Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é e como tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

dermatite seborreica

A dermatite seborreica, conhecida também como seborreia e caspa, é uma inflamação que causa principalmente descamação e vermelhidão na região afetada. O problema pode acontecer em várias partes do corpo, como sobrancelhas, cantos do nariz, atrás das orelhas e no couro cabeludo, regiões onde há uma maior produção de óleos pelas glândulas sebáceas ou a presença do fungo Pityrosporum ovale.

Em todos os casos, a dermatite seborreica tem períodos de melhora e de piora dos sintomas. Especialmente com relação ao problema no couro cabeludo, ela se manifesta como lesões vermelhas que coçam e descamam, desencadeando o que chamamos caspa.

Não se sabe ao certo as causas da inflamação, mas alguns fatores podem desenvolvê-la, como estresse, alergias, mudanças bruscas de temperatura e alterações hormonais. O problema também pode ter origem genética.

Tratamento da dermatite seborreica

Com relação ao tratamento da dermatite seborreica no couro cabeludo, não existe apenas um método que seja capaz de curar o problema. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para saber que xampu deve utilizar e se é preciso tomar algum medicamento tópico ou oral, por exemplo.

Apesar de não haver uma cura definitiva, é possível controlar novas crises. Portanto, no dia a dia, prefira tomar banhos mornos e lavar os cabelos com água fria, retire todo xampu e condicionador dos fios e não coloque produtos como creme e pomadas diretamente no couro cabeludo.

“A limpeza correta vai retirar todos os resquícios de sujeira, poluição e produtos cosméticos. Retirá-los impedirá o acúmulo excessivo que pode servir de matéria orgânica para a proliferação de fungos”, disse.

Além disso, evite usar bonés, toucas e gorros, não prenda os cabelos úmidos ou molhados e controle o estresse. É importante, ainda, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress