Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é tuberculose e como tratar a doença de forma eficaz

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tuberculose

A tuberculose é uma doença grave e contagiosa que pode afetar o pulmão, mas também outros órgãos e tecidos. Estima-se que, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvam a doença e outras 1,5 milhões morram por complicações relacionadas a ela.  

Seu diagnóstico e tratamento são importantes para prevenir a sua disseminação e acelerar a recuperação do paciente.  

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o que é, quais são os sintomas que a caracterizam, como ela é diagnosticada e quais são as melhores opções de tratamento para curá-la.

O que é tuberculose  

A tuberculose é uma infecção bacteriana, que geralmente afetaos pulmões, mas pode se alastrar por outros segmentos do corpo, como os rins, o coração, a pele, os ossos, a meninge (miolo do cérebro) ou o sistema digestivo.  

Ela é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, um germe que se transmite de pessoa para pessoa, principalmente por meio de pequenas gotículas emitidas pelo paciente infectado, por meio da tosse, da fala ou do espirro. 

Sintomas  

Os principais sintomas da tuberculose são a tosse persistente por mais de três semanas, a febre variando de leve a alta e a perda de peso involuntária.  

Além disso, pode haver a presença de suor abundante, principalmente à noite, dor no peito, dores no corpo, falta de apetite e cansaço repentino. 

Diagnóstico  

O diagnóstico da tuberculose é feito através da análise de uma amostra de secreção respiratória, geralmente coletada por meio de escarro, para verificar a presença do Mycobacterium tuberculosis.  

Se houver suspeita de envolvimento de outros órgãos ou tecidos, podem ser realizados exames de raio-x, tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas.

Tratamento 

O tratamento da tuberculose é feito com a administração de medicamentos específicos, utilizados em conjunto, para eliminar o organismo causador da infecção.

Esta medicação deve ser ingerida regularmente ao longo de um período de seis meses para que seu efeito seja otimizado.

O médico também poderá prescrever a administração de antibióticos específicos ao paciente, visando controlar o quadro infeccioso. 

Suplementos alimentares  

Alguns suplementos alimentares também podem ajudar a melhorar o quadro clínico do paciente com tuberculose, auxiliando na sua recuperação.

Entre eles, destacam-se os antioxidantes, que ajudam a minimizar os efeitos dos radicais livres no organismo, e os que possuem propriedades antimicrobianas, como alho, cebola, gengibre, aloe-vera, óleo de rícino e cártamo, que atuam na prevenção da disseminação da bactéria causadora da infecção.

Mudanças no estilo de vida  

Além dos medicamentos e dos suplementos, o paciente também deve buscar realizar mudanças em seu estilo de vida para melhorar o quadro da doença.

O repouso é fundamental para uma recuperação adequada, em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada, que ofereça os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Conclusão 

A tuberculose é uma doença grave e extremamente contagiosa, podendo afetar vários órgãos do corpo humano. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para evitar a propagação da bactéria causadora da infecção.

O tratamento ideal é montado pelo médico, a partir da união entre medicamentos específicos, suplementos alimentares e mudanças no estilo de vida, como repouso adequado e alimentação saudável.

Portanto, se você acha que pode estar com a doença, procure o seu médico imediatamente para que o diagnóstico seja realizado e o tratamento adequado seja administrado.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress