pessoa com a diabetes desregulada sente um cansaço constante, pois a glicose não consegue chegar no sangue, resultando em falta de energia. Outro fator importante é o excesso de açúcar no organismo, que causa muita urina e consequentemente o emagrecimento e a perda de músculos. Por isso, é comum um diabético com hipoglicemia reclamar de cansaço.

  • Anemia

A falta de ferro no corpo, consequentemente, provoca a fadiga e um certo desânimo. A ocorrência é comum durante o período menstrual, quando as reservas desse mineral são ainda menores. Apostar em alimentos como feijão, carnes vermelhas e beterraba, por exemplo, é uma boa dica para evitar esse mal-estar. Em algumas situações de anemia, o paciente pode ser orientado a tomar um suplemento à base de ferro.

  • Apneia do Sono

Caracterizada como uma parada respiratória do sono, ela pode ocorrer em vários períodos da noite, prejudicando a qualidade do sono e resultando em cansaço ao longo do dia. Vários fatores são responsáveis pelo surgimento da apneia do sono. Com uma ajuda profissional é possível avaliar as causas e alternativas terapêuticas efetivas.

  • Depressão

O cansaço físico e mental são indícios primários de depressão. A doença deixa a pessoa indisposta para a realização de qualquer tipo de atividade. Investigar esses sintomas junto a um psicólogo ou psiquiatra é a melhor solução, para um acompanhamento personalizado.

  • Fibromialgia

É uma síndrome que se manifesta em todo o corpo, acompanhada de fadiga e alterações no humor, memória e sono, que pode interferir no desempenho ao longo do dia. Para um diagnóstico mais apurado, procure um reumatologista.

  • Doenças cardíacas

A arritmia e a insuficiência cardíaca também se manifestam em forma de cansaço e tonturas frequentes. Nesses casos, o coração não tem força para transportar o sangue para todo o corpo, fazendo com que o indivíduo sempre se sinta fatigado. Consultar um cardiologista e fazer um check-up é uma ótima decisão.

  • Infecções

Normalmente ocasionada por gripes e resfriados, as infecções provocam uma indisposição, porque o organismo se esforça para combater os microrganismos envolvidos. Outras sensibilidades observadas nesses problemas infecciosos são a febre e a dor muscular.

  • Alterações da Tireoide

Os hormônios da tireoide são responsáveis pelo funcionamento do metabolismo, por isso, quando está alterado, a imunidade fica baixa e logo o canso aparece. O especialista para auxiliar nesse tratamento é o endocrinologista.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress