Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O poderoso chá de Hortelã: Veja quais são os benefícios para o corpo, como usar e como preparar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A hortelã comum, cientificamente conhecida como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos como má digestão, acidez, náuseas ou vómitos, além de ter um efeito calmante e sedativo que reduz os níveis de ansiedade, melhora humor e qualidade do sono.

Além disso, a hortelã ajuda a reduzir os gases intestinais, sendo um ótimo remédio caseiro para flatulência, pois essa planta possui propriedade antiespasmódica, reduzindo os movimentos intestinais e prevenindo a formação de gases.

A hortelã pode ser usada para preparar chás, smoothies ou sucos junto com outras frutas, e também pode ser usada para dar sabor a sopas ou sobremesas. A hortelã também pode ser encontrada na forma de óleo, cápsulas ou em produtos cosméticos.

O poderoso chá de hortelã tem vários benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Aliviar os sintomas digestivos

A hortelã contém compostos como carvona, com ação antiespasmódica, e efeitos calmantes que ajudam a aliviar cólicas do trato digestivo, má digestão e gases podem melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor e inchaço. Esta planta medicinal também ajuda a diminuir náuseas e vômitos, bem como a acidez estomacal, devido à ativação da produção de bile.

2. Diminua a dor

A hortelã-pimenta, principalmente na forma de óleo, possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que instilam receptores de dor, sendo amplamente utilizada no tratamento de dores de cabeça, dores musculares ou articulares, auxiliando no tratamento de pacientes com osteoartrite.

3. Equilibrando os hormônios nas mulheres

Alguns estudos indicam que o consumo de hortelã na forma de chá pode ajudar mulheres que apresentam alterações hormonais, como no caso do ovário policístico, pois atua equilibrando os níveis hormonais femininos e diminuindo os níveis de andrógenos.

4. Ação antibacteriana

A hortelã possui propriedades antibacterianas que atuam contra bactérias gram-positivas que podem causar diversas doenças, como infecções intestinais e do trato respiratório, por exemplo.

5. Melhorar a memória e o humor

A hortelã contém boas quantidades de compostos fenólicos que podem ser benéficos para a saúde cognitiva e psicológica, ajudando a melhorar a capacidade mental e melhorar o humor.

6. Promova o relaxamento

A hortelã possui mentol, que é uma substância com propriedades relaxantes e sedativas que ajudam a aliviar o estresse mental, a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, pois interage com os receptores GABA no cérebro, um neurotransmissor que intervém na diminuição da atividade do sistema. nervoso.

como usar hortelã

Os benefícios da hortelã podem ser apreciados na forma de:

Folhas secas ou extratos, para temperar alimentos e fazer chás. Óleo essencial, para uso em aromaterapia ou massagens relaxantes e revigorantes para aliviar dores de cabeça e dores musculares;

Cápsulas, para consumo diário de forma mais concentrada;

Cosméticos, para contribuir com seus efeitos revigorantes e antissépticos na pele;

A dosagem utilizada em cada situação depende da forma e do produto, sendo especificada no rótulo da embalagem ou na caixa de instruções do fabricante e, em caso de dúvida quanto ao uso, consulte primeiro o seu médico.

A hortelã pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou feiras livres e, além disso, é possível comprar uma muda em uma loja especializada em jardinagem, para que possa ser cultivada em vasos em casa.

Como fazer chá de menta

Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de sopa de folhas de hortelã secas em 250 ml de água fervente e tampar por 5 minutos, coar e beber o chá 2-4 vezes ao longo do dia. Alternativamente, folhas frescas retiradas da planta também podem ser usadas.

quem não deve usar

A hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo grave ou hérnia hiatal, bem como crianças menores de 5 anos, pois o mentol que constitui a hortelã pode causar falta de ar e asfixia.

Pessoas com problemas renais ou danos no fígado devem consumir hortelã com moderação, evitando o consumo em grandes quantidades, e só usar sob supervisão médica.

Em gestantes, a hortelã também não é recomendada, principalmente quando consumida por via oral em grandes quantidades, o que pode causar danos ao útero. No caso de mulheres que amamentam, não há informações suficientes sobre a segurança da hortelã e, portanto, o consumo só deve ser feito sob supervisão médica.

Fonte: Aracaju Agora Notícias

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cha-de-hibisco-proporciona-varios-beneficios-e-pode-ser-utilizado-em-receitas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress