Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que pode causar corrimento branco?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Corrimento branco

O corrimento branco pode ser algo rotineiro na vida das mulheres. Algumas, inclusive, costumam notar essa secreção todos os meses, mesmo sem algo estar errado com sua saúde.

Mas, caso esse corrimento venha acompanhado de outros sintomas, como a coceira, por exemplo, você deve procurar um médico ginecologista e ficar atenta.

Em sua versão mais natural, essa secreção pode apresentar diferentes aspectos de acordo com a fase do ciclo menstrual. Um dos “tipos” mais frequentes é o corrimento da ovulação, que costuma ter um aspecto de clara de ovo, por exemplo.

Dentre os motivos mais comuns de corrimento branco estão:

Agora, vamos entender um pouco mais de cada um desses motivos.

Causas para o corrimento branco

 

Candidíase vaginal gera corrimento branco

Fungos do tipo Candida, principalmente o Candida albicans, causam essa infecção, considerada comum. Dentre os sintomas da doença estão:

  • Coceira
  • Corrimento com aspecto de “coalhada”
  • Queimação
  • Vermelhidão

Esses fungos estão naturalmente em nosso organismo, mas costumam se proliferar quando nosso corpo “baixa a guarda”, como baixas de imunidade e estresse elevado.

O tratamento para os casos leves ou moderados é simples, mesmo que o desconforto causado pela infecção seja grande. Comprimidos, orais ou vaginais, ou então pomadas antifúngicas, podem ser indicados pelo médico.

O remédio deve ser utilizado por um período de três a setes dias.

Ciclo menstrual

Como demos o spoiler no começo do texto, o ciclo menstrual também pode ser uma causa de corrimento de cor branca. O principal objetivo dessa secreção é lubrificar o canal vaginal e proteger o organismo.

Ele é composto de células de defesa de nosso corpo chamadas leucócitos. Esse corrimento não tem cheiro e não costuma vir acompanhado por nenhum sintoma diferente.

Por ser algo natural de nosso organismo, não é necessário trata-lo.

Gravidez

Corrimentos podem ser notados durante essa fase devido às constantes alterações hormonais comuns no período gestacional. Assim como no caso das secreções expelidas durante o ciclo menstrual, essas também são naturais e não demandam nenhum tipo de tratamento.

Vaginose bacteriana

A bactéria Gardnerella vaginalis, assim como outros microrganismos, causam a vaginose bacteriana. Essa doença se caracteriza pelo crescimento maciço da presença dessas bactéras, ou seja, é uma vulvaginite polimicrobiana.

Dentre os sintomas dessa doença estão:

  • Ardência
  • Coceira
  • Corrimento (amarelo, branco ou cinza)
  • Cheiro ruim

Uma vez que apresentar o corrimento branco ou algum desses outros sintomas, o interessante é buscar o diagnóstico junto a um ginecologista, que solicitará alguns exames.

Dentre os possíveis tratamentos, que são individualizados, estão o uso de antibióticos, como o metronidazol, ou pomadas para o uso tópico. Durante esse período, é necessário ter especial atenção a higiene e, se for ter relações sexuais, usar a camisinha.

Vaginose citolítica

Assim como os fungos causadores da candidíase são naturais, as bactérias que causam a vaginose citolítica também estão presentes em nosso organismo. Quando os Lactobacillus apresentam um crescimento descontrolado, surge a doença.

Geralmente, esse aumento se deve ao uso de absorvente interno ou lubrificantes. Além disso, possíveis desequilíbrios no pH vaginal também propiciam esse avanço.

Com consistência mais pegajosa e homogênea, o corrimento branco tradicional nessa doença costuma piorar durante a menstruação.

O tratamento, que deve ser indicado por um ginecologista, costuma compreender duchas medicinais e supositórios vaginais para recuperar a microbiota do órgão.

Outros sintomas, como a coceira, dor ao urinar ou durante a relação sexual e vermelhidão, indicam que outra infecção pode estar presente também.

Outras possíveis causas

Outros sintomas que podem acompanhar o corrimento branco são a cólica ou a dor na barriga, principalmente na região do baixo ventre. Apesar da possibilidade de isso ocorrer, esse não é um quadro considerado comum entre os especialistas.

Em geral, o mais corriqueiro é que seja apenas coincidência e que, no fim das contas, o motivo por trás dos sintomas não seja o mesmo, ainda que estejam ligados alguma maneira.

Um exemplo seria: a endometriose causa a dor e abaixa a imunidade, o que abre as portas para um aumento dos fungos Candida, o que causa a candidíase.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress