Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é o tampão mucoso?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tampão mucoso

O tampão mucoso, ou melhor sua saída, é um sinal de que a gestão já está próxima de seu fim e de que o nascimento está cada vez mais perto. Mas você sabe o que é isso, no fim das contas?

Neste conteúdo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, desde o que é, passando por sua função e também o que fazer uma vez que ele sai. Partiu entender mais sobre o tema?

Tampão mucoso protege o colo do útero

Durante a gestação, o organismo gera essa camada de proteção para o colo do útero. Isso porque esse canal precisa ficar fechado para suportar o peso do bebê que está sendo gerado e também para protege-lo de microrganismos nocivos.

Ele se forma logo no fim do canal vaginal e tem como função principal proteger o órgão e o feto. Um colo do útero mal fechado aumenta as chances de aborto e parto prematuro.

No momento de sua liberação, costuma vir acompanhado de um pouco de sangue e também de uma secreção muito espessa.

Normalmente, essa proteção é expelida pelo organismo quando há a dilatação do colo útero em um processo preparatório para o parto. Exatamente por ser uma das etapas para o momento de dar à luz, a saída do tampão pode vir acompanhada de cólicas e contrações.

Características

Os corrimentos podem ser comuns durante a gravidez. Por isso, algumas futuras mamães se preocupam em confundir o tampão mucoso com alguns desses outros corrimentos, mas não precisa esquentar a cabeça.

Isso porque a saída do tampão é bem característica. A secreção não tem cheiro, mede aproximadamente cinco centímetros e é bem espessa. Além de, na maior parte dos casos, vir acompanhada por um pouco de sangue, tem uma consistência gelatinosa.

No geral, o tampão é branco ou transparente, mas pode apresentar também outras cores, o que não deve te preocupar. São elas:

  • Amarelo
  • Esverdeado
  • Marrom
  • Rosa

Sai entre a 37ª e 42ª semana, porém depende

Normalmente, o tampão é liberado pelo organismo feminino entre a 37ª e a 42ª semana da gestação. Mamães que não são de primeira viagem podem notar a liberação do tampão mucoso mais cedo, o que não tem problema nenhum.

Aliás, existem casos até em que essa proteção saí ainda no começo da gestação, o que também não deve ser motivo de preocupação. Nesses casos, o próprio organismo pode gerar um novo tampão para manter o útero protegido.

Usualmente, essa saída se dá em um momento de baixa hormonal. Essa queda se deve a um hormônio produzido pelo pulmão do bebê e que avisa, digamos assim, que seu organismo está pronto e que o da mamãe também pode se aprontar para o parto.

Existem também gestantes que sequer notam a liberação do tampão, porque ele vai saindo aos poucos, sem dar muitos sinais. Além desses casos, pode acontecer também de a proteção sair apenas no momento do parto.

Como você pôde entender então, esse corrimento em qualquer fase da gestação não deve gerar preocupação, mas isso não significa que ele não deve ser relatado ao obstetra que acompanha seu pré-natal.

Resumo da ópera: não existe uma regra clara. Cada organismo é um organismo e, estando com os exames pré-natais em dia, não tem com o que se preocupar.

Obstetra sempre por dentro

Como adiantado no tópico anterior, a liberação do tampão mucoso ou qualquer outra novidade que aconteça durante sua gestação deve ser relatada ao médico que acompanha esse seu momento.

Um dos motivos é que, nem sempre a saída dessa proteção indica um parto iminente, podendo ocorrer com até três semanas de antecedência. Por isso, o profissional da saúde poderá te indicar com assertividade outros sinais, como as contrações.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress