Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é a onfalocele?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

onfalocele

A onfalocele, ou exonfalia, é uma anormalidade congênita (presente no nascimento) na qual os órgãos do abdômen se projetam através de uma abertura nos músculos na área do cordão umbilical. Esses órgãos são cobertos por uma membrana transparente chamada peritônio.

Qual o tamanho de uma onfalocele?

A onfalocele pode ser pequena, com apenas uma porção do intestino saindo da cavidade abdominal, ou grande, com a maioria dos órgãos abdominais (incluindo intestino, fígado e baço) fora. Os profissionais de saúde referem-se a esses casos como onfaloceles gigantes. Mais de dois terços dos bebês com onfalocele apresentam anormalidades em outros órgãos ou partes do corpo, mais comumente na coluna, sistema digestivo, coração, sistema urinário e membros.

Que outras complicações os bebês com onfalocele podem ter?

Bebês nascidos com onfalocele frequentemente apresentam outras complicações, que incluem:

  • Desenvolvimento pulmonar deficiente
  • Intestinos que são lentos para lidar com alimentos
  • Malformações cardíacas (20%)
  • Síndrome de Beckwith-Wiedeman (uma condição caracterizada por uma língua grande, alta insulina e baixo nível de açúcar no sangue)
  • Anomalias cromossômicas

Infecções também podem se desenvolver, especialmente se o revestimento que cobre o órgão se romper. Se um órgão for comprimido ou torcido enquanto estiver fora do corpo, seu fluxo sanguíneo pode ser bloqueado. A falta de fluxo sanguíneo pode causar danos aos órgãos.

O que causa uma onfalocele?

Não se sabe o que causa uma onfalocele, ou se a mãe pode fazer alguma coisa durante a gravidez para evitá-la. Entre a 6ª e a 10ª semanas de gravidez, os intestinos se projetam para dentro do cordão umbilical à medida que crescem. Na 11ª semana de desenvolvimento, os intestinos devem retornar ao abdômen. Quando isso não acontece, ocorre uma onfalocele.

O que acontece depois que meu bebê nasce com onfalocele?

No caso de uma pequena onfalocele, uma operação será feita logo após o nascimento para devolver os órgãos ao abdômen e fechar a abertura na parede abdominal para evitar infecção ou qualquer dano tecidual.

Para uma grande onfalocele que envolve vários órgãos, a cirurgia geralmente é feita em etapas, movendo os órgãos de volta ao corpo do bebê por um período de vários dias ou semanas. Entre as cirurgias, a equipe assistencial coloca um lençol protetor estéril sobre os órgãos para ajudar a prevenir infecções.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress