Uma frequência cardíaca normal em repouso para adultos varia de 60 a 100 batimentos por minuto. Geralmente, um ritmo mais baixo em repouso implica em função cardíaca mais eficiente e melhor condicionamento cardiovascular.
Por exemplo, um atleta bem treinado pode ter uma frequência cardíaca normal em repouso próxima a 40 batimentos por minuto.
Como medir a frequência cardíaca
Para medir sua frequência cardíaca, basta verificar seu pulso. Coloque os dedos indicador e médio no pescoço ao lado da traqueia. Para verificar o pulso no pulso, coloque dois dedos entre o osso e o tendão sobre a artéria radial – localizada no lado do polegar do pulso.
Quando sentir seu pulso, conte o número de batidas em 15 segundos. Multiplique esse número por quatro para calcular suas batidas por minuto.
Lembre-se de que muitos fatores podem influenciar a frequência cardíaca, incluindo:
- Idade
- Níveis de condicionamento físico e atividade
- Ser um fumante
- Ter doença cardiovascular, colesterol alto ou diabetes
- Temperatura do ar
- Posição do corpo (em pé ou deitado, por exemplo)
- Emoções
- Tamanho do corpo
- Medicamentos
Embora haja uma ampla gama de valores normais, uma frequência cardíaca anormalmente alta ou baixa pode indicar um problema subjacente. Consulte seu médico se sua frequência cardíaca em repouso estiver consistentemente acima de 100 batimentos por minuto (taquicardia) ou se você não for um atleta treinado e sua frequência cardíaca em repouso estiver abaixo de 60 batimentos por minuto (bradicardia) – especialmente se você tiver outros sinais ou sintomas, como desmaios, tonturas ou falta de ar.