fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmacêutico gestor assume novo papel no varejo

415

Farmacêutico gestor assume novo papel no varejo

As farmácias há alguns anos deixaram de ser meras vendedoras de caixinhas de remédio para se tornarem a porta de entrada para a saúde no país. Como verdadeiros hubs de atenção primária, as lojas passaram a oferecer serviços farmacêuticos desde acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão a aplicação de vacinas e, agora com a pandemia, testes rápidos de Covid-19.

E para gerenciar todo esse processo, a figura do farmacêutico gestor é mais do que fundamental. Trata-se de um profissional que consegue conciliar os conhecimentos técnico, clínico, com perfil de gestão e empreendedorismo. É o caso de Albery Dias, diretor de serviços farmacêuticos das Farmácias Pague Menos. “Ingressei na rede como estagiário em 2004 no SAC Farma e desde então assumi diversos postos na empresa, como gerente farmacêutico, gerente regional e gerente de operações”, afirma.

Farmacêutico gestor assume novo papel no varejo
Albery Dias, diretor de serviços farmacêuticos das Farmácias Pague Menos

 

Nesse meio tempo, Dias fez um curso de gestão de negócios e gestão estratégica de finanças e iniciou um curso de direito. “A gente nunca deve se acomodar. Falo sempre para minha equipe que hoje a principal virtude de qualquer profissional é a curiosidade de querer aprender mais e fazer sempre melhor. A disciplina é a chave para colocar todo o conhecimento em prática”, ressalta.

Em 2020 foi promovido a diretor de serviços farmacêuticos, uma posição que não existia, uma semana antes da pandemia de Convid-19 chegar ao Brasil. “Foi um período em que tivemos que montar uma operação de guerra para estruturar os serviços, treinar mais de 3 mil farmacêuticos para a realização de testes de Covid pela punção capilar e posteriormente pela extração pelo método de swab nasal, na qual fomos a primeira rede a realizar esse tipo de teste no país.

Nessa nova função Dias ficou responsável pelos consultórios farmacêuticos, medicamentos especiais, pelos seis laboratórios de manipulação e gerência de assistência farmacêutica.  “O grande segredo para quem passa de operação para o back office é nunca perder a sensibilidade em relação ao cliente, sempre colocá-lo no centro das decisões”, finaliza.

Capacitação é fundamental

Para Roberto Canquerini, gerente de serviços de saúde das Farmácias São João e professor do programa de pós-graduação da PUC, o farmacêutico que quer se destacar na profissão deve buscar atualização constante. “Sempre falo para meus colegas e alunos do conceito de life long learning, ou seja, nunca pare de estudar e busque sempre se reinventar todos os dias. Só assim conseguimos entender as transformações que ocorrem ao longo do tempo e, com isso, ofertar soluções para o mercado e fazer diferença na qualidade e de vida dos nossos clientes/ pacientes”, afirma.

Farmacêutico gestor assume novo papel no varejo
Roberto Canquerini, gerente de serviços de saúde das Farmácias São João

 

Formado há 20 anos, Canquerini trabalha na São João desde 2019 e gerencia a área de serviços de saúde dos 650 consultórios farmacêuticos e 110 salas de vacinação da rede, que conta com 920 pontos de venda. Desse total, 150 filiais têm pelo menos dois consultórios na loja. A rede possui 2.600 farmacêuticos. “Temos em nossa equipe um médico de saúde da família e estamos sempre pesquisando novos serviços para serem implementados. A previsão é abrir mais 100 salas em 2022”, acrescenta.

O grande desafio para ele neste momento são os testes de covid-19. “Já realizamos mais de 2 milhões de testes na rede desde o início da pandemia. “No início deste ano, na semana de 9 a 15 de janeiro, realizamos 35 mil testes por dia, com uma média de 40% de casos positivos no Rio Grande do Sul e 45% nos estados do Paraná e Santa Catarina. Nossa equipe de farmacêuticos não para. A pandemia trouxe visibilidade para o farmacêutico, que se tornou  um ator fundamental no processo de cuidado dentro da farmácia”, finaliza.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/ranking-do-varejo-farmaceutico/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação