Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é candidíase? Tire suas dúvidas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Com incidência em três a cada quatro mulheres, segundo a Lancet, a candidíase é uma infecção causada pelo fundo Candida albicanis. Presente

Com incidência em três a cada quatro mulheres, segundo a Lancet, a candidíase é uma infecção causada pelo fundo Candida albicanis. Presente naturalmente no organismo, o fungo pode se multiplicar em momentos de estresse ou baixa imunidade, causando a doença.

Veja também: Candidíase mamária: sintomas, tratamentos e prevenção …

A candidíase é mais comum quando se está tomando antibióticos, com a imunidade abalada por alguma doença, em pacientes com diabetes ou que consomem muito açúcar, no período menstrual e em gestantes.

Siga nosso Instagram

Quais os sintomas da candidíase?

Apesar de variarem tanto na presença como na intensidade, usualmente os sintomas da candidíase são leves e incluem coceira vaginal, um pouco de inchaço nos grandes lábios, corrimento espesso e de coloração branca, além de ardência.

Outros sintomas, menos comuns, são ardência ao urinar, dor na relação sexual e rachaduras na pele próxima à vulva.

Atenção, homens!

A também atinge em torno de 20% do público masculino. E o maior fator de risco é o sistema imunológico enfraquecido.

Mas há outras duas possíveis causas: a má higiene local ou relações sexuais sem preservativo com parceira que apresenta quadro de candidíase.

Os sintomas da candidíase masculina também são similares aos que acometem as mulheres. Podem ser notados vermelhidão e inchaço na glande, dor no ato sexual e ao urinar, além de coceira.

Em casos mais graves, pústulas podem surgir na glande. Dentro dessas “bolinhas” haverá um liquido branco/acinzentado que é o equivalente ao corrimento que as mulheres apresentam.

Como tratar?

O tratamento é feito à base pomadas antifúngicas, como Fluconazol e Candicort. São de duas a três aplicações diárias, em um período que pode variar de três a 14 dias.

Algumas recomendações para facilitar o tratamento são o uso de roupas íntimas de algodão, não fazer sexo sem camisinha enquanto estiver com a infecção, lavar o órgão sexual apenas com água e sabão neutro (no máximo um sabão íntimo) e evitar absorventes internos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress